PODCAST

domingo, 11 de outubro de 2020

PAPO DO PAPA DE ROMA COM O PAPA DO POVO DA RUA DE SÃO PAULO SURPREENDE TAMBÉM A MIDIA MUNDIAL

Papa Francisco ligou para Júlio Lancelotti: expressou preocupação com a violência e o sofrimento de toda população de rua em São Paulo e no Brasil de agora

 

 Ajudar os mais pobres é uma forma de oração na visão de Júlio Lancelotti que é um protetor do povo da rua

Religioso, que faz trabalho social no Brasil e até foi alvo de ataque de PM, criticado por alguns por se ligar na luta do povo da rua de São Paulo, atuando mais no sentido humanitário do que de religião, padre Júlio Lancelotti recebeu neste sábado um telefonema fora do comum no seu dia a dia: no outro lado da linha e do mundo, de Roma (Itália) o Papa Francisco manifestou sua preocupação com a segurança de Lancelotti, com a sobrevivência dos mais pobres nesse tempo de Coronavírus e outros desafios, dando uma palavra de solidariedade ao trabalho social que ele faz com a população de rua em São Paulo. Aliás, o atual líder católico atua com os mais vulneráveis desde quando era apenas o Jorge Mario Bergoglio, bispo em Buenos Aires, na Argentina. Pois é, nesta sábado, 10 de outubro o Papa Francisco telefonou para Júlio Lancelotti, vigário episcopal da Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de São Paulo, para manifestar sua proximidade à população em situação de rua e de risco nesse período de pandemia. Em off, conversaram também sobre a notícia que Lancelotti foi alvo de ataque de PM e radicais na capital paulista. 

 

 Antes de virar Papa, Júlio Bergoglio também buscava se aproximar do povão...

 ...o que continua fazendo até hoje no Vaticano

Segundo publicação na página oficial do padre brasileiro no Instagram, a ligação foi realizada às 14h15 (horário local) e o pontífice de Roma demonstrou solidariedade ao perguntar sobre a população de rua, a convivência com ela e as dificuldades enfrentadas. No comunicado, Lancelotti informa que o Santo Padre disse ter visto as fotos da campanha realizada para os vulneráveis durante a pandemia, que lhes foram enviadas recentemente por alguns jornalistas: "O Papa disse que viu as fotos que foram enviadas para ele e afirmou que sabe das dificuldades que passamos, mas que não desanimemos e façamos sempre como Jesus, estando junto dos mais pobres", diz o texto na rede social. 

 

  Júlio Lancelotti, o papa das ruas de São Paulo

"Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco se destacou pela busca da humildade, ênfase na misericórdia de Deus, ainda como o bispo de Buenos Aires. Jorge Mario Bergoglio, depois com a visibilidade internacional como Papa no Vaticano em Roma, manteve a preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso, menos dogmático e mais humanitário, Ele é creditado por ter uma abordagem menos formal ao papado do que seus antecessores, por exemplo, escolhendo residir na casa de hóspedes Domus Sanctae Narthae, em vez de nos aposentos luxuosos do Palácio Apostólico usados por papas anteriores. Ele sustenta que a Igreja deve ser mais aberta e acolhedora. Ele critica o capitalismo selvagem mas não apoia a Teologia da Libertação ou a tendência marxista, não sem razão escolheu o nome do santo dos pobres e da ecologia. Francisco é criticado por alguns por manter as visões tradicionais da Igreja Católica em relação a temas como aborto, casamento, ordenação de mulheres, celibato de padres, por outro lado é revolucionário ao se opor ao consumismo e priorizar a ação mundial contra as mudanças climáticas, em busca dum equilíbrio ecológico na realidade, foco de seu papado com a promulgação da encíclica Laudato si". (Texto extraído de notícia do jornal e site L'Osservatore Romano). 

 

 Depois deste tipo de violência, Júlio Lancelotti...



 ...tem recebido apoio agora de vários setores da população

Na conversa do Papa com o brasileiro, Francisco pediu para seu amor e preocupação serem transmitidos a todos os moradores de rua, os quais estão em suas orações. No último mês, Lancelotti virou alvo de ataques após o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), conhecido pelo pseudônimo "Mamãe Falei", e candidato à prefeitura de São Paulo, iniciar uma campanha difamando o padre, o chamando de "cafetão da miséria" e "uma das maiores farsas do Brasil" nas redes sociais. O padre realiza trabalhos sociais para ajudar moradores de rua há 36 anos e, desde o início da Covid-19, tem se dedicado mais intensamente à missão de reduzir o impacto da doença e de todas as dificuldades que abalam os mais vulneráveis, o povo pobre das ruas. 


 Jorge Bergoglio em Buenos Aires e agora também em Roma sai nas ruas e procura contatos pata apoiar a luta do povão...

...e esta semelhança de posicionamento fez agora o Papa buscar uma aproximação com Júlio Lancelotti


(Depois mais tarde, mais informações nesse tema na seção de comentários deste blog da ecologia e da cidadania, nessa edição do Folha Verde News vamos postar dois vídeos, um deles da BBC sobre o povo de rua em SP com dificuldade até de ter como matar a sede, a outra reportagem é um flagra de rua, num momento em que Júlio Lancelotti acabou de ser ameaçado por deputado candidato a Prefeito de SP)


 Importante a visão humanitária com o povo das ruas...

 Júlio Lancelotti diz que pratica isso por ideal e nega que sonhe um dia ser o Papa dos Pobres


Fontes: L' Osservatore Romano - Terra - Ansa 

               folhaverdenewsd.blogspot.com


3 comentários:

  1. Depois mais tarde mais informações e dados sobre os problemas do povo da rua e a luta humanitária em defesa dos mais pobres e vulneráveis, que independe de religião ou de política...

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui a sua opinião, se preferir, envie o seu conteúdo (texto, vídeo, charge, notícia, pesquisa etc) pro e-mail deste blog navepad@bol.com.br e/ou pro e-mail do editor desta página padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Mais tarde vamos divulgar outros ângulos da luta pelo povo da rua, algo para o que ficamos mais atentos em dias como hoje, Dia das Crianças, mas trem que ser sempre como uma opção de luta pelo próximo": comentário do ecologista Padinha ao editar esta matéria aqui no blog da gente. Mande a sua mensagem, OK? Mais tarde vamos editar essa seção do nosso Folha Verde News.

    ResponderExcluir

Translation

translation