Cientistas e pesquisadores lançam suas candidaturas através de vários partidos buscando participar das eleições para mudar e avançar o país através de representantes em Brasília dos setores do conhecimento
Pesquisadores, professores e cientistas de várias gerações estão se candidatando para formar a Bancada do Conhecimento |
A pesquisa, a ciência, as universidades, a cultura e a educação poderão ter reforçadas as políticas públicas com uma representação no Congresso Nacional na próxima legislatura em 2023. Entre cinquenta e cem cientistas, pesquisadores, professores e ex-reitores devem se candidatar a deputados e senadores nas eleições deste ano com o compromisso de defender estes objetivos e interesses, segundo uma decisão e um manifesto lançado pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. Para fortalecer a própria SBPC os intelectuais já começam a ir à luta para a eleição de outubro e entre eles estão alguns já mais populares como o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o físico Ricardo Galvão, que será candidato a deputado Federal por São Paulo através de Rede de Sustentabilidade, com o apoio de Marina Silva, bem como, do movimento ecológico e de cidadania. Galvão por exemplo ficou conhecido no país e em todo o planeta quando foi demitido logo do governo atual por ter se recusado a mentir sobre o desmatamento da Amazônia.
O físico Ricardo Galvão (ex-INPE) sai candidato a deputado federal pela Rede em São Paulo |
No Rio de Janeiro, a pesquisadora Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), deverá sair a deputada Federal pelo PSB. Em Goiás, o professor e ex-reitor da federal UFG, Edward Madureira Brasil, vai disputar a eleição como candidato a deputado federal pelo PT. Madureira também é ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O lançamento de vários possíveis integrantes de uma Bancada da Ciência no Congresso Nacional vem sendo articulado desde 2018 por um grupo de cientistas e entidades, apoiados também por estudantes universitários. O químico Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou do grupo desta articulação e explica que a ideia surgiu como reação ao descaso das autoridades com a CT&I e a educação, com a percepção de que nada mudará se não houver uma representação autêntica do setor no parlamento. "Pesquisadores, professores, cientistas, intelectuais poderão aumentar o nível cultural dos parlamentares brasileiros, ajudando assim, além da formação de uma bancada do setor, a busca de soluções sustentáveis para os problemas brasileiros", comenta por sua vez o ecologista e editor deste blog Folha Verde News, Antônio de Pádua Silva Padinha: "É um avanço de cidadania".
O movimento de cidadania está apoiando esta iniciativa |
Manifesto da SBPC fundamenta as candidaturas |
Na opinião de Aldo Zarbin, os
candidatos vão contar com uma opinião pública favorável. “Passamos um período
terrível com a pandemia, a ciência e a tecnologia é que estão nos salvando: as
vacinas, os tratamentos, os materiais como máscara, o conhecimento sobre o
ciclo de vida do vírus, como interrompe-lo, como minimiza-lo, como fazer os
tratamentos no caso de infecção. A ciência está nos mostrando isso tudo e a
população vivenciou na prática este conceito", explicou Zarbin à Janes Rocha que fez matéria completa sobre este conteúdo no Jornal da Ciência.
Aqui uma da reuniões preparatórias para esta decisão... |
...capaz de oxigenar o Congresso em setores vitais para o Brasil como meio ambiente, educação e cultura |
Fontes: Jornal da Ciência - SBPC - folhaverdenews.blogspot.com
Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") envolve tecnologia, cultura, educação...e solução dos problemas brasileiros. Mais tarde, mais dados aqui nesta seção sobre a bancada dos cientistas na política, com o lançamento de candidaturas do setor nestas eleições.
ResponderExcluirVocê pode postar direto aqui sua mensagem, se preferir envie um e-mail para o editor deste blog ligado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e não violência, mande então para padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluir"Ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o avanço da sociedade. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia, solução de problemas": comentário no tema desta matéria no site Jus Brasil.
ResponderExcluir