PODCAST

sábado, 29 de outubro de 2011

AMANHÃ CEDO PODE COMEÇAR O FUTURO PARA A NOVA VETERANA

Francana joga em Lins a sorte do futebol da cidade e da região

Neste domingo às 10h  no estádio Gilberto Siqueira Lopes, Linense X Francana decidem a última vaga do Grupo 8 para a fase final da Copa Paulista de 2011: o time de Lins precisa da vitória, o de Franca apenas de um empate, o São Bernardo já está classificado, a fase final terá as 16 melhores equipes desta Copinha, reunindo assim o futebol de ponta do interior do país. Franca e toda a macrorregião, que inclui as cidades do nordeste paulista e as que estão do lado de lá da divisa com Minas Gerais, estão na torcida para a classificação e acontecendo, ela será o ponto de partida para a Nova Veterana, buscando resgatar os seus melhores tempos no futebol do país da bola, isso, em pleno centenário do clube, a acontecer em 2012.
Além do desafio normal de encarar o Linense em seu estádio, a Francana tem enfrentado nos últimos dias uma oposição francana, vinda de uma campanha de alguns repórteres esportivos e alguns órgãos de imprensa, que estão sacrificando ou exigindo a cabeça do treinador Wantuil Rodrigues, por desequilíbrios emocionais no último jogo (bateboca com o fotógrafo Ângelo Pedigone e expulsão de campo no empate no Lanchão diante do líder do grupo, São Bernardo): esta campanha erra de foco, deveria é criticar o 4º Árbitro daquela partida (Ederson Martins Deodato com abuso de autoridade foi o estopim da confusão ao instigar indevidamente o treinador depois muito nervoso, expulso). Este blog Folha Verde News porém é uma voz discordante: argumentamos com os fatos e enviamos um texto ao Dr. Silas Santana, Ouvidor da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, mostrando esta situação como aconteceu na realidade e como todos os que estavam no Estádio Municipal de Franca viram acontecer. Isso, em defesa da Francana, de uma suspensão menos severa ao clube e ao treinador e também da verdade dos fatos, o clima de tensão é normal  -  embora lamentável  - numa partida de decisão, mas isso não pode vir a se transformar numa campanha-tempestade, que fará submergir o sonho de renascimento da Nova Vetarana.
Voltando a falar de futebol mesmo, Wantuil  - que se consagrou sendo campeão mineiro ao dirigir um time de garotos do Cruzeiro, o Expressinho Azul - parece estar optando por um esquema de segurança, com a equipe bem fechada na defesa e com um contrataque em velocidade, "foi jogando assim que vencemos bem o Linense na primeira partida deste returno", argumentou o treinador, explicando que o time de Lins terá que sair pro jogo, já que só a vitória lhes interessa, teremos que usar a inteligência e o contrataque".
Tudo indica que Jordan, Fábio, Felipe Gregori, Nilo (3 zagueiros), dois alas (Felipe Diniz e Rafael Estevan), um meio de campo forte (Régis, Paulo Vitor, com o versátil Patrick de Oliveira alimentando os atacantes João Marcelo e o garoto francano Jhuan da Santa Cruz, contratacando em velocidade. Há ainda outras opções como Carlos Júnior (Faísca, Ciro, Clérber, Rangel, até Giovane Lage e Gabriel para fechar mais numa eventualidade de jogo). A tática de jogo parece ser a indicada, a estratégia precisa incluir uma união maior fora de campo, em especial aqui na cidade, por que na região  -  assim como no grupo de atletas e de diretores do clube -  o enfoque está na classificação do time de Franca, para aumentar as chances do futebol de toda a macrorregião, ampliando também claro um fator de qualidade de vida por aqui. (Padinha)

Elenco de jovens atletas, alguns oriúndos do América Mineiro, está muito unido e focado

A volta ao time de Franca do volante e líder Paulo Vitor pode dar mais equilíbrio ao grupo

Fontes: gazetaesportiva.net
             http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. O momento, neste clima de tensão e de emoções fortes nesta fase decisiva da Copa Paulista, o momento é também de perdão, tolerância, calma, inteligência, o foco principal deve ser um bom resultado em Lins e a classificação da Francana, os enfoques de conflitos paralelos não ajudam este objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a FPF através de Dr. Silas Santana, da Comissão de Arbitragem, está informado sobre o abuso de poder do 4º árbitro no último jogo em Franca, que foi o estopim de lamentáveis acontecimentos, pois acabou gerando muitos desequilíbrios e destemperos, não so do treinador da Francana. As regas esportivas e a ética têm que prevalecer, em especial por parte dos juízes, que representam no jogo a FPF.

    ResponderExcluir
  3. Acontecendo a classificação em Lins, o próximo passo é uma re-união de todos os setores de Franca e da região com a Francana, a bem do futebol e do próprio futuro da cidade e da região, já que o esporte é um fator de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida, como tem defendido também Nilson Fradique Alves, editor de esportes do Diário e Luiz Neto, diretor do jornal Comércio da Franca.

    ResponderExcluir

Translation

translation