Recebemos aqui no blog do movimento ecológico, científico e da cidadania Folha Verde News matéria realizada pela repórter Bruna Cenço para divulgar a iniciativa do Fundo Mundial da Natureza (WWF), evento que a gente considera de extremo valor e até exemplar, para ampliar as informações da juventude brasileira sobre o desenvolvimento sustentável que só se concretizará a partir duma estrutura energética capaz de conciliar os interesses econômicos com os ecológicos, seja aqui em nosso país ou em todo o planeta. Confira a seguir um resumo do Dia Show e do Festival Tô Ligado. Estamos todos ligados, OK?
"Algumas coisas são tão corriqueiras no dia-a-dia que nem percebemos todo o processo por trás. Uma delas é a energia elétrica. Em mais de 90% das casas do Brasil e na grande maioria dos locais do mundo, você aperta o interruptor e a luz acende. Você pressiona o botão do controle e a televisão liga. Mas de onde vem essa comodidade e qual a importância de usá-la com consciência? É isso que milhares de estudantes nos estados de Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte têm sido convidados a se questionar, durante o Festival Tô Ligado na Energia.
![]() |
| Lançamento do Tô Ligado em uma das centenas de escolas onde rolou |
![]() |
| Na energia do reggae, do rock e da vida |
“O festival foi incrível e mostrou como economizar energia de forma divertida e consciente. Isso ajudou a maioria da nossa escola”, comentou Ludmylla Sarah, uma das participantes da equipe verde no interior do Rio Grande do Norte, um dos destaques da matéria do WWF. Ao som de reggae e samba, os alunos apresentaram suas composições próprias envolvendo o tema da energia e a importância de economizar eletricidade para preservar os recursos naturais. (Este resumo exemplifica o que foi todo o evento).
![]() |
| Conexão da energia sustentável com o pique dos jovens |
![]() |
| O fundo mundial da natureza e a cultura sustentável via os jovens do Brasil é uma parceria que precisa aumentar mais ainda |
| Seja onde for a energia do jovem é show |
O Festival Tô Ligado continua acontecendo até o final deste ano. Ao todo, serão estudantes de oito escolas na Bahia, oito em Pernambuco e quatro no Rio Grande do Norte, como um processo de disseminar a cultura da vida e do desenvolvimento sustentável nestas regiões problemáticas em termos de energia. Uma ideia que poderia ser imitada nas universidades, no Cerrado e por aqui no sul maravilha que aliás anda uma desgraça em termos de violência e de falta de opções para os jovens ligados menos em consumo e mais na natureza.
(Confira mais informações e mensagens na seção de comentários aqui do nosso blog da ecologia, da cidadania e da não violência: também estamos ligados, OK?)
Fontes: www.wwf.org.br
folhaverdenews.blogspot.com






A iniciativa do Festival Tô Ligado na Energia foi desenvolvida pelo grupo Neo Energa NeoEnergia, por meio das distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte)", explica Bruna Cenço: "É uma espécie de gincana em que alunos de escolas públicas aprendem e testam seus conhecimentos sobre uso sustentável, seguro e eficiente da energia. Durante quatro semanas, os alunos participam na sua escola de oficinas de teatro, música, grafite, conexão (que trata especificamente de temas de eficiência e segurança energética) e comunicação, além de outras tarefas. O WWF-Brasil é o responsável pelas oficinas de comunicação em todos os estados e pela realização do festival no Rio Grande do Norte".
ResponderExcluir"O Festival consegue promover de forma lúdica o pensamento crítico dos jovens em relação ao consumo de energia, possibilitando mudanças reais no comportamento deles e de suas famílias. A geração de energia nos reservatórios tem diminuído muito devido aos efeitos das mudanças climáticas e o combate ao desperdício de energia é um dos grandes trunfos para garantir energia a todos. Os jovens têm um poder enorme de mobilização e, a partir do momento em que eles se conscientizam, os resultados são enormes, isso e também a semente da sustentabilidade energética, sem a qual não haverá futuro para ninguém": comentário de Alessandra Mathyas, a responsável pelo projeto no WWF-Brasil.
ResponderExcluirLogo mais mais detalhes e mensagens aqui nesta seção, aguarde nova edição dos comentários, você pode mandar sua mensagem pro e-mail deste blog de ecologia e aí postamos aqui para voc^, mande ara navepad@netsite.com.br
ResponderExcluirVídeos, fotos, material de informação, sugestão de pauta, matérias, envie diretamente pro e-mail do editor de conteúdo do nosso blog, participe do nosso movimento, mande pro e-mail padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluir"Com tanta coisa ruim, consumo demais, comercial em excesso acontecendo na vida cultural, eventos como esse do Festival Tô Ligado, tem um sentido melhor e deveria ser promovido por todas as regiões do país": comentário de Eliza Ferreira, estudante da Unesp de Assis (SP).
ResponderExcluir"Uma mobilização destas é duplamente feliz, ajuda o jovem a encontrar um rumo, ao mesmo tempo que cria o compromisso com a ecologia na juventude atual em meio a uma realidade nada ecológica e tão violenta no país": comentário de Isa Castro Mendes, do Rio de Janeiro, médica pediatra.
ResponderExcluir