PODCAST

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ÍNDIOS ISOLADOS NO BRASIL E NA AMÉRICA DO SUL: UMA QUESTÃO HUMANITÁRIA E DIFÍCIL QUE VAI SER DISCUTIDA NA ONU E TAMBÉM HOJE EM BRASÍLIA

O número de tribos isoladas dobra na América do Sul e a  maioria destes povos está hoje em situação de risco

e
BBC News enfoca índios isolados na Amazônia
para 84 para 185 entre 2015 e 2019
Muitos são guerreiros, que se defendem atacando e ainda usam arco e flecha. Outros são caçadores-coletores. Há entre eles nômades, capazes de construir uma moradia em poucas horas e abandoná-la dias depois. O brasileiro Antenor Vaz, formado em Física mas que há anos se dedica ao trabalho indigenista, é visto como o maior especialista neste assunto em todo o mundo e um relatório seu foi vital para Fernanda Odilla, da BBC News Brasil, fazer uma importante matéria que está sendo vista em todo o planeta, divulgada a partir de Londres e ilustrada com fotos de Bernardo Silva: a gente resume as principais informações para questionar aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News este problema que não pode ser omitido nem desprezado porque além do mais se trata duma questão que é acima de tudo humanitária. Por sinal, hoje em Brasília está rolando no Acampamento Terra Livre um encontro de comunidades indígenas de várias etnias e de variados lugares do Brasil para defender os direitos dos índios na realidade do país de que eles são o mais antigo e original povo da nossa Nação: "O principal é o nosso direito de existir, nosso direito à vida" falou por telefone Watsari, índio Xavante do Mato Grosso que está chegando à capital federal. Enquanto isso, na Amazônia...

Esta situação deverá ser debatida na ONU e também pelos próprios povos indígenas em seu encontro


"Do pouco que se sabe sobre povos indígenas em situação de isolamento, é possível afirmar que eles estão, em sua maioria, em sete países da América do Sul, em especial na região amazônica. Fora da América do Sul, há registros de grupos isolados apenas na Índia e na Papua-Nova Guiné. Há também uma outra certeza, esses grupos não querem manter contato com outros grupos ou não índios e eles têm o direito de viverem à sua maneira", comentou Antenor Vaz em emissão da BBC News. Ele elaborou relatório inédito que revela também que o número de povos isolados registrados está crescendo no Brasil e na América do Sul.


Pontos brancos, onde estão índios isolados

Num intervalo de quase 15 anos, na Amazônia dobrou o número de povos indígenas em situação de isolamento, que são classificados ou como confirmados (com existência reconhecida pelo estado e/ou sociedade civil) ou a confirmar (avistados, mas ainda pendentes de evidências e testemunhos irrefutáveis). Segundo o levantamento, os registros da presença de índios isolados saltaram de 84 para 185 entre 2005 e 2019. E o pior: a situação de 119 deles é considerada extremante preocupante: "Estão encurralados, principalmente, por madeireiros, garimpeiros ou por grupos rivais. De um modo geral, o estado não consegue ter um sistema eficiente de localização nem de proteção", afirmou o indigenista Vaz, emendando que todos os países sofrem atualmente uma redução de recursos para políticas específicas para esses grupos e para todas as questões ligadas a povos indígenas. E na ONU será analisado o fato que já há situações de conflito no Peru, no Equador e no Brasil. Ameaças reais, narcotráfico, grilagem de terra, a exploração de recursos naturais, garimpos, invasões de aldeias, obras de infraestrutura, agronegócio, turismo desordenado etc. O grau das ameaças varia conforme a região ou a realidade de cada país, nas áreas de fronteira os problemas se agravam, porque a presença dos estados ou governos é menor, imperando literalmente a lei da selva.


Antenor Vaz é um dos que estão indo à luta...

(Confira logo mais na seção de comentários deste blog mais informações, também mensagens ou opiniões: aqui também em nossa webpágina vídeo da TV Folha - Veja documenta um episódio ligado a questão dos índios isolados na Amazônia)



País
Confirmados
A confirmar
Total
Brasil
28
86
114
Colômbia
2
16
18
Peru
26
0
26
Bolívia
2
7
9
Paraguai
2
5
7
Equador
3
4
7
Venezuela
3
1
4
Total
66
119
185
Fonte: Land is Life/Antenor Vaz

Este documento será apresentado à Organização das Nações Unidas nesta semana, no 18ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas.


 ...luta pelos índios isolados que tem um sentido também de saúde e que é além do mais humanitário


Fontes: BBC News Brasil - TV Folha - Veja 

               folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. Logo mais, aqui nesta seção, mais informações, já recebemos mensagens e estaremos atualizando: você também pode participar, aguarde comentários e mande ver o seu.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar aqui direto o seu comentário mas de preferir ou precisar, envie mensagem pro e-mail deste blog que a gente posta para você, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vídeos (como este postado hoje aqui no blog), material como notícias, fotos, denúncias, críticas, sugestão de matérias etc você pode também enviar diretamente pro e-mail do nosso editor de conteúdo deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Problemas, problemas, problemas, problemas, tanto nessa questão dos índios isolados como em tudo que se refere aos povos indígenas, no Brasil e em outros países": comentário de Maria Farias Santos, de Cuiabá (Mato Grosso), a 1ª mensagem que a gente recebeu assim que postamos esta matéria. Aguarde, mais tarde, mais informações ou mais mensagens.

    ResponderExcluir
  5. "No relatório, Antenor Vaz contabiliza aumento de grupos confirmados (51 em 2005 para 66 em 2019) e um salto expressivo no número de povos isolados a confirmar (33 em 2005 para 119 em 2019) - o que, segundo o indigenista, mostra a necessidade de pesquisar e proteger ainda mais esses territórios": comentário extraído da matéria da BBC sobre os índios isolados do Brasil e América do Sul.

    ResponderExcluir
  6. "A organização não-governamental Land is Life pretende usar o documento de Antenor Vaz para tentar assegurar proteção completa e efetiva das terras dos grupos isolados e exigir a garantia de seus direitos ao território": comentário de José Proaño, representante da Land is Life na América do Sul, que ainda diz que "o relatório cobre uma lacuna sobre o tema: a carência de informações aprofundadas de toda a região da vasta Amazônia".

    ResponderExcluir
  7. "Após várias análises percebemos que a maioria dos trabalhos realizados anteriormente eram panorâmicos, ou seja, demonstravam situações urgentes sobre saúde, políticas de proteção, e falavam de maneira geral sobre as ameaças contra a vida desses povos. Juntamente com as organizações indígenas, identificamos que uma parte substancial de suas lutas é pelo território e essa também é a identidade dos povos isolados. Por isso optamos por aprofundar a análise dessa situação em cada um dos países: comentário de José Proaño, extraído de documento que a entidade Land is Life está levando à ONU.

    ResponderExcluir

Translation

translation