PODCAST

segunda-feira, 10 de maio de 2021

DARKSIDE É UM GRUPO DE HACKERS QUE ATACOU O MAIOR OLEODUTO DOS ESTADOS UNIDOS NESTA VIRADA DE SEMANA

A BBC News informa que o governo americano declarou devido a isso um estado de emergência por todo o país

 


 O sistema de fornecimento do maior oleoduto dos Estados Unidos foi afetado por este...

...ataque cibernético, um tipo de ação digital crescente


O ataque cibernético que afetou uma das maiores redes de oleodutos dos States não tem motivação política nem é protesto contra uso de combustíveis fósseis se tratando apenas de um crime financeiro, usando as plataformas digitais atua como se fosse uma empresa. O Governo Biden declarou estado de emergência em várias regiões ainda no domingo  depois que a maior rede de gasodutos do país sofreu um ataque cibernético que aconteceu na noite de sexta-feira, paralisando o fluxo de combustível nos Estados Unidos. Um grupo de hackers desconectou completamente a rede e roubou mais de 100 GB de informações do oleoduto da empresa Colonial. O duto transporta mais de 2,5 milhões de barris de óleo por dia, o que corresponde a 45% do abastecimento de diesel, gasolina e querosene de aviação da costa leste da América do Norte. 

 A rede de oleodutos da Colonial se estende por 17 estados... 

 ...e o ataque cibernético gerou crise e estado de emergência


Analistas do mercado de petróleo dizem que, como consequência, os preços dos combustíveis devem subir entre 2% e 3% nesta segunda-feira. Mas o impacto será ainda pior se o apagão do oleoduto continuar por muito mais tempo. Já houve uma tentativa para restaurar o serviço, mas devido às constantes falhas nas linhas principais, o governo decidiu decretar o estado de emergência para facilitar o transporte de combustível por outros meios, principalmente rodoviários. O Departamento de Transportes divulgou em nota oficial que "esta emergência é uma resposta ao fechamento inesperado do sistema de dutos da Colonial devido a problemas de rede que afetam o fornecimento de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros produtos petrolíferos refinados nos Estados afetados". O estado de emergência abrange 17 estados da nação norteamericana e suspende as restrições de horário para o transporte rodoviário de combustíveis.


 Um dos comunicados digitais da DarkSide


Várias fontes confirmaram que o ataque cibernético foi causado por um grupo de hackers chamado DarkSide, que se infiltrou na rede da Colonial desde quinta-feira. "Pouco depois de tomar conhecimento do ataque, a Colonial desligou de forma proativa certos sistemas para conter a ameaça. Essas ações interromperam temporariamente todas as operações do oleoduto e afetaram alguns de nossos sistemas de tecnologia, que estamos ativamente em processo de restaurar", disse a assessoria de comunicação da maior empresa americana deste setor. Comentou no comunicado que está trabalhando com as autoridades policiais, especialistas em segurança cibernética e o Departamento de Energia para restaurar o serviço, considerado essencial. A DarkSide já realizou outros ataques antes e sempre pediu espécie de resgate em somas milionárias. 


O ataque é criminoso e parece não ter motivação política nem ser um protesto contra a poluição do petróleo 


O analista independente de mercado Gaurav Sharma por sua vez alerta que como resultado do ataque agora há muito combustível encalhado nas refinarias do Texas. Com o estado de emergência, os produtos petrolíferos poderão ser enviados por caminhões-pipa para Nova York, mas ainda assim o fornecimento ficará abaixo da capacidade do oleoduto. "A menos que eles resolvam tudo até terça-feira, o país estará diante de um grande problema", explicou ainda Gaurav Sharma: "As primeiras áreas a serem afetadas serão Atlanta e Tennessee, e depois o efeito cascata chegará a Nova York". Um detalhe importante é que o ataque cibernético ocorre em um momento em que as reservas dos EUA estão diminuindo e a demanda, especialmente por combustíveis para veículos, está aumentando. Isso poderá afetar preços de combustíveis globalmente (até talvez no Brasil). Outro pormenor, este fato ocorre quando os consumidores estão começando a voltar às estradas na medida em que a economia americana tenta se recuperar dos efeitos da pandemia.


