Tecnologia e gestão mas também visão sustentável colocando a ecologia das florestas e da natureza em nível de importância até maior que o agronegócio: investir no reequilíbrio ambiental na Amazônia ou no Cerrado e na Caatinga fará bem à economia e à toda a população
 |
Imagem destes dias na Amazônia e mostrada na CNN na crise das queimadas no Brasil |
 |
Imagens de satélites até da Nasa confirmam rombo nas florestas por queimadas e desmatamentos |
Quatro
países americanos e outros da Europa já ofereceram ajuda para o combate ao fogo na Amazônia, o governo do Brasil ainda não respondeu propostas dos Estados Unidos, Chile, Equador, Reino Unido, França e da Comissão Europeia (CE órgão da UE). O que o presidente brasileiro disse é que a “tendência” é mesmo se editar um decreto de garantia da lei e da ordem (GLO), enviando militares das Forças Armadas para combaterem os incêndios que cresceram no norte e centro do país, já a imprensa mundial como BBC e CNN cobram que ele vá pessoalmente até as florestas para avaliar o alcance tanto das queimadas como dos desmatamentos já que houve dúvida sobre fotos da mídia e até sobre imagens de satélites. As mais recentes foram da Nasa, atestando um grande rombo no ecossistema amazônico, agora.
 |
Não faltaram fotomontagens e memes da crise atual... |
 |
...presidente da Câmara sugere recursos para que sejam tomadas "medidas efetivas" diz no Twitter |
Em todas as regiões do Brasil aconteceram manifestações contra o desgoverno ambiental em relação à Amazônia, este fato se deu também em 12 das principais cidades do exterior. Houve também muito panelaço no país durante pronunciamento por rede de TV e rádios de Jair Bolsonaro, conforme mostrou quase ao vivo o JN da Globo. De acordo com informações do Palácio do Planalto, os nove estados da Amazônia Legal já concordaram com a GLO (operações do Exército na área) e por enquanto apenas Roraima já assinou o pedido do envio de tropas. Em off, junto a jornalistas em Brasília, comentários que lideranças do Exército não consideram esta a melhor solução (soldado não é bombeiro), embora estejam prontos a colaborar.
 |
Manifestações de cidadania pipocaram por todo o país |
Existem soluções sustentáveis, até na China e na Índia, dois dos países mais poluentes do mundo, estão sendo tomadas medidas funcionais. Estes dois países emergentes já estão conseguindo ampliar com medidas ambientais a cobertura florestal. Segundo um estudo da Nasa, a agência espacial americana, divulgado de novo por jornalistas na Europa em meio à crise internacional das queimadas amazônicas, os chineses e indianos lideram o esforço de reflorestamento mundial hoje em dia, sendo responsáveis em sua maior parte pelo aumento de 5% na cobertura vegetal em 20 anos. O projeto chinês é o mais ambicioso da história e tem dado melhores resultados, segundo analistas. Maior poluidor do planeta, a China lançou já há 15 anos o Guerra à Poluição. O plano do Partido Comunista, segundo a agência estatal Xinhua, aumentou o porcentual de cobertura de floresta para 22,96% ainda em 2018, agora se planeja chegar a mais de 30% da restauração do equilíbrio ecológico na áreas mais afetadas. Outros índices de poluição do ar e contaminação do solo e da água também melhoraram. O levantamento da Nasa indica que a China responde hoje por 25% do aumento da cobertura vegetal do planeta nas últimas duas décadas e há até surpresa nesta informação: toda a área verde chinesa, 42% é de florestas. "A China é o país que mais refloresta no mundo, replantando cerca de 1% do total de florestas do planeta", explicou aqui no Brasil,Tasso Azevedo, que coordena o Projeto Map Biomas, que deveria ser ouvido nesse momento de crise no setor, deveriam estar sendo hoje consultados pesquisadores especializados de todos os órgãos, das universidades e de entidades ambientalistas, que foram até criticadas mas nunca são ouvidas...Foi muito criticada a postura governamental de acusar Ongs de serem responsáveis pelas queimadas e desmatamentos, quando estão liberadas e sem fiscalização atualmente as atividades ilegais em toda a Amazônia, onde na prática não há uma gestão ambiental sustentável.
