PODCAST

terça-feira, 10 de abril de 2018

PESQUISA MOSTRA QUE A MÚSICA PODE REEQUILIBRAR AS PESSOAS E ATÉ MESMO POTENCIALIZAR CURAS COMO POR EXEMPLO DA HIPERTENSÃO


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) demonstra neste estudo que através da música podem ser intensificadas algumas terapias além de causar ecologia humana e bem estar da pessoa mesmo em meio a situações de violência da realidade


A partir do efeito causo pela música em pacientes com hipertensão...

...esta pesquisa da Unesp acaba por comprovar a ecologia da música

Romeu Fontana, médico ginecologista da USP, já recomendava para quaisquer pessoas e mais ainda para mães grávidas curtirem músicas instrumentais ou pops suaves, como uma forma de saúde e ecologia humana para os bebês nascerem bem e agora, uma pesquisa foi feita pela Unesp mostrando que a música pode intensificar os efeitos de medicamentos também contra a hipertensão arterial, entre outras eventuais doenças ou desequilíbrios. O estudo, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), identificou os benefícios que causa a vivência musical em 37 pacientes, analisados profundamente. Os participantes da pesquisa foram avaliados durante dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, eles escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas eles apenas usavam os fones sem nenhuma melodia. “Nós concluímos que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos dos medicamentos, no caso, um anti-hipertensivo sobre o coração”,explicou o coordenador deste levantamento, o professor do Departamento de Fonoaudiologia da Unesp, Vitor Engrácia Valenti.


A pesquisa da Unesp usou música erudita e pop com melodias suaves




Para verificar os efeitos da música foi usado como método a variabilidade da frequência cardíaca, que tem mais precisão e sensibilidade para avaliar todas alterações no coração. Entre os efeitos que foram observados, a desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.





Durante a pesquisa os pacientes foram estimulados com músicas instrumentais das cantoras pop Adele e Enya. “Nós programamos essas músicas porque elas estão entre as mais popularmente aceitas”, comentou Vitor Valenti sobre a escolha. Ele e seu grupo têm pesquisado desde 2012 os efeitos da música sobre o coração. Nos experimentos anteriores havia sido usada música erudita. A partir de estudos feitos em animais, esta hipótese dos pesquisadores para os resultados da associação entre o medicamento antihipertensão e a música é que a combinação aumenta a absorção dos remédios pelo organismo: "Alguns tipos de música agem sobre um nervo que estimula o sistema gastrointestinal, causa uma vasodilatação, aumenta a absorção do intestino nos animais. Uma hipótese é que a música acelerou a absorção do medicamento pelo intestino”, explicou o coordenador ao final deste trabalho. Esta foi a base do estudo que também comprova ser a música um conteúdo de ecologia humana e que pode realmente dar bons resultados em algumas terapias médicas, além do bem estar, a chamada ecologia humana.   





Além de potencializar o tratamento em pacientes cardíacos ou hipertensos, a pesquisa de Valenti sinaliza que a música pode se tornar um método auxiliar para curar ou prevenir o desenvolvimento da doenças em pessoas, especialmente com essa propensão: "A música pode ser associada com o medicamento para melhorar ainda mais a saúde dos pacientes, até preventivamente, quando por exemplo uma pessoa tem alto risco de desenvolver uma doença cardiorrespiratória". Pela primeira vez se comprova cientificamente os benefícios que a música pode causar nas pessoas em situações de desequilíbrio ou sofrimento. Enfim, cá entre nós, a sofrência musical é positiva, claro que nem todo tipo de música... 

A partir deste estudo aumentará o valor ecológico e terapêutico da música


(Confira mais informações sobre a ecologia da música ou as terapias musicais aqui mesmo no blog da gente da seção de comentários nesta webpágina) 

Na cultura digital se amplia a chance de usar este conteúdo da música


Fontes: Isto É - Terra - Agência Brasil
             folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. Este estudo da Unesp pesquisando novas alternativas contra a hipertensão arterial, entre outras eventuais doenças ou desequilíbrios foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), que assim pôde identificou os benefícios da vivência musical em 37 pacientes em diferentes lugares, com todo o cuidado científico.

    ResponderExcluir
  2. Logo mais, aqui nesta seção outros comentários e informações, além de mensagens e opiniões sobre este potencial da música na vida de alguns pacientes e das pessoas em geral.

    ResponderExcluir
  3. Você pode colocar aqui seu comentário ou mandar a sua mensagem pro e-mail da redação do nosso blog de ecologia, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Material de informação, como vídeos, fotos, sugestão de pautas ou crítica ou tão somente a sua opinião ou experiência com a música, envie direto pro e-mail do editor de conteúdo deste blog, mande então para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Esta pesquisa da Unesp que teve a participação pelo que vi aqui da Oxford Brookes University me remete a uma outra que foi feita também na Inglaterra, provando que a música clássica fazia vacas produzirem mais leite": comentário de José Abramo, de São Paulo, filho de agricultores na região de Uberaba, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  6. "Tem a ver com esta informação aqui deste blog uma matéria que curti no site Catraca Livre, falando sobre como a música pode transformar o dia a dia duma pessoa": comentário de Luiza de Sousa, de Florianópolis (SC), que estudou música na Universidade da Bahia. Ela nos enviou a matéria, a gente agradece e vamos divulgar.

    ResponderExcluir
  7. "O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra que usar sons e letras são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar. A música pode transformar também o processo de aprendizagem e a vida das pessoas":
    comentário também de Luiza de Souza, musicóloga.

    ResponderExcluir

Translation

translation