As maiores lideranças do PV de Santa Catarina estão divididas entre o apoio a José Serra (PSDB), Dilma Roussef (PT) e a completa neutralidade ou independência neste segundo turno da campanha presidencial.
A semana foi marcada por adesões de lideranças verdes em ambos os lados da disputa. O candidato do partido ao senado federal, Fabiano Piovezan, participou de uma série de atividades ao lado do governador eleito Raimundo Colombo (DEM) e anunciou o voto em Serra. Piovezan, vereador na cidade de Joaçaba, conquistou 113 mil votos na campanha ao senado, o que representa 1,81% dos votos válidos.
Na capital, o vice do PV ao governo do Estado, Guaraci Fagundes, está atuando nas comissões que debatem a questão religiosa na campanha de Dilma Roussef em Santa Catarina. Teólogo afro, ele anunciou a sua adesão à campanha petista e vem realizando manifestações ecumênicas para pregar a paz e o fim da intolerância religiosa neste segundo turno. "Este é o nosso trabalho. Promover o diálogo e a paz na política, acabando com toda intolerância, racismo ou xenofobia", disse.
Rogério Novaes Marinou legal no sul do país |
Padinha se lembra de Rogério Novaes, início do PV
O engenheiro Rogério Novaes, que disputou o governo catarinense pelo PV, vem mantendo a discrição sobre seu apoio no segundo turno. Ele pregou a independência e não se manifestou até aqui a favor de Dilma ou Serra, como aliás é a postura institucional aprovada pela convenção verde do dia 17. O repórter paulista Antônio de Pádua, o ecologista Padinha se lembra de Rogério Novaes desde os anos 80, tempos heróicos da fundação do PV da estaca zero e cita que este líder barriga verde foi o principal batalhador pela passagem de Marina Silva ao 2º Turno. Na votação dos catarinenses, isso aconteceu..."Nem céu nem mar, temos que fincar o pé na terra, pé no chão, elevando nossa mente, esse é o PV", falava Rogério Novaes.
O PV conquistou resultados expressivos em Santa Catarina na disputa do primeiro turno, apesar de seus números finais terem ficado abaixo da média nacional. Em Florianópolis, a candidata Marina Silva obteve 70 mil votos, 28% do eleitorado, e ficou à frente da petista Dilma Roussef. A nível estadual, ela conquistou meio milhão de votos, o que representou 13.99% dos votos válidos. (Fabrício Escandiuzzi)
Fontes: Terra
http://folhaverdenews.blogspot.com/
Pés no chão, mente no céu, braços no mar, corpo no ar, espírito solto, livre, independente, este é o PV, a força política da criação do nosso futuro, futuro do partido e do país.
ResponderExcluir