PODCAST

quarta-feira, 23 de maio de 2018

INTELECTUAL DA BOLA OSMAR LOSS ASSUME O CORINTHIANS COM EXPERIÊNCIA DE 20 ANOS NO SETOR E MAIS ALGO RARO: FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM FUTEBOL

Ele foi por 15 anos auxiliar técnico no Inter de Porto Alegre sendo recordista de títulos na categoria Sub20 também no Corinthians onde trabalhou 5 anos como assistente de Tite e de Carille a quem substitui agora nesta temporada em que o clube disputa o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores: Loss poderá marcar um avanço cultural no futebol do país da bola? Este é o nosso enfoque aqui agora 


Osmar Loss Vieira poderá avançar a estrutura cultural do futebol?


Aos 42 anos de idade, gaúcho de Passo Fundo, a mesma cidade do Felipe Scolari,  Osmar Loss Vieira tem também o estilo durão, típico dos treinadores dos Pampas, mas ao contrário de Felipão, tem toda a formação teórica, fez Educação Física no sul e depois pós graduação em futebol na USP, onde vai se doutorar como especialista deste esporte. Desta forma, teremos  - pelo menos até o final da Copa do Mundo na Rússia, prazo para sua adaptação no comando do Timão, dado pela diretoria do clube - teremos um intelectual liderando o Timão, o time mais popular do Brasil. O Corinthians parece se dar bem com  intelectuais, foi assim antes com o professor Teixeira (nos anos 60) depois com Carlos Alberto Parreira (treinador também formado em Educação Física)  tendo ainda na história o meia Sócrates (graduado em Medicina pela USP) como um dos maiores ídolos como jogador da equipe, a gente se lembra do Dr. Sócrates que foi o líder da Democracia Corinthiana e ajudou nos anos 80 a luta contra a Ditadura para democratizar o Brasil com a participação de vários esportistas, entre eles, o radialista Osmar Santos, e de centenas de intelectuais, escritores, músicos, artistas, além de líderes da oposição ao governo então dos militares (de 1964 a 1986) e de todo um movimento nacional, cultural, popular e político liderado pela juventude, um movimento de cidadania, que considerado na época como subversivo (jovens foram vítimas de prisões, censura, torturas, mortes) no entanto foi vital para um avanço geral, democratizando o país. Há ainda o sucesso dos saudosos médicos Dr. Joaquim Grava e Dr. Osmar, xará do novo treinador. O novo treinador do Sport Clube Corinthians Paulista chegou não há muito tempo, só agora ficou sabendo da luta do Dr. Sócrates (homenageado neste ano pelo clube) mas Dr.Osmar Loss herda a tradição de um intelectual no comando do clube do Parque São Jorge, isso é um fato que em geral a grande mídia não notícia porém por ser um dado importante na realidade destacamos aqui no blog Folha Verde News, ligado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e da não violência que hoje está chegando quase a 670 mil visualizações de internautas ao longo de quase uma década na web, segundo a medição oficial do Google. Confira a seguir mais algumas informações sobre o novo comandante do Corinthians, um intelectual do futebol, que avança culturalmente com o trabalho deste treinador. 


Osmar Loss herda uma tradição de Tite e Carille...

 ...acrescenta a sua formação universitária em futebol...

...agora o maior desafio pode ser a consagração de Loss


Dr; Osmar Loss, um intelectual do futebol - Ele não foi jogador profissional como a maioria dos treinadores (como também Tite e Fábio Carille dos quais foi técnico assistente por mais de 5 anos), jogou bola só como esportista quando estudante, contudo, além da sua formação teórica como universitário, acumula uma jovem carreira brilhante como preparador de jovens jogadores: por exemplo, em 34 jogos dirigindo o Sub20 do Timão, obteve 31 vitórias, somente 2 empates e só uma derrota. Com as equipes de base do Internacional em Porto Alegre, ele lançou pro futebol Alexandre Pato e conseguiu 2 títulos de importância o Campeonato Brasileiro de 2014 e a Recopa SulAmericana em 2011, ambos na categoria Sub20. Já no Corinthians, Osmar Loss se tornou responsável por esta categoria do clube e comandou as duas últimas conquistas na Copinha, em 2015 e em 2017, tendo chegado a outras duas finais também pela valorizada Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com toda essa performance, após a última conquista, tendo trabalhado com Tite (hoje o treinador da Seleção Brasileira), assumiu o cargo de auxiliar técnico de Fábio Carille e participou do título do Corinthians do Campeonato Brasileiro de 2017 e da conquista de 2 Campeonatos Paulistas, o mais recente neste ano de 2018. Fora isso, Loss foi parte importante na formação de jogadores da base, como Guilherme Arana, Maycon, Pedrinho e dezenas de outros atletas, alguns já integrados ao elenco profissional que ele passa a dirigir agora. A ideia do Corinthians é mantê-lo no comando pelo menos até a Copa do Mundo. "Durante este período, o seu trabalho será avaliado no profissional e a diretoria decidirá depois se ele fica ou não no cargo, mas desde já tem toda a nossa confiança e apoio, demonstra que temos uma estrutura", falou o atual presidente do clube Andrés Sanchez. A expectativa dos dirigentes é que ele se adapte ao profissional e dê sequência ao trabalho fora do comum dos seus antecessores e mestres, Tite e Carille. Dependendo da sua prática que é um know how de futebol e também da sua formação teórica, Osmar Loss poderá avançar tecnicamente este esporte no país da bola, caso consiga bons resultados no clube brasileiro mais popular do futebol.   

