Desenvolvida a partir do veneno de um peixe chamado popularmente de Niquim (encontrado nas regiões Norte e Nordeste do país) uma nova droga, com potencial de cura, é a descoberta do Instituto Butantan no combate à asma. E tem a vantagem de não apresentar os mesmos efeitos colaterais dos corticóides, medicamentos mais usados hoje contra esta doença.
![]() |
O medicamento é à base do veneno deste Peixe Sapo Niquim |
Monica contou ter passado os últimos 14 anos estudando o veneno de peixes no Instituto Butantan, em São Paulo. Há quatro anos, dedicando-se especialmente a analisar a composição do veneno do Niquim e sua atuação em camundongos, descobriu a presença de um pequeno componente, chamado peptídeo, que tem função antiinflamatória. “Ele pode não só prevenir a asma, como tirar o paciente da crise. Isso já está sob patente no Brasil e em outros oito países”, afirmou ela, comemorando o fato da pesquisa ter sido totalmente desenvolvida no país.
Mais detalhes sobre o problema da asma e a solução descoberta no Brasil agora
“A asma é uma doença inflamatória, controlada geneticamente e que recebe muita influência ambiental. Então, a poluição exacerba a inflamação asmática”, explicou Carla Lima, doutora da Universidade de São Paulo (USP) na área de imunologia. Segundo ela, o número de pessoas que sofrem com asma vem crescendo muito nos últimos 20 anos no país, principalmente por causa de fatores como a poluição. “No Brasil, há cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo com asma, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).”
Com toda a parte científica já desenvolvida, a descoberta da nova droga aguarda agora a fase de testes clínicos - que serão realizados pela indústria farmacêutica - para poder finalmente chegar à população.
“A parte científica, que envolvia todas as descobertas e o mecanismo de ação, já foi feita no Instituto Butantan. A segunda parte é uma parceria com o laboratório Cristália, que fará os testes clínicos e irá agora [analisar] de que maneira ela [a droga] será utilizada - se será comprimido ou aerosol. Só depois dessa etapa é que ela poderá ser comercializada”, afirmou Monica. De acordo com ela, se os investimentos do laboratório forem grandes, em três anos a droga poderá estar disponível para a população.
Fonte: Agência Brasil
Outros detalhes sobre a pesquisa e o seu atual desenvolvimento
Nova droga, desenvolvida pelo Butantan a partir do veneno do niquim, provoca menos efeitos colaterais que as usadas atualmente. Niquim ou Miquim é um popular Peixe Sapo no norte e nordeste do país, sendo o seu nome científico Thalassophryne Nattereri.
A droga desenvolvida a partir do veneno deste peixe.
“Hoje, o principal medicamento utilizado para a asma são os corticoides, que são muito bons, mas que não podem ser usados continuamente por causa dos efeitos colaterais. A vantagem do nosso é que é um produto natural, fácil de ser feito, brasileiro, e sem os efeitos colaterais”, disse Monica Lopes Ferreira, uma das principais pesquisadoras. Há 14 anos Monica pesquisa o veneno de peixes no Butantan em São Paulo. Há quatro anos, dedica-se especialmente a analisar a composição do veneno do niquim e sua atuação em camundongos, descobriu a presença de um pequeno componente, chamado peptídeo, que tem função anti-inflamatória. “Ele pode não só prevenir a asma, como tirar o paciente da crise. Isso já está sob patente no Brasil e em outros oito países”, afirmou.
“A asma é uma doença inflamatória, controlada geneticamente e que recebe muita influência ambiental. Então, a poluição exacerba a inflamação asmática”, explicou Carla Lima, doutora pela USP na área de imunologia. Segundo ela, o número de pessoas que sofrem com asma vem crescendo muito nos últimos 20 anos no país, principalmente por causa de fatores como a poluição. “No Brasil, há cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo com asma, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.”
A pesquisa sobre a nova droga aguarda agora a fase de testes clínicos -que serão realizados pela indústria farmacêutica- para poder finalmente chegar ao mercado.
“A parte científica, que envolvia todas as descobertas e o mecanismo de ação, já foi feita no Instituto Butantan. A segunda parte é uma parceria com o laboratório Cristália, que fará os testes clínicos e irá agora [analisar] de que maneira ela [a droga] será utilizada -se será comprimido ou aerosol. Só depois dessa etapa é que ela poderá ser comercializada”, afirmou Monica.
De acordo com a pesquisadora, a droga poderá ser lançada no mercado em prazo de três anos, basta agora um investimento por parte do laboratório. Cientistas brasileiros, a partir de nossa natureza, descobriram a cura para a asma. Este é o ponto mais positivo desta notícia. Vale a pena investir na pesquisa e na nossa natureza...
Fonte: Terra
Se o Governo investir mais em pesquisa científica e, por outra, preservar melhor os recursos naturais do Brasil, isso nos levará a muitos outros resultados de importância para a saúde, a ecologia e a vida das pessoas neste país e até, no planeta.
ResponderExcluirComo faço para fazer parte dos testes?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou funcionario público. Adquiri asma grave no exercício de minha profissão. Por mais que eu fale, comprove e mostre que posso morrer se trabalhar em certos setores, os chefes ignorando ordens médicas me transferem para esses locais insalubres o que provoca diversos comparecimentos meus ao PS local. Ja adquiri várias infecções por esse motivo. Gostaria de participar junto com quem ja se manifestou, de um grupo para experimento desse novo medicamento pois, acredito sinceramente que os médicos não estão interessados em curar ninguém e sim e fazer apenas uma manutenção de rotina, tal qual se faz com os veículos automotivos e outros bens duráveis.
ResponderExcluirA verdade é uma só, ninguém quer a cura de doença nenhuma meus caros, se acabarem as doenças, os laboratórios, os médicos, enfermeiros e afins perderão seus empregos, digo mais ainda, as empresas com seus enlatados, salgadinhos, doces, balas, já procuram adoecer os seres humanos desde criança para no futuro terem doenças, dando assim emprego para os médicos, não se enganem, por trás de tudo está o dinheiro, cada ser é apenas um fantoche nas mãos dos Governantes, falando em Governo... para que um monte de Vereadores, Deputados, porque não diminuem o número deles? Seria economizado milhões de reais, porque não abaixam o salário deles? Porque o povo tudo permite, tendo Carnaval e futebol ta tudo bom, o povo padece por falta de conhecimento.
ResponderExcluirNão falam quando foi feita a descoberta na matéria esta escrito que a partir de três anos estará disponível mas a partir de quando quando foi feita esta descoberta não se põe datas nas postagens???
ResponderExcluirEstou muito feliz com esta descoberta.......
ResponderExcluir