PODCAST

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NESTA SEMANA A FESTA NACIONAL DA MÚSICA EM CANELA

O músico francano Diego Figueiredo está entre os homenageados, como Paula Fernandes

Entre hoje e quinta-feira, em Canela no Rio Grande do Sul, instrumentistas, cantores, letristas, compositores, técnicos, jornalistas especializados e produtores de música dos mais variados gêneros e estilos, de Sandra do Sá a Charlye Brown Jr., passando com Chitãozinho e Xororó, rappers, roqueiros, gente da MPB, figuras como Falcão, sem faltar um dos maiores sucessos do momento no Brasil, Paula Fernandes, toda esta gente estará ou sendo homenageada ou fazendo show ou participando de debates, como por exemplo, a música brasileira e sua entrada no Mercosul. Passou ontem por Franca e ainda no domingo viajou para o local do evento o multinstrumentista Diego Figueiredo, convidado para participar da festa.

Fazendo muitos show fora do país, Diego Figueiredo estará....

em Canela, também, letristas como Arnaldo Antunes...

...ícones como Gilberto Gil...

...o sucesso do momento, Paula Fernandes, estrela da festa

Já o produtor, diretor e autor Gregório Bacic lança livro em São Paulo


A Festa Nacional da Música chega a sua sétima edição como o encontro mais esperado e importante da música brasileira. Seu conceito se ampliou ainda mais nos últimos anos e, hoje, é referência para artistas e gravadoras, atraindo a atenção dos meios de comunicação de todo o país. O maior encontro da MPB certamente está na memória de todos aqueles que participaram das edições anteriores. Por sua particularidade, o evento se diferencia de outras propostas e se tornou agenda aguardada, todos os anos, por centenas de músicos, produtores, jornalistas também, divulgadores, técnicos e executivos envolvidos diretamente na criação e difusão de todos os segmentos da música brasileira. Como retomada da Festa Nacional do Disco, realizada durante 15 anos nas décadas de 70 e 80, a Festa Nacional da Música vive a sua fase de consolidação definitiva como o maior encontro musical da América Latina. Os debates sobre os rumos da indústria fonográfica, a espontaneidade dos encontros e rodas de som, as apresentações e formações inusitadas, as trocas de idéias e projetos, a divulgação de obras e trabalhos realizados durante o ano é o que faz com que na cidade de Canela, todos os anos, a MPB volte a se encontrar. Canbela vira nestes dias a meca da música do Brasil. (Padinha)

Lançamento de 15 livros em Sampa
Nosso blog e o editor Padinha também foi convidado para a sessão de lançamento - na próxima quarta-feira - de 15 livros, entre os quais está "Sobre as emoções dos próximos capítulos", de Gregório Bacic, autor da novela da ex-Rede Manchete, "Mandacaru", diretor de "Provocações" na TV Cultura e incentivador do cinema nordestino. Entre os demais livros em lançamento, há estudos literários, de filosofia, matemática, esoterismo e obras de poetas portugueses (Maria Estela Guedes e Luís Serguilha), que vieram ao Brasil para o lançamento. Como curiosidade, Bacic, que está chegando a seu quarto livro, nesta noite terá uma emoção-extra: seu filho, Glauco Fratric estará entre os 15 autores sendo lançados pela Arte-Livros em Paulo, com  "Uma breve história da literatura inglesa arcaica à elisabetana". A Arte-Livros tem como editor José Roberto Baptista, este novo lançamento coletivo de autores (e portanto de maior importância) será no Memorial da América Latina, quarta-feira a partir das 19h30. Um programa cult.


3 comentários:

  1. Dois eventos culturais de valor no momento, um, de grande força para a música nacional (em busca de novos caminhos, como o Mercosul) e outro, de lançamento de livros de 15 autores diversificados pela Arte-Livros. A música brasileira tem um potencial de evolução muito grande e esta festa em Canela tem também este objetivo. A literatura precisa ampliar o seu espaço de penetração e este é o sentido desta lançamento coletivo no Memnorial da América Latina.

    ResponderExcluir
  2. Na Festa Nacional da Música, para nós daqui do interior paulista, o destaque é a participação do guitarrista e violonista de Franca, Diego Figueiredo, que nestes dois últimos anos fez 40 show fora do Brasil, depois de premiado no Festival de Montreaux na Suiça. No novo lançamento da Arte-Livros, destacamos Gregório Bacic, que recentemente esteve por aqui, debatendo numa Mostra de Cinema Nordestino no Sesi. A equipe de Folha Verde News cumprimenta aos dois por este avanço em seus trabalhos culturais.

    ResponderExcluir
  3. Aqui é o Zé Paulo de Menezes, o revisor do blog, entro prá me desculpar por duas falhas técnicas: uma, ao final do texto do Padinha, grafamos Canbelas e não Canela; outro, concordância errada:... "Nosso blog e o editor Padinha também foram convidados"...Correção feita, OK? Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Translation

translation