PODCAST

segunda-feira, 7 de maio de 2018

MARINA SILVA FALA EM LONDRES E SEUS ARGUMENTOS AVANÇAM A SUA CAMPANHA A PRESIDENTE DO BRASIL

Ela cita como motivação de sua candidatura o movimento da cidadania, também científico, ecológico, cultural e político que luta para mudar a realidade brasileira, sendo destaque na BBC onde foi enfocada numa matéria com simpatia e respeito



O evento anual  na Universidade de Oxford reflete também na campanha aqui


Importanta participação de Marina Silva na Universidade de Oxford domingo no Brasil Forum UK, evento anual organizado em Londres por brasileiros que estudam no Reino Unido: a sua fala é um roteiro lúcido das próximas eleições e da sua feliz candidatura, a bem do nosso país, "que não vai mudar com um grande pai, grande mãe ou um salvador da pátria". Ex-senadora e ex-ministro de Meio Ambiente, a ecologista e líder de cidadania Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede, afirmou neste domingo na Universidade de Oxford, que há um movimento de "infantilização" da política em diversos países do mundo, pelo qual os eleitores buscam "salvadores da pátria" para solucionar crises políticas e econômicas. Para ela, a busca por este tipo de liderança não trará renovação e mudanças ao Brasil. É o que mais destaca a mídia na UE do seu debate com estudantes e jornalistas em Oxford. 


Marina Silva foi lúcida como política e coerente com os seus ideais e lutas


"Em vários lugares do mundo estamos regredindo. As pessoas querendo o grande pai, a grande mãe, o grande salvador da pátria. O mundo não vai mudar com uma politica que infantiliza", comentou a líder política brasileira. Em uma fala de 45 minutos, Marina Silva elencou as principais conquistas dos partidos tradicionais dizendo que "o que deu certo deve ser transformado em direito, enquanto é preciso corrigir erros". Lembrou que o MDB foi um partido importante na luta pela democracia, destacou que o PSDB estabilizou a economia com o Plano Real, e que o PT reduziu a desigualdade social e a pobreza com o Bolsa Família.


Do Mal

Durante a participação na conferência, Marina Silva foi perguntada sobre que lições ela tira de duas derrotas como candidata à Presidência (em 2010 e em 2014). Ela afirmou que um erro foi "subestimar as estruturas que dominam o poder". Aqui outro trecho deste momento da fala de Marina: "Em 2010, eu participei do processo e foi uma eleição razoavelmente civilizada. Mas em 2014 ultrapassamos o limite da ética. Se você ganha mentindo, vai governar mentindo; se ganha com violência vai governar com violência", afirmou, criticando tudo o que vem acontecendo no Brasil e todo mundo sabe.


Jornalistas e estudantes brasileiros participaram dos Forum UK

Marina Silva lembrou que tinha em sua equipe de campanha a socióloga Neca Setubal, herdeira do Banco Itaú mas também ligada ao movimento ecológico, só que essa situação foi manipulada e usada contra ela pela campanha de Dilma Rousseff como se sua candidatura fosse para defender os interesses de banqueiros. "Isso graças a um marqueteiro, o João Santana, muito competente para o mal, com R$ 30 milhões de caixa dois. Não pode uma pessoa ganhar com o discurso do marqueteiro e não fazer nada daquilo que prometeu".  Questionada sobre como iria governar sem alianças partidárias que garantam votos no Congresso Nacional, ela respondeu alfinetando Dilma Rousseff e outros políticos mais: "Quando você pergunta como vou governar com três deputados e um senador, você tem que perguntar para quem tinha mais de 300 e não governou".


Marina conseguiu um fórum mais avançado que os debates no rádio e na TV


Mudar e avançar


Marina Silva também defendeu mudanças estruturais no sistema eleitoral como necessárias para uma renovação real da política. Uma das prioridades, segundo ela, deveria ser o barateamento das campanhas. "Não tem como ser politicamente democrático quando a gente substitui projeto de país por projeto de poder, onde compromissos são pragmáticos e não programáticos, e o que vale é tempo de televisão e dinheiro". Ela também defendeu a diversificação da economia e investimentos em logística e infraestrutura: "Não tem como o Brasil ser economicamente próspero com uma indústria que representa 11% do PIB quando já foi 25%. Quando a gente perde 30% da produção agrícola por falta de logística e armazenamento". Ela não foi muito questionada sobre fatos e lutas do movimento ecológico, científico e de cidadania porque as suas posições a as suas atitudes neste universo são muito conhecidas e coerentes desde quando atuava com Chico Mendes, um ícone da ecologia e símbolo dos povos da floresta do Brasil. Também, pouco se falou da sua campanha alternativa, nas redes sociais, por exemplo, com posts constantes no Facebook. Mas esses temas foram citados no contato com estudantes brasileiros e nos bastidores do Forum UK, um evento na Inglaterra que pode até definir a campanha presidencial no Brasil, pela liberdade do debate e a clareza das informações. 

(Confira na seção de comentários aqui no blog da gente outras informações, mensagens e opiniões)


Fontes: BBC - Terra
             folhaverdenews.blogspot.com


7 comentários:

  1. Depois faremos um resumo de outras informações do evento anual Forum UK, em que Marina Silva (Rede) por exemplo, admitiu uma eventual coligação com Joaquim barbosa (PSB) ou se mostrou contrária à privatização da Eletrobrás. Aguarde logo mais nova edição desta seção, a seguir já agora, alguns comentários para você conferir.

    ResponderExcluir
  2. "Eleição de 2014 foi fraudada, afirmou Marina Silva em Londres": comentário e manchete do site Poder 360.

    ResponderExcluir
  3. "A ex-ministra do Meio Ambiente também criticou o momento da venda da estatal. Para ela, vender 1 ativo desse para tapar buraco de erros que foram cometidos de endividamento público, sem que isso signifique resultado positivo prático para a sociedade é um equívoco": comentário também no site Poder 360, que informa também que Marina voltou a defender a prisão após condenação em 2ª Instância e o foro privilegiado como essenciais para combater a corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Depois, mais comentários, você pode aqui sua opinião ou enviar mensagem pro e-mail da redação deste blog, mande para navepad@netsite.com.br Outro e-mail que você pode usar é o do nosso editor de conteúdo aqui do blog da ecologia, mande sua mensagem que a divulgaremos, mande para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Um evento de grande importância porque discutiu problemas com muita liberdade": comentário de Rafael Mendes, de São Paulo, executivo, que também questiona a estrutura da campanha eleitoral no Brasil e os debates nos jornais, rádios e TV do nosso país, "que não mostram a mesma riqueza de conteúdo".

    ResponderExcluir
  6. "Marina Silva com Joaquim Barbosa os dois podem tornar mais forte a campanha e avançar o país e a cidadania nestas eleições": comentário de Alberto Nunes, de Vitória (ES), pesquisador e professor de Biologia.

    ResponderExcluir
  7. "É preciso Marina ir à Europa e se dar tão bem para que muitos por aqui no Brasil reconheçam a chance boa que o país terá no mundo com ela Presidente": comentário de Isabel de Castro Silva, do Rio de Janeiro, executiva da rede hoteleira.

    ResponderExcluir

Translation

translation