Há mais de 20 anos as festas eram tríplice: Natal, Ano Novo e Dia de Reis
Aos poucos foi acabando o costume, não existe mais em praticamente nenhum lugar do Brasil, o feriado do Dia de Reis, que era tradicionalmente comemorado a 6 de janeiro, compondo com o Natal e o Ano Novo três estágios das festas natalinas. Em Portugal, de onde veio esta tradição, ainda existe a comemoração, até oficialmente, também em outras regiões da Europa e da África, em especial em países onde o catolicismo ou o cristianismo tem mais força. Por aqui, um país predominantemente católico, esta data porém desde alguns anos está sendo marcada é por grandes liquidações de redes de lojas, o consumo se sobrepôs à religiosidade e à cultura popular, como destaca o editor do blog Folha Verde News, Padinha.A tradição dos 3 Reis Magos é uma tradição cultural que está em extinção na realidade |
No interior do país ainda acontecem Folias de Reis, congadas e reizados |
A Folia de Reis é uma festa religiosa, de origem portuguesa, que lá dura 12 dias (entre 24/12 a 06 de janeiro, ou seja, desde o nascimento de Jesus Cristo, até momento em que os 3 Reis Magos O encontraram). Segundo o livro de Mateus (2, 1-12), os magos eram sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela (a chamada estrela de Belém) para adorar o Deus Menino. Especula-se que eles não eram reis e também nem se sabe o número exato. Há pinturas dos primeiros séculos que exibem entre 2 e 12 Magos adorando Jesus (a Bíblia não se refere a eles como reis, nem em número de três). Os nomes dos Magos também foram atribuídos, como os heterônimos de Fernando Pessoa, cada um com características próprias. Belchior (ou Melchior) era branco, tinha em torno de 60 anos, cabelos brancos e uma longa barba, e foi quem ofereceu o ouro a Jesus, simbolizando Sua realeza. Gaspar era asiático, tinha 40 anos e levou incenso, representando a fé, como a oração que sobe aos céus. Baltazar era negro, tinha 20 anos, e presenteou Jesus com a mirra, simbolizando os sofrimentos que Ele passaria na terra. (Segundo a lenda, os magos eram descendentes dos três filhos de Noé: Jafé, Sem e CAM). A adoração dos magos ao Deus Menino simboliza a homenagem de todos os povos da terra ao Rei dos Reis. Aqui no Brasil, dia 6 de janeiro também a data em que normalmente se desmontam os presépios...Ficou a tradição do desmonte mas esta memória cultural irá se perder aos poucos ou algum dia ainda será resgatada?...
Em alguns lugares do interior do país restam as Folias de Reis, típicas de Goiás Velho, por exemplo, mas por muitas regiões, em pequenas cidades e no meio rural acontecem reizados e congadas. Atualmente no Brasil, a festa de Folia de Reis expressa a devoção dos homens através de seus personagens, cânticos, roupas e costumes, dando graças ao Senhor Deus e rogando proteção para as intempéries da vida. Apesar de ser uma expressão da religiosidade, a festa é considerada como de atuação espontânea, ou seja, desvinculada das regras oficiais da Igreja Católica. O Divino Espírito Santo é representado na festa por uma pomba.
Dia 6 de janeiro na França, é costume antigo consumir uma torta doce e recheada, a "Galette des Rois". Há a tradição nas padarias de se colocar uma fava seca ou grãos de feijão dentro da torta, e o consumidor que encontrar o prêmio em sua fatia, é eleito o rei do dia. Atualmente, a fava foi substituída por uma imagem impressa na porcelana. A festa é conhecida na Itália como “Befana”, que significa uma bruxa boa que dá presentes para as crianças. Na Espanha, onde a distribuição de presentes de Natal ocorre dia 5 de janeiro, o evento é conhecido como Festa de Reis. No interiorzão do Brasil continuam ainda que esporadicamente as também chamadas Festas do Divino, mas desde a extinção do feriado de 6 de janeiro, a tradição deste Dia dos Reis Magos desapareceu da realidade. Com ela, desapareceu um pouco da magia das festas de final de ano, cada vez mais somente consumo dentro dos padrões atuais da realidade.
Fontes: www.terra.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com
Eu me lembro que na infância e adolescência as festas tinham este conteúdo tríplice e havia também uma atmosfera digamos espiritual maior, as festas eram ligadas diretamente ao nascimento de Jesus. As crianças de hoje com certeza nem sabem em sua maioria nada sobre os Reis Magos.
ResponderExcluirO Natal e o Ano Novo cada vez mais abandonam o calendário religioso e se ligam à agenda do consumo de presentes, virando praticamente uma festa comercial.
ResponderExcluirNesse sentido, está a nova tradição desta data de nesse dia acontecerem as liquidações nas grandes redes de lojas. Talvez, com a evolução da qualidade de vida e do conteúdo do Natal, possa um dia ser resgatada a memória dos Reis Magos também.
ResponderExcluirSomente no interiorzão e nos hábitos culturais das pessoas mais simples e pobres esta data continua a ser celebrada com congadas, reizados e Folias de Reis. A reclamação do nosso blog não é pelo fim do feriado do Dia dos Reis e sim, pela perda desta memória cultural na vida do nosso povo, dentro da atual (e planetária) sociedade de consumo.
ResponderExcluir