Apesar da derrota na votação popular no Pará, se todos os projetos de deputados e senadores para redivisão da Federação que tramitam no Congresso Nacional forem aprovados, o Brasil contará com 40 Estados e Territórios, segundo informações da BBC. O país é hoje formado por 26 Estados e o Distrito Federal. O Brasil tem tantas prioridades e os parlamentares estão é querendo se beneficiar de alguma forma com esta nova divisão federativa?...A pergunta é do editor do
Folha Verde News, ao ler a notícia desta madrugada na Agência Estado.
Além dos projetos de criação dos Estados de Tapajós e Carajás,rejeitados pelos paraenses em plebiscito no domingo, o Congresso discute a divisão do Piauí, do Maranhão, da Bahia, de Minas Gerais, além do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Um dos projetos mais avançados é o que cria o Estado de Gurgueia, cujo plebiscito já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (dependendo de votação no Plenário, antes de seguir para o Senado). A nova unidade incluiria mais de 50% do território do Piauí. A capital seria instalada no município de Alvorada de Gurgueia, cuja população em 2010 era de 5.050 habitantes, segundo o Censo do IBGE. O defensor do projeto é o ex-senador Mão Santa (PMDB-PI): o que pensa a população neste pequeno estado mas com grande tradição cultural regional?...
Outro projeto, apresentado desde 2001 na Câmara dos Deputados, prevê a consulta popular sobre a instalação do Estado do Maranhão do Sul. A proposta também aguarda votação do Plenário. Além desses casos, há projetos para a criação do Estado de São Francisco, no oeste da Bahia, e do Triângulo, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
Padinha, daqui do nosso blog questiona: O país já viu esse filme, um fracasso histórico na "guerra civil" de 1932:, completando:
"realmente o Brasil tem outras necessidades mais urgentes e por estas e outras, aumenta o abismo entre Brasília e o Brasil".
 |
Os olhos da população e dos políticos não são os mesmos... |
 |
MPF preparou campanha de cidadania sore população, teria que refazer |
 |
Qual o objetivo real da mudança?... |
 |
O Brasil precisa é de gestão pública diferente para cada bioma do país... |
Fontes: BBC
www.estadao.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com
É uma brincadeira o nível político no Brasil, em especial de deputados e senadores, que não conseguem sintoinizar as necessidades da Nação e causam retrocessos e fazem projetos inúteis ou obscuros, a bem apenas de sues próprios interesses eleitoreiros.
ResponderExcluirO conhecimento e a consideração da história e da cultura de cada estado, bem como, uma gestão púlica de Desenvolvimento Sustentável, levando em conta as diferenças de cada bioma e as necessidades de cada população, para isso os parlamentares ainda não atentaram infelizmente.
ResponderExcluirDinte do que vem ocorrendo na Nação,em casos como o Código Florestal ou as megausinas como Belo Monte, como também o pouco espaço de discussão e pouca produção de projetos que possam melhorar a realidade dos cidadãos e cidadãs, diante de tudo isso, não é exagero dizer que há um aismo entre o Brasil e o Congresso em Brasília...
ResponderExcluir