PODCAST

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

OVERDOSE DE CORRUPÇÃO E DE CHARGES CRITICANDO POLÍTICOS DE TODOS OS PARTIDOS: MUDAR RADICALMENTE A POLÍTICA É QUESTÃO DE CIDADANIA

Não é o caso dum bode expiatório porque para 81% da população todos os partidos são todos corruptos segundo série de pesquisas feitas pela Transparência Internacional: a gente aqui do blog se manifesta com estes dados e muitas charges 

 


A gente se manifesta através destas várias charges que criticam a situação



No seu blog, o jornalista Cássio Bruno também  publicou a pesquisa divulgada em todo o planeta pela entidade Transparência Internacional revelando que 27% dos políticos em atividade no Brasil admitem algum pagamento de suborno, 81% dos brasileiros e das brasileiras de todas as regiões acreditam que partidos políticos são "corruptos ou muito corruptos". O Congresso Nacional aparece entre as instituições mais desacreditadas pela população, com 72%. O estudo faz parte do Barômetro Global da Corrupção, que vem sendo divulgado há 4 anos, inutilmente, porque a maioria das pessoas estão informadas sobre esta realidade mas se omitem: além do silêncio de parte da grande mídia, que blinda alguns corruptos e condena outros, sem senso de direito e de justiça, o movimento de cidadania parece estar hipnotizado pela overdose de corrupção no país, de toda forma, a esperança é que na próxima eleição seja levado em conta pelos eleitores e pelas eleitoras este levantamento que ainda indica que 70% das pessoas entrevistadas acreditam que a própria política é corrupta. Esta é a 8ª versão da pesquisa global sobre a percepção da corrupção. No Brasil, foram 2.002 entrevistados. No levantamento, foi o setor público brasileiro um dos destaques negativos ao atingir nota de 4,6 no grau de corrupção, numa escala de 1 a 5, na qual 5 representa o mais corrupto. O Brasil alcança assim o ranking de país mais corrupto do mundo. Há como mudar esta realidade?...





"Fiz eu mesno um estudo que mostrou que 85% dos brasileiros não confiam nada em políticos. Ou seja: a classe política está desacreditada por causa da corrupção" (Ricardo Caldas, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília - UnB)




(Confira mais detalhes, mensagens e opiniões na seção de comentários deste blog de ecologia, ciência, cidadania, não violência, protestando contra a corrupção no país e na vida da gente, a corrupção é fator para o caos da nação)


 

























Fontes: Folha de São Paulo - Estadão - O Globo
             folhaverdenews.blogspot.com

8 comentários:

  1. Ainda dados da pesquisa da entidade que fez este levantamento, a Transparência Internacional sobre a indecêrncia nacional. Os brasileiros demonstram consciência sobre sua importância para combater a corrupção. Entre os entrevistados, 81% disseram que podem fazer a diferença para combater o crime. No entanto, apenas 68% das pessoas estão dispostas a denunciar a prática, enquanto a média mundial é de 80%. Como argumento, 44% afirmam que não denunciam os corruptos por medo.

    ResponderExcluir
  2. "Acho que o melhor exemplo são os milhões de pessoas que já saíram às ruas. Isso mostra que os brasileiros não vão ficar em casa esperando que um milagre aconteça, esperamos que a nação se manifeste" comentário de Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável informação é que dos entrevistados, 27% admitiram que pagaram suborno para ter acesso a serviços públicos e a instituições no último ano. O trabalho mostra ainda que dois terços daqueles que receberam propostas de suborno negaram a oferta, sugerindo, segundo os pesquisadores, que os governos, a sociedade civil e o setor empresarial devem intensificar seus esforços para conseguir que as pessoas contribuam para reverter a corrupção. Eleição, manifestações de cidadania e outras formas que sejam encontradas para mudar esta situação trágica para o país e a nossa própria vida.

    ResponderExcluir
  4. "Em vários países os entrevistados demonstraram não confiar nas instituições encarregadas de combater a corrupção e outros delitos. Em 36 países, eles citaram a polícia como o setor mais corrupto. Nos mesmos locais, a polícia é apontada como responsável por 53% dos pedidos de suborno.
    Para os entrevistados de 51 países, os políticos são os mais corruptos. Nos mesmos países, 55% dizem acreditar que o governo defende interesses particulares": comentário extraído do documento Barômetro Global da Corrupção.

    ResponderExcluir
  5. Você pode (e deve) colocar aqui a sua opinião ou a sua informação dentro desta pauta de cidadania: caso necessário, envie a sua mensagem pro e-mail da nossa redação: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Envie vídeos, fotos ou outro material de informação diretamente pro e-mail do nosso editor de conteúdo deste blog: padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Em termos de cidadania vejo que esta é uma postagem histórica deste blog, não estou dando risada porque estou com o coração estraçalhado por todos estes fatos e personagens": comentário de Leonor Mendes da Silva Passos, de Cuiabá e da UFMT.

    ResponderExcluir
  8. "Concordo com as críticas das charges e com a conclusão da Transparência Internacional, pelo que sei tem mais de 100 políticos sendo investigados e com problemas no STF, não é um ou outro mas todo o contexto atual da política": comentário de Aúrea Santos, que atua na área de Saúde Pública e diz que "esse é o setor que mais sofre com a falta de homens públicos de verdade, homens e mulheres".

    ResponderExcluir

Translation

translation