PODCAST

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

DOIS PIONEIROS VANGUARDISTAS PRATICAM TERAPIAS INTEGRATIVAS (ELES AVANÇAM A BUSCA DA SAÚDE)

Eles estão sendo vitais por exemplo para curar uma erisipela que me atacou o pé esquerdo após viagem de 8 mil km para documentário ecológico a partir da COP 30 em Belém do Pará


José Ribeiro e Wagner Deocleciano Ribeiro avançam em dupla a medicina integrativa por aqui no interior do país


Esta situação está fazendo com que tenha sido adiada a edição em São Paulo do documentário da equipe do movimento ambientalista, o especial Belém Que Não Vai Parar  (captado em 7 regiões do interior e do litoral do país), ele deverá vir a ser o piloto de uma série de programas com tema central a urgência da recuperação da ecologia, nascendo através do que rolou na COP30 da ONU tendo como prioridade ouvir a população sobre a chance de se criar no Brasil um futuro sustentável. Foram ouvidas pessoas do povo, cientistas, com exclusividade o Presidente da França e jovens ecologistas em sete estados, litoral e interior, algo que resultou em uma viagem de carro através de 10 dias por mais de 8 mil quilômetros em regiões diferentes. Esta sobrecarga criou a erisipela, como uma sequela da luta por este audiovisual de conteúdo urgente na atualidade ambiental, poderá gerar uma série de mini documentários em alguma TV ou em outra plataforma, streaming, youtube, com patrocínio e talvez na estrutura de uma co-produção. Agora os dois irmãos que praticam pioneiramente terapias integrativas e complementares (hoje já é uma alternativa começando a ter espaço também no SUS), buscam concretizar a cura do problema, um deles, o Dr. Wagner Deocleciano Ribeiro que também integrou a equipe para realizar o especial, lado a lado com o líder indígena Xavante do Mato Grosso Gaspar Waratzere (formado em história pela UFMT), além do diretor de fotografia André Castro de Souza, um novo talento do cinema em São Paulo que estará ao meu lado na edição deste piloto. 


A equipe base do doc que pode virar série ecológica


Dr. Wagner é além de autor de livros pela Amazon, médico homeopata. cirurgião pediatra, mantém  agora a Clínica de Integração da Cura da Familia pela Saúde Ambiental o ecologista Dr Wagner Deocleciano Ribeiro ao lado do seu irmão Dr José Alexandre Ribeiro, odonto que pratica terapia neural, acupuntura e medicina antroposófica fazem uma dupla que agiliza a cura de variadas doenças. Estão sendo vitais para me curar de uma erisipela. Um dos fatores essenciais desta dupla médica é a espiritualidade que colocam no seu trabalho de saúde. 


 A acupuntura é uma das práticas de saúde que se completam


A medicina integrativa é uma abordagem de saúde que une a medicina convencional com terapias complementares para tratar o indivíduo de forma completa, considerando aspectos físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais. Ela foca na parceria entre médico e paciente, com o objetivo de promover o bem-estar, a prevenção de doenças e o autocuidado, utilizando tratamentos como terapia neural, acupuntura, homeopatia e meditação, yoga e fitoterapia, baseados em evidências científicas. Entre princípios e características, a visão holística. Esta especialidade considera o paciente como um ser biopsicossocial, englobando a saúde mental, o estilo de vida, a alimentação, o ambiente social e os aspectos intelectuais ou cognitivos e espirituais do adoecer e da cura integrada. Parceria médico-paciente: Estabelece uma relação de colaboração, onde o paciente é um agente ativo na promoção da sua saúde. Combinação de tratamentos, ela integra tratamentos médicos convencionais com terapias complementares baseadas em evidências científicas. Foco na prevenção: Prioriza a prevenção de doenças e a promoção da saúde, além do tratamento das enfermidades existentes. Humanização: busca um atendimento mais humanizado, flexível e personalizado, adaptado às necessidades e peculiaridades de cada paciente. Exemplos de terapias integrativas e complementares, meditação e mindfulness, para ajudar na gestão do estresse e na atenção plena. Yoga: uma prática que promove o bem-estar físico e mental. Acupuntura: técnica milenar da medicina tradicional chinesa usada para aliviar a dor e promover o equilíbrio. Fitoterapia: uso de plantas medicinais no tratamento de diversas condições. Nutrologia: avalia e ajusta a dieta do paciente. Massoterapia: para relaxamento e alívio de tensões físicas e mentais. A medicina integrativa promove saúde ao unir práticas convencionais e terapias complementares, tratando corpo, mente e espírito, ela transforma a prática médica pois é um modelo de atenção à saúde que trata o paciente como um ser biopsicossocial, ou seja, considera não apenas tratar o paciente já mas aprofunda seus conhecimentos com as alternativas médicas tradicionais, complementares e integrativas segundo a Pan American Health Organization (PAHO).


Momento de destaque do doc ecológico com o Presidente da França em Belém do Pará

Fontes: Pan American Health Oraganization - Folha Verde News - Franca 24 Horas


Um comentário:

  1. Logo mais, mas informações nesta seção onde você pode postar direto seu comentário, se preferir, envie o seu conteúdo pro e-mail do editor padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation