PODCAST

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

ESPECIALISTA AMERICANO EM ASSUNTOS DA AMÉRICA LATINA LAMENTA ATUAL POSIÇÃO BRASILEIRA EM RELAÇÃO TAMBÉM AO MEIO AMBIENTE AGORA COM BIDEN ELEITO

Thomas Shannon que já foi embaixador aqui dos Estados Unidos afirmou em Brasília que nosso país está bem mal posicionado politicamente: "É uma situação triste"


Há entre os democratas grupos que pedem uma retaliação ao Brasil devido à questão do meio ambiente

No jogo da democracia venceu quem declarou amor à ecologia da vida


Recebemos por e-mail um resumo da matéria de Mariana Schreiber feita para a BBC News e para o site Yahoo, confira a seguir aqui no blog do movimento ecológico, científico e de cidadania esta que é uma das principais informações pós-eleição americana.  A eleição de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos deixa a relação do Brasil com a maior potência mundial "em posição delicada", nas palavras do ex-embaixador americano em Brasília, Tom Shannon. "Foi um erro o presidente brasileiro basear a relação bilateral com os Estados Unidos na sua proximidade pessoal com Donald Trump, agora derrotado pelo democrata Joseph Biden. O Brasil tem um parceiro estratégico importante nos Estados Unidos mas está mal posicionado politicamente. É triste, porque as relações entre Brasil e Estados Unidos são importantes demais para o Brasil se encontrar nessa posição isolada no mundo". 


Tom Shannon conhece bem a relação Brasil-Estados Unidos


Durante a campanha, Biden manifestou preocupação com a preservação da Amazônia e chegou a cogitar retaliações econômicas contra o Brasil se o desmatamento não parar. Segundo o ex-embaixador, o tema ambiental "vai ser bem importante desde o começo da administração de Joe Biden os problemas só poderão ser evitados com diplomacia". "Historicamente, o Brasil e os Estados Unidos já desenvolveram um diálogo ambiental positivo e eu acho que isso é ainda até possível hoje, mas muito vai depender do Brasil e a maneira como o governo brasileiro enfocar o tema ambiental". Tom Shannon é considerado uma das maiores autoridades americanas em América Latina: além de embaixador em Brasília de 2010 a 2013, atuou como diplomata na Guatemala e na Venezuela e sua última função oficial foi em 2018 como subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos. No momento, atualmente, atua como assessor sênior de política externa no escritório de arbitragem internacional Arnold & Porter, em Washington. 


Num governo de transição já se vai sentir a diferença de posicionamento na questão socioambieantal...


(Confira depois mais algumas informações da entrevista de Thomas Shannon na seção de comentários do blog da gente, nesta edição vamos postar dois vídeos: logo mais uma reportagem da Band Jornalismo sobre este mesmo tema e um outro, uma homenagem do movimento ecológico e de cidadania à cantora Vanusa, que faleceu domingo e fez um trabalho de grande valor musical no Brasil)


 ...há democratas ligados aos Verdes e à cultura da vida e da não violência que querem sanções contra o Brasil


Fontes: BBC News - Yahoo - folhaverdenews.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translation

translation