PODCAST

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

COM MAIS AGRESSÕES OU MAIS ACIDENTES VIOLÊNCIA VAI AUMENTAR CADA VEZ MAIS POR CAUSA DOS DESEQUILÍBRIOS DO MEIO AMBIENTE E DO CLIMA

Pesquisas revelam que as atuais mudanças climáticas provocarão um aumento da taxa de agressões e mortes violentas, especialmente entre os mais jovens segundo o pesquisador Majin Ezzati que estabelece uma relação direta entre violência e desequilíbrios ambientais



Um aumento dos refugiados ambientais e...

...de violência contra os mais jovens...



Recebemos estas informações da jornalista Lidia Montes que fez reportagem no site Business Insider, através de amiga no exterior, que nos encaminhou o estudo publicado na revista científica Nature Medicine, alertando que mortes violentas aumentarão em todos os países à medida que a temperatura subir cada vez mais. As mudanças climáticas, os problemas do clima, o aumento da temperatura afetarão o comportamento humano e causarão cada vez mais mortes por acidentes de trânsito,  suicídios, afogamentos, violência em geral. E o mais dramático nestas previsões da ciência é que esta tendência de agressões  e mortes afetará especialmente pessoas mais jovens, com idades entre 15 e 34 anos, e especialmente homens. Já se sabia que o aumento da temperatura impactará todos os ecossistemas, no fluxo das correntes marítimas, no ar, na migração das aves, insetos, propagando doenças e afetando também a população. Esta nova pesquisa revela mais um pouco das sequelas das mudanças climáticas, constatando por projeção que o aumento das temperaturas também diretamente o comportamento humano, algo que provocará mais mortalidade por acidentes de trânsito, agressões, suicídios, afogamentos, variadas formas de violência. Os mais jovens são os mais ameaçados por esta tendência.  A seguir um resumo das informações. 

     
...estão entre as sequelas sociais e ...

 ...e humanas dos desequilíbrios do meio ambiente



O pesquisador Majin Ezzati argumenta que mortes violentas aumentarão em todos os países à medida que a temperatura subir . A proporção deste fenômeno dependerá de fatores temporários de cada país, como segurança nas estradas ou controle de armas. Os homens serão mais propensos a ficar  expostos a acidentes do que as mulheres, segundo o estudo, sendo o grupo mais afetado pessoas entre 15 e 34 anos: "Nossos resultados mostram que as mudanças climáticas podem afetar mais as pessoas mais jovens", diz Majin Ezzati, professor do Imperial College de Londres: "Devemos responder a essa ameaça desde já com a implantação de serviços de emergência, suporte social e alertas de saúde". Os alertas da pesquisa coincidem com as projeções de outros estudos de que mais de 200 milhões de pessoas em todo o planeta podem se tornar refugiados do clima nos próximos 2 anos. Esta situação é mais um motivo para o movimento de cientistas e de ecologistas que sugere a urgência de se implantar em várias regiões da Terra, que já podem ser mapeadas, uma emergência climática. 



Há relação entre os problemas ambientais...

...com um aumento do sofrimento da população



Um outro estudo já divulgado na revista Science constatava que a temperatura mais elevada é acompanhada do aumento da violência. Essa relação pode ter consequências desastrosas se o aquecimento global continuar como está, advertem os pesquisadores das universidades de Berkeley e de Princeton, que reforçam este estudo agora. "Acreditamos que os efeitos (que já temos observado) são suficientemente importantes para que os levemos a sério e nos perguntemos se o que fizermos hoje terá influência sobre o grau de violência no mundo dos nossos filhos", afirma o principal autor desta pesquisa neste mesmo tema, Solomon Hsiang. E para concluir pela relação entre as temperaturas mais elevadas e o aumento da violência, ele e outros cientistas fizeram um megaestudo, partindo de 60 pequisas que realizavam esse tipo de questionamento em diferentes disciplinas, como Arqueologia, Ciência Política e Economia, Bioeconomia, Climatologia, Neurociência.


Também há relação entre maior temperatura com...

...aumento de violência também urbana



(Mais tarde mais informações sobre esta projeção de aumento da violência relacionado ao meio ambiente desequilibrado na seção de comentários deste blog da gente, no vídeo hoje do Band Jornalismo uma reportagem dentro desta mesma pauta, confira depois também, OK?)



Manifestações que pedem emergência climática...

...já expressam esta relação... 


A tendência de uma realidade violenta se deve em grande parte ao aumento  da temperatura, sendo a conjunção de dois fatores: já se constatou por estatísticas que quando as temperaturas são mais altas, as taxas de violência e suicídios aumentam. Até também, por exemplo, nos dias mais quentes, as pessoas saem mais e bebem mais álcool, algo que faz aumentar o potencial destes problemas. Na verdade, ainda não se sabe porque as mortes por ataques ou agressões e os suicídios crescem com o aumento da temperatura ou com as pessoas fora da rotina ou da zona de conforto, viagens e situações de desafio aumentam o risco de conflito, são variadas as situações, de toda forma, o indício principal está ligado ao clima, poluição, altas temperaturas estão associadas a um nível também mais alto de sofrimento psicológico. A projeção dos desequilíbrios do meio ambiente  afetando a espécie humana já pode detalhar que uma combinação de fatores vai impactar em especial a população mais jovem. Esta pesquisa agora tomou como referência os dados de mortes por acidentes nos Estados Unidos entre 1980 e 2017, levando em consideração os meses em que a temperatura era 2 graus mais alta que o normal. Enfim, o pesquisador estabelece uma relação entre clima e violência. 


...a geração Greta Thunberg já antevê...

...sofrimento humano com o caos do clima

Já hoje os acidentes são responsáveis ​​pela morte de 5 milhões de pessoas por ano em todo o planeta, mais do que algumas doenças como aids, tuberculose ou malária juntas: “Os serviços de saúde pública tendem a esquecer que as mortes por acidentes são um importante fator de mortalidade”, argumenta ainda o médico e pesquisador Majin Ezzati: “A incidência de situações violentas entre os jovens é um aspecto importante da história, uma vez que eles são ativos em nível educacional e econômico, sendo então a faixa de pessoas mais expostas ou sujeitas ao aumento de situações violentas desde agora e nos próximos anos".  

É tempo de aumentar a estrutura de proteção do ser humano e da própria vida

Fontes: Business Insider - Nature Medicine - Science
                   folhaverdenews.blogspot.com
            

7 comentários:

  1. "Um impacto nos ecossistemas, influi no fluxo das correntes marítimas e, consequentemente, no ar, no fluxo migratório de aves, insetos, pessoas e na propagação de doenças. Essa nova pesquisa revelou que o aumento das temperaturas também afetará o comportamento humano e aumentará a mortalidade por acidentes de trânsito, violência, suicídios e afogamentos . E isso afetará, principalmente, os mais jovens": comentário extraído do material de pesquisa da Nature Medicine

    ResponderExcluir
  2. "Isso é confirmado pelo estudo publicado na revista científica Nature Medicine, que argumenta que mortes violentas aumentarão em todos os países à medida que a temperatura subir": comentário de Lídia Montes, jornalista, na mat´ria do site Business Insider.

    ResponderExcluir
  3. "Emergência climática, o que pede o movimento dos jovens que vão às ruas pelo clima, tem a ver com os resultados desta pesquisa, problemas climáticos fazem além do mais aumentar a violência.






    ResponderExcluir
  4. "Um outro estudo, este, americano chega a conclusões iguais que Maijin Ezzati, constata que a temperatura mais elevada é acompanhada do aumento da violência. Essa relação pode ter consequências desastrosas se o aquecimento global continuar, advertem pesquisadores das Universidades de Berkeley e de Princeton": comentário extraído de publicação na revista Science.







    ResponderExcluir
  5. "Acreditamos que os efeitos (que temos observado) são suficientemente importantes para que os levemos a sério e nos perguntemos se o que fizermos hoje terá influência sobre o grau de violência no mundo dos nossos filhos": comentário do principal autor Solomon Hsiang, deste outro estudo feito nas unioversidades de Berkeley e de Princeton

    ResponderExcluir
  6. Para chegar à conclusão da relação entre as temperaturas mais elevadas e o aumento da violência, os cientistas partiram de 60 pequisas realizadas no mesmo tema em diferentes disciplinas, como Arqueologia, Climatologia, Ciência Política e Economia. Uma delas, por exemplo, revela que a violência de ordem criminal - agressões, mortes, estupros, ou violência doméstica - é maior quando a temperatura é mais alta, sendo que a explicação desse fenômeno continua sem ser muito evidente, embora existam diversas teorias, segundo os cientistas. Uma delas estabelece vínculos detectados entre o calor e seus efeitos fisiológicos para provocar reações violentas": comentário de Solomon Hsiang, autor da pesquisa feita pelas universidades de Berkeley e de Princeton:

    ResponderExcluir
  7. "Os conflitos violentos podem se manifestar por toda uma série de razões, mas se produzem, mais frequentemente, quando o clima se deteriora": comentário também do cientista Solomon Hsiang.

    ResponderExcluir

Translation

translation