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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ROMALY DE CARVALHO (EXPERT EM REDES SOCIAIS) DÁ DICAS

O que é culturalmente positivo no facebook, nas redes sociais

Quando se trata de bons costumes e dicas de etiquetas é inevitável não pensarmos nas tradicionais maneiras de se portar à mesa ou adequar o vestuário, porém, engana-se quem pensa que somente há padrões de comportamento em reuniões corporativas e profissionais ou em eventos sociais. É preciso também saber de algumas instruções de performance no mundo virtual, já que o monitoramento da Internet tem se tornado uma ótima ferramenta para análise de pessoas, principalmente em processos seletivos. De acordo com Romaly de Carvalho, professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e consultora de carreiras, cerca de 91% dos recrutadores de vagas no mercado de trabalho checam os perfis dos candidatos na web, e 47% deles conferem as redes sociais ainda na análise do currículo. Para a especialista, as gafes na rede são perdoadas somente até os 17 anos 11 meses e 29 dias... “Depois disso você atinge a maioridade e se torna um adulto. Entende-se que você esteja preparado e instruído para assumir suas responsabilidades socialmente, culturalmente".
Quem já está inserido no mercado de trabalho também precisa ficar atento ao que vincula no twitter ou no facebook: “É preciso que se faça postagem de conteúdos relevantes. Publicações do tipo ‘Acabei de acordar’ interessam a quem?”, observa Romaly.

Romaly de Carvalho indica avanço cultural nas redes sociais

Existe além do mais a responsabilidade da informação...

Uma rede positiva, pela vida e não violência, morte, abusos
 
Outra questão a ser levantada é o uso excessivo das redes sociais e comunicadores instantâneos durante o expediente profissional. Com o exagero dessa prática, a produtividade e o rendimento do funcionário tendem a cair. Nesses casos, a especialista observa que o prejuízo final para a empresa é financeiro e, assim como muitos empregadores estão ligados à rede para admitir, são capazes de demitir pelo abuso de sua utilização.
Mariana dos Santos, executiva de planejamento de uma agência de publicidade de São Paulo, afirma que o princípio básico das redes sociais on-line são os mesmos para as relações sociais ‘na vida real’, off-line. “Tem coisas que são compartilháveis, outras nem tanto. Algo que você não falaria em público, também não deve ir pra rede." Para a jovem, que trabalha assiduamente com estratégias na internet e possuí páginas pessoais em sites de relacionamentos, “é preciso ter a noção de que o perfil é seu, mas o público é abrangente, é toda a rede. O bom senso deve prevalecer sempre”, destaca. Conforme relembra a publicitária, há anos atrás, as pessoas não colocavam em seus perfis tantas fotos particulares, de familiares e muito menos seus nomes verdadeiros. Todo mundo se escondia através de nicknames (apelidos). Porém, hoje a exposição é muito maior. “Somos nós mesmos nas redes. É a nossa personalidade, só que expressa através de diferentes perfis em redes sociais.”
Romaly acrescenta que nós construímos uma imagem na rede e é natural que as pessoas entendam que sua imagem virtual corresponde também a características e modos de agir do dia a dia, na realidade da vida. Destaca que precisamos em todas as oportunidades priorizar assuntos de importância e de valor para todos dsa rede ou até da população, levando em conta a liberdade e a velocidade das informações na Internet.

Dicas para o sucesso na rede, por Romaly de Carvalho:

1) É fundamental manter contato e conversar com as pessoas. É preciso responder os posts recebidos e se manifestar em discussões, por exemplo. Não se esqueça que as relações são feitas a dois e as regras da comunicação precisam ser seguidas. A pessoa se torna uma pessoa fragilozada quando não corresponde na rede, e aos poucos acaba sendo excluída de círculos sociais;

2) Sempre mencione a fonte quando publicar algo que não seja de sua autoria. Isso não é vergonha para ninguém;

3) Seja tolerante com a opinião dos outros. A rede é um estado democrático e as pessoas têm direto de se expressar. Tome cuidado com publicações preconceituosas;

4) Caso você receba algum comentário crítico ou feedbak negativo, você não é obrigado a aceitá-lo, porém é importante que não rebata as acusações. Entre em contato com a pessoa e utilize do método “sanduíche de cebola”: Comece seu contato pelo pão - de maneira suave e cordeal, depois adicione a cebola - comente que não concorda com as observações feitas ou justifique suas intenções, e finalize a conversa com outra camada de pão, agradecendo diplomaticamente o contato e a atenção;

5) Cheque todas as informações antes de publicar qualquer conteúdo. Perde-se credibilidade com as sucessivas postagens de fatos não confiáveis. Portanto, não cite o nome de ninguém e não invente histórias. Calúnia e difamação são crimes e indenizações podem trazer muitas dificuldades.


Fontes: Band (vivabem@band.com.br)
           http://folhaverdenews.blogspot.com



3 comentários:

  1. As sugestões culturais de Romaly de Carvalho são para que as pessoas que entram na rede usem as ferramentas da tecnologia com equilíbrio e a bem de cada comunidade, cada setor da população, cada causa ou luta que possam vir a ser positivas para todos que interagem no mundo online. Inclusive para si mesmo.

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  2. Está na mão (nos dedos) mas também na cabeça (responsabilidade social, cultural) de cada internauta fazer das redes sociais uma plataforma que possa repercutir positivamente na realidade offline da vida do dia a dia de todos nós.

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  3. Compreendi perfeitamente Padinha, este sanduíche tem que ser mais natural, com pitadas de bom humor, um pouco de mostarda e um requinte de orégano, a receita caseira, claro. Paz e saúde!

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