Uma crise em oleodutos poderá gerar um problema global


A pesquisa inicial da Digital Shadows (que atua em casos similares em todo o planeta) sugere que os hackers provavelmente estão baseados em um país de língua russa e se aproveitaram do fato que muitos funcionários estão operando na colonial de forma online, em trabalho remoto por causa do Coronavirus e invadiram o sistema operacional. Este é um tipo de ocorrência crescente, segundo especialistas, a cada dia novas vítimas. Há muitas pequenas empresas que também sofrem ataques cibernéticos, isso está se tornando um grande problema para a economia global.


 Há também temores de acidentes e de desastre ambiental


Embora a DarkSide não seja a maior dessas gangues de hackers, o incidente destaca o risco crescente que o ransomware (em que um bloqueio online é feito por criminosos, que cobram um pagamento, geralmente em criptomoedas, para liberar o acesso) representa para a infraestrutura industrial de segurança e não apenas para o mundo dos negócios. A DarkSide costuma dar golpes do tipo ransomware. As vítimas de um ataque digital recebem um pacote de informações informando que seus computadores e servidores estão criptografados. A quadrilha com estrutura empresarial lista então todos os dados que roubou e envia às vítimas o link para uma "página de vazamento pessoal" onde os dados já estão carregados, aguardando a publicação automática, caso a empresa ou organização se negue a pagar o resgate. A DarkSide opera de forma profissional, como se fosse uma empresa e não um crime.


 Já houve alguns ataques cibernéticos também no Brasil mas em proporção menor ou em empresas menores do que a Colonial


(Na seção de comentários deste blog você poderá desde já ter mais informações sobre as ações dos cibercriminosos, um novo "empreendimento" da era digital: nesta edição do Folha Verde News vamos postar dois vídeos, um deles, da CNN que detalha crise no setor de combustíveis nos USA devido a este fato enfocado hoje aqui e um outro, da Band, que enfoca ataques cibernéticos também em crescimento no Brasil, até ataques virtuais a universidades públicas brasileiras, como informou a TV Cultura)


 A  linguagem virtual pode ser uma arma


Fontes: BBC - Digital Shadows - CNN - Band - Cultura

              folhaverdenews.blogspot.com


5 comentários:

  1. "A quadrilha virtual desenvolve seu próprio software usado para criptografar e roubar dados, e depois treina agentes "afiliados", que recebem um kit de ferramentas contendo o software, um template de ransomware por e-mail e treinamento para realizar ataques": comentário que está também na matéria da BBC News.

    ResponderExcluir
  2. "Os cibercriminosos afiliados", continua explicando a BBC: "...eles então pagam à DarkSide uma porcentagem de seus ganhos de quaisquer ataques de ransomware bem-sucedidos.
    Em março, quando lançou seu novo software que podia criptografar dados mais rápido do que antes, a gangue chegou a divulgar um comunicado à imprensa e convidou jornalistas para entrevistar seus integrantes".

    ResponderExcluir
  3. "Os hackers têm um site na dark web onde se orgulham de seu trabalho e fornecem detalhes sobre suas operações, listando todas as empresas hackeadas e o que foi roubado. Eles também têm uma página com um "código de ética", listando quais organizações a gangue se compromete a não atacar. A DarkSide também funciona com "access brokers" (intermediários de acesso) — que são hackers que trabalham para coletar os detalhes de login para o maior número possível de contas de usuários em diversos serviços. Em vez de invadir essas contas, esses intermediários de acesso vendem esses dados de usuário e senha para quem pagar mais — em geral, outras gangues de cibercriminosos que usam esses dados para cometer crimes muito maiores": comentário em resumo de vídeo CNN.

    ResponderExcluir
  4. Depois, mais tarde, amanhã, mais alguns dados sobre ataques cibernéticos, bem como esta ocorrência monstro agora nos Estados Unidos, venha conferir depois atualização nesta seção de comentários do blog da gente.

    ResponderExcluir
  5. Você pode postar direto aqui nesta seção seu comentário ou opinião, se tiver, mande o seu conteúdo (texto, foto, vídeo, arte, pesquisa, notícia etc) pro e-mail do editor deste blog que mais tarde divulgaremos o material, mande então já sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation