PODCAST

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LIDER VERDE NO MIT BRAZIL EM MASSACHUSETTS

Marina divulga idéias verdes aqui e nos Estados Unidos

Nesta sexta-feira Marina Silva estará no Massachusetts Institute of Technology para realizar a sua segunda palestra nos Estados Unidos em uma semana, a primeira foi sete dias atrás na Brown University: nesse meio tempo, ela voltou a São Paulo para participar do segundo encontro público e aberto do Partido Verde dentro do movimento Transição Demnocrática, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislagitiva, onde se reuniu com mais 500 Verdes de várias regiões paulistas e brasileiras, representando cerca de 300 cidades do país: - O mais difícil foi encarar ida e volta nessa viagem aérea de 20 horas cada uma, comentou Bazileu Neto, que coordena as ações culturais e políticas de Marina Silva.
Ambos integram o recém-inaugurado IMS (Instituto Marina Silva), que tem um sentido também de voluntariado e com esta equipe mínima ocupa apenas uma sala modesta em Brasília e de onde se articulam palestras, conferências e participações em eventos, sendo que o espaço serve também de escritório político da ex-Senadora, ex-Ministra do Meio Ambiente, ex-candidata a Presidente da República pelo PV em 2010: - No momento, pra exemplificar, estamos estudando alguns convites, como o que Gerson de Paula, presidente do PV em Franca, interior de São Paulo, nos fez para ela ministrar lá um curso aberto sobre Desenvolvimento Sustentável. Até maio e junho nossa agenda está muito intensa, completou Bazileu Neto ainda nos bastidores do ato público para reestruturar o PV sábado em São Paulo.
Neste encontro, onde se reuniram lideranças verdes de expressão, tanto históricos do PV como ativistas jovens, foram definidos mais alguns pontos na luta pela democratização interna do partido, dentro dos princípios da cidadania, que são o fator nº 1 na atualidade da política. Alexandre Bissolli, Thúlio Pompeu, Cristiano Rodrigues, Marina Dompieri, Túlio Bonfim, Eduardo Frizi, Giovani Silva, entre outros, também  conversaram sobre isso com o dirigente estadual Oswaldo Ceoldo e com o escritor e vereador Gilberto Abreu, da equipe de Ribeirão Preto liderada por Joaquim Rezende. Foram também citados nos discursos algumas inovações ou atualizações de conteúdo do Partido Verde, depois de quase 25 anos que já tem o seu processo de formação. Maurício Brusadin destacou a necessidade de eleições diretas em todos os níveis e instâncias partidárias, Alfredo Sirkis deixou claro que “nossa reunião não significa que estamos querendo fundar outro partido e sim que queremos avançar mais ainda o PV”.
Marina Silva quer concentrar seus esforços na reestruturação do PV, de modo que a legenda consiga se consolidar nacionalmente como terceira via, se contrapondo ao PT e PSDB. "O desafio é fazer jus a isso que a sociedade sinalizou (na última eleição presidencial). A população quer uma nova forma de fazer política, quer um processo aberto e transparente, sem as velhas estruturas feudais. É para isso que cada um de nós deve se mobilizar".
Segundo a ecologista, é preciso que o partido aprenda a "agir em rede", ouvindo os segmentos sociais, e que absorva as boas experiências de outros partidos: “O projeto alternativo de desenvolvimento integrado se faz com os diferentes segmentos da sociedade". Por exemplo, Marina se diz orgulhosa de saber que as Casas de Marina (antigos comitês domiciliares de campanha) continuarão existindo, agora voltadas para ações sociais: "Isso é muito mais do que pensar em eleição. A eleição acabou, mas a causa continua, vai continuar, temos muitas lutas pela frente”.

André Rodini e Arthur Bandeira fotografaram até contatos em off...

...o discurso de Marina que agitou os Verdes no encontro em SP

um dos lados do auditório em São Paulo cheio também de vibração...

...a  homenagem à vítimas da violência no Rio antes dos trabalhos do PV

Marina indo à luta por aqui e no exterior pelo ecodesenvolvimento



Estas lutas e mais um enfoque internacional sobre a criação do futuro da vida no planeta ocuparam também as conversas em off no encontro em São Paulo, como a necessidade de impedir as mudanças ruralistas no Código Florestal, a batalha em relação à Belo Monte e outras megausinas hidrelétricas na Amazônia, a questão nuclear (com Fábio Feldmann e outros pacifistas pedindo um plebiscito e paralização do projeto Angra III ou até do Programa Nuclear Brasileiro), houve também sugestões para uma articulação com a SBPC para estimular no país energias limpas e renováveis, como a Eólica e a Solar, além de comentários sobre um mutirão de cidadania diante do crescimento da violência no país.
Sexta-feira em Massachusetts, dentro do evento MIT Brazil, Marina Silva estará se referindo também a este conteúdo de lutas e em especial, explicando a sua proposta essencial que é o ecodesenvolvimento, que torna a economia viável e ao mesmo tempo assegura a ecologia dentro de uma nova tendência de gestão pública, que ela e o PV defendem. Ela tem outras seis palestras já agendas nos States e também na Europa, assim como encontros e eventos no próprio Brasil, como um proximamente no Rio Grande do Sul. Os cachês das palestras e conferências garantem a sobrevivência de Marina Silva e do próprio IMS, mais ainda, permitem que ela fique politicamente independente. E nesta condição ética, vivendo do seu trabalho, ela pretende ajudar um avanço do Partido Verde para que ele venha a ser definitivamente o instrumento político para o avanço do país. (Padinha).

Brazil-MIT Forum: Pioneering Solutions for Global Challenges

The Brazil-MIT Forum brings together leaders from Brazil and MIT to seek solutions to common challenges. Sponsored by Santander Universities and hosted by the MIT-Brazil Program, the inaugural meeting will be held at MIT on April 14-15.
Energy. Environment. Entrepreneurship. Policy innovation. Twenty-first century challenges provide opportunities to think together. The Forum aims to foster Brazil-MIT collaborations that will bring about scientific and technological advances of global significance.
Featured speakers:
• Susan Hockfield, president of MIT
• L. Rafael Reif, MIT provost
• Jorge Moran, president and CEO, Sovereign Bank; country head, Santander U.S.
• Edvaldo Morata, chief of staff and head of corporate banking at Sovereign Bank
• Marina Silva, former senator, former minister of the environment, Brazil
• Fernando Haddad, minister of education, Brazil
• Sergio Rezende, former minister of science and technology, Brazil
• Pedro Moreira Salles, chairman, board of Itaú Unibanco Holding, Brazil
• Persio Arida, managing partner, BTG Pactual, Brazil

Fontes: http://ultimosegundo.ig.com.br/
            http://folhaverdenews.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Estamos todos indo à luta e são vários os problemas, grandes os desafios, uma razão a mais para uma nova estrutura organizacional e de conteúdo do PV e de todo o movimento pela cidadania, ética, democracia, além de alternativas de avanço do ecodesenvolvimento em todo lugar. A iniciativa Transição Democrática faz parte desta luta.

    ResponderExcluir

Translation

translation