PODCAST

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O QUE SÃO AS MATAS CILIARES? WWF AJUDA VOCÊ A COMPREENDER MELHOR A LUTA PARA RECUPERAR A ECOLOGIA PERDIDA AQUI E EM TODO LUGAR

A entidade mundial da natureza criou uma série de perguntas e respostas nesse tema que é superatual agora também por aqui no interior e em todo nosso país 



Por aqui a informação sobre o valor das matas ciliares
Nosso blog ligado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e da não violência Folha Verde News resume para você aqui hoje algumas informações essenciais deste trabalho WWF que começa com este toque a seguir: "Não são apenas os animais que precisam ser preservados. É muito importante que todos cuidem também da flora, como as florestas nativas e as matas ciliares. Por isso, é fundamental que o modelo agropecuário atual seja revisto para garantir a sustentabilidade econômica e social do produtor rural, mas sem agressão ao meio ambiente". Um conteúdo da hora nesse atual Brasil ruralista. 

Sem as matas ciliares assoreamento dos rios e morte das nascentes

Floresta ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas, o nome mata ciliar vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Vale apenas lembrar que sem essas matas nas margens, os rios ficam assoreados e as nascentes morrem. Esta aliás é a situação caótica que mostra o meio rural em várias regiões brasileiras. 



Ecologistas da Mata Ciliar em Jundiaí SP plantaram 10 mil mudas (veja comentários)




Além das matas ciliares, fundamental a preservação ou a recuperação das reservas legais que são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento (corte raso), as últimas matinhas nas fazendas visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico, bem como, a qualidade do solo e da agricultura. As florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos mas isso precisa ser feito com um enfoque ecológico para se alcançar a sustentabilidade.


 Esta arte dimensiona o valor das matas ciliares


As pastagens estão na linha de frente da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção, o gado pasta e passa, fica a área sem vegetação, pronta para ser erodida.


Gado pasta em matas ciliares à poca da seca e ajuda devastar


O desmatamento é outra causa direta da devastação das matas ciliares. A Amazônia sofre, ainda hoje, um processo de diminuição contínua devido às políticas de incentivos à pecuária e culturas de exportação (soja, café, cacau etc). O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais de clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas nativas na região do Amazonas, do Cerrado, das últimas matas por todo o país, por aqui também.


Por todo meio rural brasileiro aumentou o desmatamento


(Confira na seção de comentários outras dicas WWF para você que vai à luta pela natureza e pelo desenvolvimento sustentável, confira por aqui no blog mais estas informações)

Possível e necessário manter a natureza viva nas fazendas


Fontes: www.wwf.org.br
              folhaverdenews.blogspot.com



7 comentários:

  1. Por sinal, confira o site mataciliar.org.br uma entidade ecológica que anda fazendo um trabalho da hora, na região de Jundiaí (SP) e da Serra do Japi, último remanescente no interior paulista da Mata Atlântica. Um trabalho exemplar que no seu conteúdo pratica o que esta campanha WWF prega.





    ResponderExcluir
  2. "Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Esta realidade se deve ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático de água": comentário na campanha WWF pelas matas ciliares.



    ResponderExcluir
  3. "Também as queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas de degradação. O efeito das queimadas leva a um empobrecimento cada vez maior so solo": Geraldo Santos, agrônomo de Piracicaba (SP) que elogia também esta campanha WWF: "Simples e eficaz".


    ResponderExcluir
  4. "Mesmo que você não viva nem trabalhe no zona rural, tem que ir à luta pelas matas ciliares, sem elas, os reflexos mais negativos chegam nas cidades": comentário feito pelo técnico agrícola (Dundação Paula Souza), Valdidino Franco em outra matéria neste tema postada neste blog. Ele atua em Franca (SP) na área rural e urbana.

    ResponderExcluir
  5. Depois confira aqui nova edição desta seção com mais comentários e informações, você pode colocar direto aqui sua opinião ou enviar sua mensagem para que isso seja feito pro e-mail da redação deste blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vídeos, material de informação, fotos, sugestões de pauta, mensagens, você pode enviar também direto pro editor do nosso blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário rural diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Estas matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente": comentário que Fabiana Morais, de São Paulo nos envia, resumindo um dos pontos da palestra que conferiu em São Paulo no lançamento da campanha WWF pelas matas ciliares.

    ResponderExcluir

Translation

translation