 |
Manifestações em 12 cidades do exterior... |
 |
...também pedem medidas ecológicas urgentes... |
 |
...no Brasil que teve protestos em todas as regiões |
Outras duas informações estão agitando os bastidores desta crise nacional e internacional: o próprio presidente da Sociedade Rural Brasileira afirmou que o país não precisa desmatar mais nada, há terras suficientes para os plantios e a pecuária; outro dado é que o desmatamento na Amazônia pode ser o dobro do registrado pelo Inpe e que o governo achou exagerado, a conclusão é da análise de imagens de satélite feita por cientistas de universidade dos Estados Unidos. Isso é o que teria levado até Donald Trump cobrar providências do seu parceiro brasileiro.
 |
Protestos de vários tipos saindo às ruas.... |
(Confira depois mais informações na seção de comentários deste blog, mais tarde edição de mensagens, dê uma olhada também no vídeo que registra protesto em Salvador na Bahia contra fala do ministro do Meio Ambiente)
 |
...como no evento climático em Salvador |
De Brasília e da Câmara Federal veio a noticia de que Rodrigo Maia sugeriu que parte dos 2,5 bilhões do fundo da Petrobrás seja direcionado para conter emergencialmente as queimadas, para não haver falta de recursos nesta tarefa, "uma vez que o problema vem se agravando há cerca de 3 semanas e já está movimentando a opinião pública e países estrangeiros", comentou o presidente da Câmara dos Deputados em seu perfil no Twitter, alertando ainda que as medidas para o combate às queimadas precisam ser efetivas.
Clique aqui no link vídeo da CNN sobre a crise das queimadas
 |
Fauna da Amazônia também agradece medidas sustentáveis para controlar queimadas e desmatamento |
Fontes: Terra - BBC - CNN - Veja
folhaverdenews.blogspot.com
Aguarde, logo mais aqui nesta seção, um rescaldo de informações sobre a crise nacional e internacional devido às queimadas na Amazônia.
ResponderExcluirExistem atualmente centenas de satelites monitorando a floresta amazonica.Nada hoje em dia fica "debaixo do tapete".
ResponderExcluirCom certeza, caro Wellington, a tecnologia a serviço da ecologia. Agora, com toda esta pressão internacional, vai.
Excluir"Me parece que o ministro do Meio Ambiente, que foi vaiado em Salvador, está na marca do pênalti: vi no Jornal Hoje matéria sobre plano governamental debatido em Brasília para tentar atenuar o rombo das queimadas, entrevistaram duas vezes o ministro da Defesa, nem foi ouvido o responsável n 1 pela pasta do ambiente, mau sinal, acho que ele vai acabar como o bode expiatório desta série de erros de todo o governo, sem gestão e dos ruralistas sem visão da ecologia": comentário de Valdecir Lemes, de Pirassununga (SP), técnico agrícola, que nos manda material sobre como atenuar queimadas em áreas rurais. A gente agradece, vamos usar as informações.
ResponderExcluirColoque aqui seu comentário, como fez o engenheiro Wellington Ferro, de Franca (SP) ou se preferir envia mensagem pro e-mail do nosso editor padinhafranca603@gmail.com que aí a gente posta aqui para você mais tarde.
ResponderExcluir"Tem lógica esta suposição do internauta Valdecir sobre o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles não está apitando nada, acredito que deverá perder o cargo": comentário de Alba Santos Silva, de São Paulo, jornalista formada pela Unesp de Bauru, procurando o primeiro trabalho.
ResponderExcluir"Esta reunião em Brasília, convocada pelo governo reuniu nesta manhã os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Jorge Antonio de Oliveira Secretaria-Geral da Presidência), além do secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini, para tratar deste pepino. Se nada for feito de bom e de eficaz, você já sabe o nome da tropa de choque do Presidente, todos serão cobrados pela história": Gustavo Salles, técnico de som, que trabalha em coberturas e eventos.
ResponderExcluir