PODCAST

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MARINA CONTRATACA COM CIDADANIA E RECEBE MUITO APOIO

Agressões verbais de Rebelo já estão funcionando ao contrário do que queria o lobby ruralista

Ecologistas, políticos do PV e de outros partidos, em especial parlamentares ligados à Frente Ambientalista no Congresso (mutirão de deputados federais que podem até decidir a questão do Código Florestal), profissionais das áreas jurídica e de comunicações, estão se solidarizando com Marina Silva, ex-ministra de Meio Ambiente, ex-senadora que foi candidata a Presidente do Brasil pelo Partido Verde e atual líder no país pelo bom-senso e defesa das leis ambientais, enfim, sustentabilidade, também no caso das atividades produtivas no meio rural. Ontem publicamos aqui neste webespaço matéria do site do jornal O Estado de São Paulo e Folha Verde News, com críticas de ecologistas aos ataques de Aldo Rebelo, ao que tudo indica com segunda intenção: não teria sido apenas o calor ou o desespero devido a mais um adiamento na votação do seu relatório para o Código Florestal e sim, uma articulação para fragilizar a principal liderança contra os objetivos da bancada ruralista. Hoje, a seguir, republicamos a matéria que informa a atitude de Marina Silva, que busca o contrataque com as armas da transparência e da ética. Esta posição, que é bem característica dos quase 30 anos de vida pública da ecologista acreana, está no momento reforçando a sua liderança nacional muito positiva para a Nação, em busca do Desenvolvimento Sustentável. Republicamos o artigo e os comentários que cidadãos e cidadãs de diferentes setores da população postaram no site pessoal de Marina Silva, que também foi  presenteada com um grande número de mensagens de desagravo no seu Twitter. O posicionamento de Marina diante das agressões e suspeitas levantadas, bem como, a reação da cidadania sobre este acontecimento dimensionam um novo avanço desta líder verde, a bem do que todos juntos podemos construir na Nação. (Padinha).
O posicionamento ético

Marina com esta atitude reforça a sua liderança positiva no país
A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) entrará nesta segunda-feira, dia 16, com representação no Ministério Público Federal para que sejam investigadas as acusações de que seu marido, o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima, teria envolvimento com irregularidades em negócios que envolveriam órgãos federais vinculados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante a gestão de Marina (2003-2008). A própria Marina também pedirá para ser alvo das averiguações da Procuradoria, já que foi acusada, pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), relator das mudanças no Código Florestal, de agir em favorecimento de seu marido para impedir que ele fosse convocado a depor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados sobre sua suposta participação em fraudes.De acordo com a ex-presidenciável, sua iniciativa decorre “da profusão de denúncias requentadas que surgiram nos últimos dias nos meios de comunicação e da transformação de suas versões em fatos, sem que me tenha sido assegurado o direito de ter o mesmo espaço para que eu possa apresentar à opinião pública os meus esclarecimentos”.
“Quando se está na vida pública, não basta dizer que é você é inocente. Não basta fazer apelos para as pessoas acreditarem que você fala a verdade. Por isso é fundamental que cada denúncia seja investigada para comprovação da inocência ou da culpa por uma instituição que busca a isenção e tem por objetivo defender o interesse público, o Ministério Público Federal (MPF)”, afirma Marina.
Assim, nesta segunda-feira, às 18h30, a ex-ministra do Meio Ambiente se reunirá com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na sede do MPF, para lhe entregar representação com pedido de abertura de apuração de cada denúncia em que ela e seu marido são citados.
Convicta de que a verdade dos fatos será revelada, Marina aponta que as acusações levianas feitas pelo deputado Aldo Rebelo e outros têm origem em dossiês apócrifos que circularam nos corredores do Congresso Nacional e foram parar nas mãos de alguns jornalistas durante sua passagem no MMA. “Foi uma campanha difamatória, retomada agora.”
“Os autores dessas falsas informações são aqueles que tiveram seus interesses espúrios contrariados por minha decisão de, à frente do Ministério do Meio Ambiente, combater o comércio ilegal de madeira e o desmatamento criminoso na Amazônia”, diz.
Marina relembra que, com o apoio da Polícia Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), foram presas mais de 700 pessoas envolvidas em crimes, apreendidos 1 milhão de metros cúbicos de madeira ilegal, aplicadas mais de R$ 4 bilhões em multas, além de o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ter inibido a grilagem cerca de 35 mil propriedades.
E em vídeo no YouTube (http://migre.me/4xrmv), a ex-senadora apela para que seus simpatizantes divulguem a sua defesa, com base em informações que têm apresentado aqui no site/blog.
“Tudo tem sido feito de forma leviana e mentirosa com o objetivo de calar a minha voz no debate promovido pelo Congresso Nacional sobre as mudanças no Código Florestal e, assim, promover um grande retrocesso em prejuízo da proteção das florestas e do interesse do Brasil”, concluiu Marina Silva.


Alguns dos comentários tais como foram enviados por internautas
ivan nascimento

15/05/2011 CARA MARINA SILVA VENHO ATRAVES DESSE IMAIL DIZER QUE ESTAO COMETENDO UM GRANDE ERRO EM PROIBIR AS SACOLAS RECICLAVEIS POIS ELAS HOJE SAO RESPONSAVEL POR RETIRAR DO MEI AMBIENTE TONELADAS E TONELADAS DE PLASTICOS PROVENIENTE DO LIXO DAS GRANDES REDES DE SUPERMECADOS OS QUAIS QUEREM ACABAR COM AS SACOLIHAS DADAS MAIS CONTINUAR VENDENDO DIZENDO QUE E BIO DEGRADAVEL SERA QUE E MESMO. PAISES QUE PROIBIRAM AS SACOLAS E NAO ADOTARAM A RECICLAGEM HOJE ESTAO TENDO QUE EXPORTAR SEU LIXO PLASTICOS PROVENIENTE DAS EMBALAGEM DO COMERCIO EM GERAR POIS TUDO QUE ADIQUERIMOS EM UM SUPER MERCADO VEM EMBALASDO COM PLASTICO. QUEREM FAZER CAIXAS DE PAPELAO SERA QUE ELES NAO SABER QUAL E A MATERIA PRIMA USADA PARA FAZE-LAS A CELULOSE DE ONDE VEM DA MADEIRO AO MESMO TEMPO EM QUE ESTAMOS LUTANDO CONTRA O DESMATAMENTO, OUTRA SOLUCAO DO AMIDO DO MILHO ENQUANTO O MUMDO ESTA E FALTA DE ALIMENTOS E UMA GRANDE CONTRADICAO A SENHORA NAO ACHA. VI EM REPORTAGEM ONTEM NA BANDEIRANTES QUE UMA SENHORA USAVA SACO DE AROZ PARA SUBISTITUIR AS SACOLIHAS NO SEXTO DO LIXO E O MESMO PLASTICO VAMOS ANALISAR ISSO COM CALMA EU SO FIZ A 8 SERIE E NEM POR ISSO EU SEI VER QUE O QUE ESTAO TENTENDO FAZER E UMA LOUCURA. ALEM DOMAIS QUANMTAS MIL PESSOAS NAO VAM FICAR SEM EMPREGOS .OBS. AS SACOLAS RECICLAVEIS SAO A SOLUCAO PORQUE AS GRANDES REDES NAO COMERCAM A USA-LAS COM ISSO NAO VAMOS VER MAIS PLASTICOS NAS RUAS E NEM NOS ATERROS POIS ESSE MATERIAL VAI TER PRECO IGUAL AS LATINHAS DE ALUMINIO QUE HOJE RECICLAMOS 99 POR CENTO DELAS.O QUE ELES DEVIA ESTA HOLHANDO TAMBEM SE E O CASO AS FRALDAS. ABSORVENTES QUE POLUI TANTO QUANTO AS SACOLAS E NAO SAO RECICLADAS. OUTRA COISA AGENTE TEMOS QUE ARUMAR SOLUCOES E NAO PROIBIR POIS ASSIM E FACIL DE GSAVERNAR VC NSAO ACHA MUITO OBRIGADO

Martha
15/05/2011 http://jornale.com.br/zebeto/2011/05/14/lupion-ataca-marina/

Lupion ataca Marina

14 mai 2011 – 19:49
Em Maringá, na Expoingá, o deputado federal Abelardo Lupion (DEM), em discurso diante do ministro Wagner Rossi, onde demonstrou a preocupação dos ruralistas com o andamento das discussões sobre o Código Florestal, chamou a ex-ministra Marina Silva de débil mental.

