PODCAST

terça-feira, 3 de julho de 2018

JOGO DURO NA RÚSSIA: GREVE DE FOME DE CINEASTA UCRANIANO CHEGA A 51 DIAS NOS BASTIDORES DA COPA

Maioria da grande mídia silencia mas redes sociais, agência de noticias como a AFP ou alguns jornais como o Los Angeles Times (USA) destacam o perigo de morte de Oleg Sentsov que ao fazer jejum pede a libertação dele e de mais 54 prisioneiros políticos ucranianos na Rússia da Copa do Mundo invisível para muitos



Greve de fome de Oleg Sentsov se inspira....

 ...no movimento da Não Violência de Gandhi


Aqui no Brasil também poucos noticiam mas o Jornal do Brasil (o site JB) não se cala assim como o nosso blog de ecologia e de cidadania Folha Verde News, por uma questão também humanitária: Oleg Sentsov completa hoje 51 dias de greve de fome. Seu advogado informou que o estado deste diretor de cinema, documentarista e ativista de direitos humanos é crítico. Ao mesmo tempo, integrantes do movimento de cidadania faziam um protesto por sua libertação. A questão de Oleg e de outros ucranianos presos, nem todos com motivação certa é injusta, por razões políticas mas agora se tornou também algo humanitário, em defesa da vida", comentou um dos defensores da libertação e Sentsov e de outros prisioneiros na Rússia, defendendo em suma a própria liberdade de oposição. 

.
Oleg Sentsov pede liberdade dele e de outros 64 ucranianos


Presidente Putin se manifestando sobre troca de presos políticos

Oleg Sentsov recusa comida desde 14 de maio, exigindo com esta tática da Não Violência que o governo russo libere ele e todos os presos políticos ucranianos. O ativista e documentarista programou seu protesto para que coincidisse com a realização da Copa do Mundo, quando todas as atenções de milhões de pessoas se voltam para o país sede do mundial de futebol. O diretor quer que o Presidente Putin liberte todos os seus conterrâneos da Ucrânia que foram presos por motivos políticos. "A causa tem fundamento e o estado de Sentsov é muito sério”, explicou Dmitry Dinze, advogado do cineasta,  em entrevista por telefone, falando da região remota onde fica o presídio. Por solidariedade ao artista de 41 anos, ativistas de cidadania realizaram um protesto na região central de Kiev um dia após a Rússia vencer a Espanha no mundial da bola.Também haviam acontecido protestos no domingo, com os manifestantes usando faixas e cartazes pedindo a libertação de presos políticos na mesma situação de Sentsov.  Ele foi detido na Crimeia em 2014, acusado de planejar incêndios, depois de a Rússia anexar a península. Negou as alegações, mas sem ter chance de defesa foi condenado por terrorismo e cumpre sentença de 20 anos no Extremo Norte da Rússia.


A mensagem de Oleg manuscrita na prisão

Povo da Rússia, Ucrânia e Crimeia abalados pela situação


A vice-presidente do Parlamento da Ucrânia, Irina Gerashchenko, publicou os nomes de 23 prisioneiros russos que ela disse que o governo está disposto a trocar por Oleg Sentsov e outros detentos ucranianos:“Eu conclamo ao governo russo que leve de volta os seus conterrâneos e nos devolva os ucranianos, é hora da liberdade".

Há manifestações de cidadania pela liberdade de Oleg também



Um grupo de artistas e intelectuais russos enviou um manifesto ao presidente Vladimir Putin pedindo a absolvição de Sentsov. O documento afirma: “Prezado Sr. Putin, um homem está morrendo. Nós não acreditamos que sua culpa seja tão grande a ponto dele ser condenado a 20 anos e muito menos à morte. Ele tem sido sincero em relação às suas alegações e sua greve de fome demonstra isso. É necessário mostrar misericórdia para salvar essa vida e pacificar nossa gente". 

Presidente da Ucrânia pediu pela libertação de Oleg e outros presos políticos

(Confira na seção de comentários deste nosso blog informações para entender a questão da Rússia, da Ucrânia e da Criméia, as motivações da luta de Oleg Sentsov e muita gente que pode ser classificada como opositores nesta situação que se torna cada vez mais complexa e pode gerar violência)


Muita gente também na Rússia pede fim de conflitos e paz




Fontes: APF - JB - clicrbs.com.br
              folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. A greve de fome de Oleg Sentsov bem como a de outros presos políticos nos bastidores da Copa do Mundo na Rússia envolve questão complexa, política, delicada entre este país, a Ucrânia, a Crimeia: nosso blog pede a libertação e julgamento imparcial dos prisioneiros, bem como, a seguir dá alguns detalhes da situação para você entender mais do contexto, uma forma de violência que não pode continuar nem ser silenciada.

    ResponderExcluir
  2. Na última visita do advogado a Sentsov na prisão, que fica a 4 mil quilômetros de Moscou, foi há duas semanas. Na ocasião, ele destacou que os rins do cineasta já começavam a falhar: "Ele não tem
    com o mundo exterior, não posso falar com ele nem ao telefone”: comentário de Dimitry Dinze, que é o advogado de Oleg Santsov.

    ResponderExcluir
  3. "Uma emissária do Estado ucraniano, Liudmyla Denisova, não teve acesso a Sentsov na semana passada, depois de viajar para a remota região onde ele está preso e em greve de fome. A situação sobre os prisioneiros russos é algo dramático e apenas o presidente russo, Vladimir Putin, pode decidir o destino deles e de Sentsov": comentário também de Dimitry Dinze à agência AFP.

    ResponderExcluir
  4. Intelectuais e artistas da Rússia e do exterior estão pedindo a libertação de Sentsov, incluindo o escritor norte-americano Stephen King e o diretor indicado ao Oscar Andrei Zvyagintsev.



    ResponderExcluir
  5. "O cineasta ucraniano Oleg Sentso completa 51 dias de grave de fome, alega ter sido torturado pelas autoridades russas e nega as acusações de ter feito ações de terrorismo": comentário na BBC News.

    ResponderExcluir
  6. A seguir, um resumo de informações para a gente aqui do Brasil entender melhor os conflitos. A primeira questão. A Ucrânia sempre foi um país independente? Não, e isso explica parte da confusão atual. A Ucrânia fazia parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e só se tornou independente em 1991. Isso gerou uma divisão dentro do próprio país, pois a região oeste do país busca aproximação com a União Europeia, enquanto a região leste se identifica com a Rússia, não só pela proximidade, mas também pelo histórico que possui.

    ResponderExcluir
  7. As raízes do conflito. Os protestos começaram porque o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, se recusou a assinar um acordo de aproximação com a União Europeia, preferindo se aproximar da Rússia. O governo ucraniano inclusive disse que os russos teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás na região e tomar medidas protecionistas contra os produtos ucranianos caso Yanukovich não assinasse o acordo com o país. Alguns manifestantes contrários a isso resolveram ocupar prédios públicos e foi ai que o conflito começou. O presidente Viktor Yanukovich foi deposto do cargo e foram propostas novas eleições. Enquanto isso o presidente do Parlamento ucraniano, Oleksander Turchynov assumiu o governo e começou uma campanha contra a Rússia e a favor da aproximação com a União Européia. Os pró-russos então começaram a criticar a deposição do presidente Yanukovich, dizendo que houve um golpe de Estado.

    ResponderExcluir

Translation

translation