PODCAST

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

BANCADA DA CIÊNCIA NO CONGRESSO NACIONAL

Cientistas e pesquisadores lançam suas candidaturas através de vários partidos buscando participar das eleições para mudar e avançar o país através de representantes em Brasília dos setores do conhecimento


Pesquisadores, professores e cientistas de várias gerações estão se candidatando para formar a Bancada do Conhecimento


A pesquisa, a ciência, as universidades, a cultura e a educação poderão ter reforçadas as políticas públicas com uma representação no Congresso Nacional na próxima legislatura em 2023. Entre cinquenta e cem cientistas, pesquisadores, professores e ex-reitores devem se candidatar a deputados e senadores nas eleições deste ano com o compromisso de defender estes objetivos e interesses, segundo uma decisão e um manifesto lançado pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. Para fortalecer a própria SBPC os intelectuais já começam a ir à luta para a eleição de outubro e entre eles estão alguns já mais populares como o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o físico Ricardo Galvão, que será candidato a deputado Federal por São Paulo através de Rede de Sustentabilidade, com o apoio de Marina Silva, bem como, do movimento ecológico e de cidadania.  Galvão por exemplo ficou conhecido no país e em todo o planeta  quando foi demitido logo do governo atual por ter se recusado a mentir sobre o desmatamento da Amazônia.


O físico Ricardo Galvão (ex-INPE) sai candidato a deputado federal pela Rede em São Paulo


No Rio de Janeiro, a pesquisadora Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), deverá sair a deputada Federal pelo PSB. Em Goiás, o professor e ex-reitor da federal UFG, Edward Madureira Brasil, vai disputar a eleição como candidato a deputado federal pelo PT. Madureira também é ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O lançamento de vários possíveis integrantes de uma Bancada da Ciência no Congresso Nacional  vem sendo articulado desde 2018 por um grupo de cientistas e entidades, apoiados também por estudantes universitários. O químico Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou do grupo desta articulação e explica que a ideia surgiu como reação ao descaso das autoridades com a CT&I e a educação, com a percepção de que nada mudará se não houver uma representação autêntica do setor no parlamento. "Pesquisadores, professores, cientistas, intelectuais poderão aumentar o nível cultural dos parlamentares brasileiros, ajudando assim, além da formação de uma bancada do setor, a busca de soluções sustentáveis para os problemas brasileiros", comenta por sua vez o ecologista e editor deste blog Folha Verde News, Antônio de Pádua Silva Padinha: "É um avanço de cidadania".

 

 O movimento de cidadania está apoiando esta iniciativa

Manifesto da SBPC fundamenta as candidaturas

Na opinião de Aldo Zarbin, os candidatos vão contar com uma opinião pública favorável. “Passamos um período terrível com a pandemia, a ciência e a tecnologia é que estão nos salvando: as vacinas, os tratamentos, os materiais como máscara, o conhecimento sobre o ciclo de vida do vírus, como interrompe-lo, como minimiza-lo, como fazer os tratamentos no caso de infecção. A ciência está nos mostrando isso tudo e a população vivenciou na  prática este conceito", explicou Zarbin à Janes Rocha que fez matéria completa sobre este conteúdo no Jornal da Ciência. 


Aqui uma da reuniões preparatórias para esta decisão...

...capaz de oxigenar o Congresso em setores vitais para o Brasil como meio ambiente, educação e cultura


Fontes: Jornal da Ciência - SBPC - folhaverdenews.blogspot.com


3 comentários:

  1. Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") envolve tecnologia, cultura, educação...e solução dos problemas brasileiros. Mais tarde, mais dados aqui nesta seção sobre a bancada dos cientistas na política, com o lançamento de candidaturas do setor nestas eleições.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui sua mensagem, se preferir envie um e-mail para o editor deste blog ligado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e não violência, mande então para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o avanço da sociedade. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia, solução de problemas": comentário no tema desta matéria no site Jus Brasil.

    ResponderExcluir

Translation

translation