PODCAST

sexta-feira, 26 de abril de 2024

GREENPEACE 25 ANOS DE LUTA PELA ECOLOGIA (SOU TESTEMUNHA DESTE AVANÇO DO MOVIMENTO AMBIENTAL NO BRASIL)


É hora de celebrar esta entidade maravilhosa a bem do meio ambiente também pela condição humana, pela vida, pela paz


Aqui e em todo o planeta segue essa luta maravilhosa para existir o futuro da vida


26 de abril de 1992. Em uma manhã nublada de outono, 800 de cruzes brancas são fincadas no chão. Ao fundo, a torre sinistra da Usina Nuclear de Angra e voluntários e ativistas do Greenpeace à frente da primeira ação pública da organização no Brasil. Eles se colocavam contra a usina de energia nuclear e  homenageavam os mortos na tragédia de Chernobyl. Em 1986, os reatores da central nuclear de Chernobyl explodiram, deixando um rastro de destruição. E então os greenpeacers eram só alguns pioneiros que se colocaram contra uma perigosa fonte energética, a favor das energias limpas e da criação do futuro sustentável, palavra que nem existia, mas sim este ideal já estava vivo para mudar a realidade de violência e avançar a vida, através do equilíbrio do meio ambiente. Hoje atuando em dezenas de frentes, centenas de países, só no Brasil somamos na Paz Verde 65 mil doadores, 3 mil voluntários e mais de 5 milhões de cyberativistas nas redes sociais. No caso deste nosso blog, há links das edições de notícias no Facebook do nosso editor Antônio de Pádua Silva Padinha, escrevendo direto matérias sobre o dia a dia do nosso movimento da ecologia, da cidadania, da não violência, também pela liberdade de informação, cultura da vida e criação de um futuro que venha a ser sustentável e feliz para toda a população. 


 Esta é também uma prioridade do Greenpeace

 

Muito importante é o apoio individual de pessoas que se identificam com estas causas e lutas, expresso em doação de dinheiro, tempo e inteligência, que garante a principal característica do Greenpeace, uma total independência de interesses políticos ou corporativos. Vale reforçar que a entidade não ganha nem um tostão de empresas ou de governos. 25 anos de confrontos com desmatadores ilegais na Amazônia (desde a época do meu amigo Chico Mendes), encarando o poder da indústria do petróleo e energia nuclear, produtores de alimentos transgênicos, os agrotóxicos que agridem a saúde das pessoas e do ambiente, os agressores dos povos indígenas e a nossa chance da natureza sobreviver a ajudar a criação de nosso futuro nesse embalo de mudar e de avançar a realidade. Vale a pena essa guerra da ecologia, entre já no site greenpeace.org  (logo mais e amanhã mais dados e comentários por aqui na seção de comentários do blog da gente Folha Verde News). 


Uma das ações inesquecíveis dos greenpeacers

Toda uma história de luta que todo mundo conhece com a coragem e a inteligência de ação que tem essa entidade (segue a luta)



Fontes: Greenpeace - BBC - folhaverdenews.blogspot.com.br

7 comentários:

  1. Depois mais tarde aqui nesta seção mais dados, opiniões e você pode com liberdade comentar ou se preferir, envie o seu conteúdo (texto, arte, foto, vídeo, pesquisa, noticia etc) para o e-mail do editor deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. "Ainda na ECO 92 no Rio fiz ação com o Greenpeace, antes junto com Fernando Gabeira e outros ecologistas (2 mil de todas as regiões brasileiras) fomos à luta em Angra dos Reis para alertar sobre os riscos da energia nuclear e ainda com Chico Mendes contra a destruição da Amazônia, para divulgar as energias limpas, não violência, recuperação ou defesa da ecologia para nosso país e planeta terem futuro, haver liberdade e condição humana da população": comentário de Antônio de Pádua, repórter, autor, ativista da ecologia, da não violência, da paz, editando há mais de duas décadas deste blog. Participe você também do movimento mais importante da atualidade, do que o Greenpeace é a maior vanguarda.

    ResponderExcluir
  3. "
    "Greenpeace é uma organização não governamental atuante em escala global que tem como objetivo promover a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Desde 1971, quando a sua história começou, o Greenpeace promove ações não violentas que têm como objetivo conscientizar, em médio e longo prazo, a população dos impactos ambientais, além de pressionar autoridades públicas e entes privados a agirem em prol de sua solução": tradução de comentário de Greta Thunberg, ambientalista, postado no site Brasil Escola.

    ResponderExcluir



  4. "O Greenpeace surgiu no início da década de 1970, quando um grupo de 12 ativistas se deslocou até o Alasca para pedir o fim dos testes nucleares na região. Ao longo das lutas e dos anos conquistou muitas vitórias como a proibição da caça comercial de baleias em escala mundial. No Brasil o Greenpeace começou as suas atividades em 1992, durante a ocorrência da ECO-92, sendo hoje muito ativo em pautas como o desmatamento da Amazônia, a proteção das populações e terras indígenas, a poluição dos oceanos e praias, a agroecologia e outras causas de grande importância": comentário do site Brasil Escola, a nós enviado pela ecologista Irene Aparecida Santos, de São Paulo (SP),




    ResponderExcluir

  5. Veja mais sobre "Greenpeace" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/greenpeace.htm

    ResponderExcluir
  6. "Está para ser ancorado no Rio de Janeiro o Raibow Warrior para marcar 25 anos do Greenpeace no Brasil. Ele foi fundado em 1971, a partir de uma ação que levou um navio pesqueiro alugado ao local onde norte-americanos fariam um teste nuclear, disse Renato Guimarães. A ONG tem atualmente três navios: Rainbow Warrior, Esperanza e Arctic Sunrise. Os navios são usados no mundo todo, seja para mobilizar a opinião pública, seja para denunciar crimes ambientais ou para servir diretamente em algo que esteja acontecendo, em forma de ação contra agressores da ecologia do meio ambiente": comentário hoje na Agência Brasil.

    ResponderExcluir
  7. "Se existe uma Ong que é 100% positiva, essa é o Greenpeace que desde a década de 70 no mundo e há 25 anos no Brasil tem realizado um trabalho maravilhoso, boa a homenagem deste blog": comentário de Paulo César Mendes, de Ubatuba (SP) que nos envia algumas fotos que captou na Reuters. A gente aqui agradece, paz.

    ResponderExcluir

Translation

translation