PODCAST

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PARTE DA IMPRENSA SACRIFICA TREINADOR MAS ERRO FOI DO 4º ÁRBITRO

Empate em 1 a 1 com São Bernardo atrapalha Francana por culpa do 4º árbitro Ederson Deodato

Ao ceder o empate no último minuto para a equipe do ABC, a Francana deixou escapar a chance de se classificar antecipadamente para a fase final da Copa Paulista, mas ainda tem chances de chegar lá, o Linense pode ter um tropeço diante do Palmeiras B ainda hoje em São Paulo e o clube de Franca, domingo em Lins, buscar a sua passagem para o grupo dos melhores da Copinha de 2011 da FPF. Mas o jogo no Lanchão nem bem começou e o 4º árbitro, Ederson Martins Deodato, se aproximou com excesso de severidade do técnico Wantuil Rodrigues, que reclamava de duas cotoveladas em seus jogadores, o ameaçando de expulsão...Isso criou um clima de tensão maior ainda nesta decisão de vaga. E por que esta ameaça só em cima do técnico da Francana, se ambos estavam a reclamar da arbitragem, como sempre acontece no calor de uma decisão de futebol?...

A expulsão de Wantuil foi originada em abuso de autoridade da arbitragem

Wantuil já foi campeão mineiro com o Expressinho do Cruzeiro

O presidente Fahim busca recuperar a Francana que faz 100 anos em 2012

Felipe Gregori é zagueirão da equipe que quer a classificação na Copinha
 
O destaque positivo a meu ver no jogo Francana 1 X 1 São Bernardo foi a performance do ex-zagueiro e atual centroavante Ciro, que mudou o rítmo da partida com sua entrada no 2º Tempo e até sofreu o pênalti (que resultou no gol to time de Franca), além de duas outras jogadas muito agudas no ataque. Ciro Luiz Gomes de Carvalho tem somente 20 anos, veio com a parceria do América de Minas e poderá até vir a ser a revelação da fase final da Copa Paulista, se a Francana chegar lá. Considerado por alguns repórteres e comentaristas como uma "invenção" de Wantuil Rodrigues, Ciro é mais uma prova da visão do treinador da Francana. O destaque negativo não foi o nervosismo nem a expulsão de Wantuil e sim, as provocações do 4º árbitro da partida, Ederson Martins Deodato, que estragou a arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza e o próprio espetáculo, desde os primeiros momentos passou a enervar e a ameaçar Wantuil Rodrigues de forma antiesportiva e que não tem nada a ver com a função que lhe foi determinada pela Federação Paulista de Fuitebol. A não ser que tenha havido uma ordem superior ou um outro interesse do tipo para que ele desestabilizasse a equipe de Franca, a partir do seu técnico, o profissional com mais experiência no grupo: e foi justamente por inexperiência dos atletas da Francana que ela cedeu empate ao São Bernardo aos 47 minutos do 2º Tempo. Fatos como este precisam ser analisados tais como acontecem (o que na verdade gerou o tumulto), Wantuil é um profissional que pode errar como todos mas é de reconhecida competência, como poucos no futebol do interior, não pode ser colocado como "bode expiatório". Ele é líder do jovem grupo de jogadores da Francana (pratas da casa ou oriundos da categoria de base do América Mineiro ou de outras equipes interioranas, como os um pouco mais rodados Paulo Vitor e Régis): se Wantuil for desestabilizado, desequilibra o futebol de todo time. Talvez porisso, Ederson Deodato tenha tomado esta atitude que não condiz com as regras do futebol e nem com a ética esportiva, a ele é que devem ser creditados os destemperos e os desequilíbrios que prejudicaram a Francana e o futebol nesta pré-fase final da Copa Paulista. Por justiça, esta é uma interpretação factual dos acontecimentos.(Padinha)

Fontes:   www.futebolinterior.com.br

               http://folhaverdenews.blogspot.com


4 comentários:

  1. A Francana que joga neste domingo com o Linense poderá ver a consagração do seu grupo jovem nesta Copa Paulista, iniciando o ano do centenário com a imagem resgatada no futebol do interior do país da bola. Mas para isso, é preciso uma união estratégica da comunidade com o clube, inclusindo as empresas que possam apoiar e a mídia, com mais tolerância para erros ou acidentes de percurso.

    ResponderExcluir
  2. No Campeonato Paulista de 2010, a média de público no estádio municipal em Franca não chegava a mil pessoas, nos últimos jogos da Francana já está chegando a 4 mil espectadores, também devido ao esquema de Sócio Torcedor da gestão do Fahim Youssef e sua equipe de apoio. Na fase final da Copa Paulista 2011 da FPF, a média poderá ser uma das maiores do futebol interiorano, podendo chegar a mais de 6 mil torcedores por jogo, o que mostra o potencial de recuperação da Nova Veterana agora.

    ResponderExcluir
  3. Está correto a imprensa de forma organizada e coletiva protestar diante de dificuldades ao trabalho do fotógrafo do jornal Diário da Franca, Ângelo Pedigoni: mas, vale também considerar que a própria torcida da Francana reagiu contra o 4º árbitro de forma bem clara. Houve até exagero de um torcedor que jogou água em Ederson Deodato no momento do nervosismo. Mas são fatos comprensíveis, embora lamentáveis, que se explicam pelo calor das emoções numa decisão de futebol, onde nem sempre as regras esportivas são cumpridas.

    ResponderExcluir
  4. Este episódio lamentável envolvendo o 4º árbitro da FPF Ederson Deodato mais uma vez demonstra o manto de impunidade que nos país do futebol se joga em cima dos profissionais de arbitragem. Jogadores, técnicos, diretores, torcedores e clubes são punidos pelos seus eventuais erros, porém, raramente isso ocorre com os árbitros, mesmo existindo hoje o Estatuto do Torcedor e outras legislações com este conteúdo. Foi isso que argumentei com o ouvidor da Comissão de Arbitragem da FPF, Silas Santana, ainda na quinta-feira.

    ResponderExcluir

Translation

translation