Dr. Osmar de Oliveira outro intelectual do Timão...

 ...asssim como o próprio Dr. Joaquim Grava...

...e Dr. Sócrates ícone do clube e da democracia

Osmar Loss Vieira, o novo doutor do Corinthians


Fontes: Gazeta Esportiva - Corinthians - Globo Esporte
              folhaverdenews.blogspot.com

9 comentários:

  1. Por aqui via e-mail e na chamada desta matéria no Facebook já recebemos dezenas de curtidas e alguns comentários, logo mais, nesta seção, atualizaremos este material, editando aqui a mensagens. Participe você também da luta cultural, não só do Corinthians mas do futebol como um todo, o tema deste nosso post aqui, agora.

    ResponderExcluir
  2. Mande a sua mensagem pro e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br Na próxima edição desta seção, postaremos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Vídeos, fotos, material de informação, você pode enviar direto pro e-mail do editor do nosso blog, mande para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Não sou corinthiano, mas reconheço tanto o valor da atuação política e esportiva do Dr. Sócrates, como vejo que é mesmo um desafio do Dr. Osmar Loss mudar a cultura do futebol": comentário de Luís Oliveira, de Santos e torcedor do Peixe, que compara Loss com Jair Ventura, também jovem treinador do Santos FC, enfrentando barreiras no seu trabalho lá.

    ResponderExcluir
  5. "Eu tenho confiança e muita fé no trabalho do Loss, tem tudo pra ter muito sucesso, o trabalho será mantido na mesma linha e terá uns acréscimos do atual técnico! Muito boa aposta! Vamos em frente é o sentido dessa luta": comentário de Fabrício Pedro Linhares, através do Facebook, ele que é de Franca (SP) e se identifica como ativista da cultura da vida.

    ResponderExcluir
  6. "Loss ajudou Tite e Carille a criar um esquema que foi vitorioso no Corinthians, agora precisa do apoio de todos os que conhecemos futebol": comentário de Sérgio Bentes, de São Paulo, produtor de vídeos, através do Facebook.

    ResponderExcluir
  7. "Ainda agora na entrevista à ESPN Fabio Carille chorou ao falar da despedida dos jogadores e dos funcionários do clube em que trabalhou com sucesso e com carinho por 10 anos: ele pediu apoio ao jovem Osmar Loss Vieira...O adeus será na sexta feira, a vida e o futebol continuam!": comentário de Antônio Pedro Borges, de Campinas (SP), que doz torcer ao mesmo tempo pro Guarani e pro Tim~]ao, "desde a época do Zenon, jogando lado a lado com o Sócrates".

    ResponderExcluir
  8. "Vai dos jogadores, dos torcedores e até da mídia esportiva não pegar no pé do Loss, o seu trabalho inovador poderá dar uma continuidade no Corinthians e também ajudar um avanço do futebol como um todo no país": comentário de Francisco Carlos, do Rio de Janeiro, portuário, que se declara torcedor do Flamengo, "mas admiro muito o Timão".

    ResponderExcluir
  9. "Importante d+ a referência feita ao Dr. Sócrates e a sua luta pela democracia no futebol e no país": comentário de Marcos Marcondes, de Marília (SP), onde foi lançado no rádio por Osmar Santos, que era palmeirense mas parceiro do Doutor.

    ResponderExcluir

Translation

translation