A um só tempo pioneiro no passado e contemporâneo do futuro ele é acima de tudo um ecologista
 |
Uma foto síntese de quem é Manoel |
A empresa que este engenheiro agrônomo criou em 1982 lado a lado com o químico Antônio Carlos Meda enfrentou desafios do pioneirismo no setor de produtos naturais, dois incêndios monstros nas matas de Santa Tereza e na Serra de Cajuru onde inicialmente eles coletavam mel e própolis, a Apis Flora se tornou uma farmacêutica referência nacional em Ribeirão Preto e em 2 décadas já exportava para 7 países. Atualmente tendo como associada a Propolis France (empresa com 100 anos de vida, produzindo e vendendo mel na França) hoje a Apis Flora comercializa os seus produtos em todos os cantos do planeta. Agrônomo e pesquisador pela Unesp e pela USP, Manoel Eduardo Tavares Ferreira, nascido em Assis, nesse meio tempo em que avançava também como empresário, sempre se manteve ativo como um ecologista do interior paulista, tendo no seu curriculum vitae também as fundações da importante entidade ambientalista Pau Brasil e do próprio Partido Verde (PV). Para lançar o partido na região nordeste paulista saiu a prefeito de Ribeirão e mesmo enfrentando fortes candidatos da política tradicional, obteve uma expressiva votação. No momento, afastado da burocracia partidária, segue sempre como líder político, algo que Manoel revelou ainda jovem na luta de cidadania anti Nuclear, participando junto com ativistas da não violência de Franca também, de uma manifestação em Angra dos Reis, que mobilizou grandes lideranças nacionais (Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis, Lucélia Santos, Chico Mendes) e gente de todo o Brasil ainda antes da década de 90. Este protesto ajudou a mudar em parte o rumo da história, despertando na mídia o interesse pelas energias limpas, como a solar. Lançando desde então a guerra ambientalista e pacífica para a criação coletiva de um futuro sustentável, ele e toda nossa geração de ecologistas autênticos agora estamos diante da COP30 (conferência mundial do meio ambiente da ONU que será em Belém do Pará em novembro), um megaevento internacional que pode influir num avanço maior da luta contra todas as formas de poluição, contra os agrotóxicos e os transgênicos, pela agricultura orgânica, a favor da recuperação da ecologia (não só na Amazônia), a bem da saúde e de melhor condição de vida da população.
 |
O amor pelas abelhas mudou a vida do Manoel |
Mel para todo o mundo - Manoel Eduardo Tavares Ferreira é o personagem que nesta semana está em foco aqui no portal Franca 24 Horas e no blog Folha Verde News. Ele ia de bicicleta quando criança catar mel na mata para seu pai, depois na faculdade de agronomia pesquisou mais sobre as suas amigas abelhas, virou ecologista por amor a elas, estudou e então revalorizou o própolis, criando a Apis Flora, empresa sustentável ainda nos anos 80: o pesquisador virou empresário. O mel da Apis Flora foi escolhido mundialmente para os produtos infantis da Johnson & Johnson. Hoje tem associados na França que há 100 anos cultivam e vendem mel e própolis, juntos, exportam (em especial o extrato de própolis verde) para vários países o planeta das abelhas. Na empresa em que agora com franceses é sócio proprietário, Manoel Eduardo desenvolveu vários produtos além do extrato de própolis também o mel em cápsulas, líquido, spray, também a linha Kids, protetores labiais, balas de gengibre, óleos funcionais e variados méis compostos com extratos vegetais. A Apis Flora criou e lançou um biocurativo, um gel com atividade anti-séptica, também para tratamento de queimaduras ou lesões de pele e outras inovações de grande valor atualmente na farmacologia e na medicina natural.
 |
Momento da entrevista para o blog e o portal |
Aqui mensagem do Manoel Tavares Ferreira - "1. Aprenda a plantar, não somente horta, mas também as culturas de base (milho, mandioca etc.) e árvores (frutíferas, nativas, lenhosas). 2. Crie vínculo com alguma terra, quer seja um sítio próprio ou de um parente, um projeto, uma horta comunitária etc. Se envolva com as pessoas que lá vivem, vá aos poucos buscando formas de passar mais tempo no campo do que na cidade, aprendendo a plantar, construir, tratar os resíduos orgânicos e se curar na natureza. 3. Desenvolva habilidades práticas (cozinhar, marcenaria, conserto de máquinas, processamento de alimentos, costura etc.) Ensine essas habilidades às crianças e às pessoas amigas, próximas, vizinhas. 4. Procure um grupo de apoio mútuo, onde as pessoas cuidem umas das outras, façam produtos de necessidade básica coletivamente, como produtos naturais de higiene, remédios naturais como xaropes e tinturas de ervas, beneficiamento de alimentos, como conservas e fermentados. 5. Simplifique desde já a sua vida, liberando mais espaço físico e de tempo. Descubra tudo que você consegue fazer sem dinheiro, caminhar, exercícios, artes manuais e artes corporais, convívio com as pessoas queridas, jardinagem. 6. Se desprenda da lógica de consumir mais e mais. Prefira produtos artesanais que durem muito, de qualidade, feito por pequenos produtores, negócios sociais e empreendimentos econômicos solidários. Faça trocas, dê e receba presentes pelo valor afetivo, ao invés do valor financeiro. 7. Troque, armazene, multiplique e difunda sementes crioulas (nativas, não transgênicas, produzidas pela agricultura popular, familiar). 8. Reconheça que a vida vai ser muito melhor depois. Estamos somente em transição. A nossa criatividade e avanço é o limite do sistema"... Enfim, este é o Manoel, agrônomo, empresário, ecologista, um cidadão da hora que ajuda a criar o futuro.
 |
Manoel na entrevista com Padinha e Dr. Wagner |
Fontes: Folha Verde News - Franca 24 Horas - Apis Flora - Propolis France
Nenhum comentário:
Postar um comentário