Claudio Arthur Bia Junior

15/05/2011 Olá Marina,permaneço confiando em ti,até porque a sua decisão de ir ao MPF é a atitude que se espera de uma pessoa honesta que não teme ser investigada.Que Deus não lhe permita esmorecer pois precisamos de pessoas como voce.

Antônio de Pádua Padinha

15/05/2011 Mais uma vez fica evidenciada a ética e a cidadania desta líder nacional do Desenvolvimento Sustentável: os tiros irados de Aldo Rebelo (a mando do lobby ruralista) contra Marina sairam pela culatra, estão provocando mas simpatia para a luta dela e isso, até entre os Verdes, mesmo os que andavam meio que divididos em questões internas de reestruturação do PV. As agressões verbais contra Marina a recolocam na mídia e na web na liderança nacional do movimento sociambiental, avançando assim a criação do futuro do país, não menos do que isso.

Serle Medeiros

15/05/2011 Parabéns senadora, quando se é inocente deve-se ir até o fim. È de pessoas como a senhora que o Brasil precisa. Chega de leviandade de políticos irresponsáveis.

Carlos

15/05/2011 Se essa marina fosse presidente, o brasil parava e virava tudo mato e nós viveríamos como os índios viviam antes do descobrimento do brasil.

carlos

15/05/2011 Essa Marina é maravilhosa, ela tinha que ser presidente do Brasil

mauricio celso de souza

14/05/2011 Marina,diz uma coisa, desde quando as margens de rios, das nascentes e tudo o mais, são propriedade de alguem? Não é propriedade da união? Pública portanto? Não é assim de 1965 quando se instituiu o código florestal, que por sinal foi instituido ( se foi mesmo em 1965) pela ditadura militar, que de esquerdista não tinha nada? Então que direito tem essa caboclada ignorante de querer usar essas terras? Eles que comprem terras, se o que tem não é suficiente, isso é ganância pura. Força Marina, tem milhões ao teu lado, voce sabe disso!!

Marcos Hortz

14/05/2011
Alguma vez na história desse país já ouvimos um político levantar a voz e dizer: “Então me investigue”?
Eu desconheço a ocorrência de qualquer evento assim.
Parabéns, Marina Silva! Espero que esse ato sirva para mostar aos brasileiros o seu carácter e honestidade. Como diz o ditado: “quem não deve, não teme”. Aguardamos sua candidatura a presidência em 2014. Independente de questões partidárias, ESTAMOS COM VOCÊ!

Olga

14/05/2011 É isso mesmo, Dra. Marina!!! Me orgulho em ter votado em você nas últimas eleições!!

Bia Saldanha

14/05/2011 corrigir “discreção” por “discrição”

grata, Bia

Bia Saldanha

14/05/2011 Fábio Vaz de Lima, marido de Marina Silva, é uma pessoa idônea e de grande valor, que conheço há 16 anos.
Contamos com seu apoio em vários momentos ao longo da história de 18 anos do Projeto Couro Vegetal da Amazônia.
Desde que mudei para o Acre, em Janeiro de 2009, tenho orgulho de fazer parte de sua equipe, primeiro na Secretária de Estado de Governo do Acre, durante o mandato do Governador Binho Marques, e agora como colaboradora de sua gestão na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Por sua discreção, Fábio muitas vezes pode parecer menos do que é.
Enganam-se aqueles que pensam se tratar do lado fraco de Marina.
Ao contrário, Fábio é parte determinante de sua força, esteio de sua família, porto seguro.
Ao tentar difamá-lo, Aldo Rebelo perdeu o rumo. E perdeu qualquer credibilidade que ainda lhe restasse, a esta altura do desastroso processo de revisão do Código Florestal.
Desesperou, Apelou!

Felipe Silva

14/05/2011 Marina,
Que você tenha força para lutar contra a ordem dominante em prol do interesse público. Alguém com sua garra sabemos que não desistirá. Quem se fere com as acusações é o Aldo Rebelo, e nao você.

Força!

Neyde

14/05/2011 Estimada Marina, necessário se faz um movimento de entusiasmo sobre nossos verdes ideáis. Tenho notado um esfriamento por parte dos marineiros. Batalharmos somente em época de eleições, é pouco. Cada um de nós deverá manter a chama que irá proporcionar o aumento dos marineiros.

Bernardo Fonseca

14/05/2011 É exatamente isso Marina, mas eles não irão lhe calar assim como não irão conseguir calar quem está do lado da verdade. Força para todos nós!

Vanessa Tannús

14/05/2011 Acabei de receber o texto abaixo em um email. Poderiam me dizer qual a veracidade dele?

Segue abaixo o relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata- se de um Brasil que a gente não conhece.
Há duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui. Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução.
Para começar, o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense. Pra falar a verdade, acho que a proporção de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai. Portanto, falta uma identidade com a terra.
Aqui não existem muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, (e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro) ou a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do Governo.
Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando- se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades.
Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km ) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena (Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.
Detalhe: Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI.
Outro detalhe: americanos entram à hora que quiserem. Se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem- se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum se encontrar por aqui americano tipo nerd com cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas, pasme, se você quiser montar uma empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí, camu-camu etc., medicinais ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar ‘royalties’ para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia…
Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: Os americanos vão acabar tomando a Amazônia. E em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí:
Irão não minha filha, tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa’.
A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas. Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudobjetivo de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático). Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito fácil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares.
Pergunto inocentemente às pessoas: porque os americanos querem tanto proteger os índios ? A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animal e vegetal, da abundância de água, são extremamente ricas em ouro – encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.
Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de socorro a alguém que é do sul, como se eu pudesse dizer isso a Presidente ou a alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa.
É, pessoal… saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho.
Será que podemos fazer alguma coisa??? Acho que sim.
Repasse esse e-mail para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos.

Mara Silvia Alexandre Costa
Depto de Biologia Cel. Mol. Bioag.Patog. FMRP – USP
Opinião pessoal:
Gostaria que você que recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas. Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a acontecer. Afinal foi num momento de fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim poderá se aproveitar esta situação de fraqueza norte-americana (perdas na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a próxima guerra.
Conto com sua participação, no envio deste e-mail.
Celso Luiz Borges de Oliveira
Doutorando em Água e Solo FEAGRI/UNICAMP
Marco Dias
14/05/2011 Dra. Marina, confio absolutamente na sua idoneidade e no seu caráter moral ilibado. Estamos juntos nessa luta! que Deus te abençoe!

Agora, aqui, você também pode fazer alguma consideração ou trocar informações, em especial sobre a ocorrência de que Marina Silva e a luta pelo ecodesenvolvimento, no caso do Código Florestal, foram vítimas: você acredita que a solução da transparência irá reveter em 360 graus estes ataques?

Fontes: http://www.minhamaina.og.br/
             http://folhaverdenews.blogspot.com/
  

2 comentários:

  1. Centenas de twiteiros também se manifestaram a favor deste posicionamento ético de Marina Silva, inédito na política do Brasil, onde ela e o próprio PV em geral têm sido uma raridade, cidadania a serviço da Nação.

    ResponderExcluir
  2. Verdes precisamos criar uma estratégia para resolver a parada do Código Florestal, mesmo porque há outros grandes desafios, como Monte Belo, a questão toda das megausinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, a Reforma Política que precisa ser no mínimo de verdade, lutas nacionais que dependem de nossa ação e também de Marina Silva. Daí a força que tem este resgate de cidadania.

    ResponderExcluir

Translation

translation