Enquanto na Noruega e na Alemanha se desenvolve o projeto do avião elétrico para estar no ar em 7 anos (matéria de ontem aqui no blog da gente) na Rússia Rapahel Domjan veio da Suiça para testar a futura aeronave solar além da atmosfera da Terra
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O SolarStratos de Raphael Domjan já se prepara para 2020 |
O fabricante russo de sistemas, a empresa Zvezda, já iniciou
os testes de um escafandro para voos a altitudes de até 25 mil metros,
é o que está noticiando um correspondente da agência Sputnik, transmitida pela AFP. O
escafandro será então incorporado no avião que ainda é experimental SolarStratos, movido a energia
solar que vem sendo desenvolvido pelo engenheiro, piloto e explorado suíço Raphael Domjan nos últimos 5 anos de pesquisa. Agora em 2018 Domjan já começou o planejamento para a etapa mais decisiva, que será realizar um vôo acima da atmosfera terrestre, na estratosfera, um evento já agendado para 2020. Dando certo este experimento, que o piloto construtor prefere por enquanto chamar de aventura, ele será a primeira pessoa em nosso planeta a alcançar uma altitude de cerca de 25 mil metros da superfície e mais, num avião movido a energia solar que além do mais irá também atingir um recorde em termos de aeronave não reativas. Pode vir a ser um salto para o futuro, um avião movido à energia solar, que não faz ruído, não polui o ar, pode ser extremamente rápido e muito mais econômico do que os atuais transportes aéreos. Só um detalhe, para voar no SolarStratos a pessoa terá que estar vestida com as vestimentas de proteção de um astronauta.
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Para navegar no Avião Solar será necessário um escafandro de astronauta |
O piloto
precisará de um escafandro especial para ser protegido do impacto externo: para
minimizar o peso, o avião não tem pressurização. Segundo o diretor do fabricante Zvezda, o equipamento inovador é
baseado no escafandro Sokol, utilizado em condições difíceis de voo, protegendo
os cosmonautas (os astronautas russos) da possível despressurização da cabine. Este novo
escafandro difere do Sokol mais utilizado por ter um sistema especial de suporte de vida,
parecido com o utilizado nos escafandros para sair ao espaço aberto. O
escafandro para o piloto (e um dia também os passageiros) do SolarStratos será equipado com um sistema de oxigênio
e equipamento para absorver o dióxido de carbono. Além disso, o equipamento não
deverá impedir o controle da nave espacial pelo piloto.Segundo as previsões dos pesquisadores, o voo, planejado para 2020, deverá durar cerca de seis horas.
Com oito metros de comprimento e a envergadura de 24,8 metros, o avião
precisará de cerca de 2,5 horas para ganhar altitude. Após 15
minutos no ponto máximo, a nave já começará a baixar, precisando para isso de
aproximadamente três horas, segundo informa a empresa espacial russa. Porém, estas 2,5 horas em 2020 valerão por décadas de sonho para a concretização do Avião Solar projetado agora para ser o veículo de avanço do ser humano no futuro, comentou recentemente na BBC News Raphael Domjan.
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Raphael Domjan em 2 anos vai testar o Avião Solar a 25 mil metros de altitude |
(Depois na seção de comentários deste nosso blog mais informações, aguarde a noss próxima edição)
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Raphael Domjan. e o SolarStratos já na história da criação do futuro |
Fontes: AFP - Sputnick - Veja - BBC
folhaverdenews.blogspot.com
Aguarde nova edição de comentários que seguem desde a postagem de ontem, para mais informações, venha conferir aqui, participe da discussão do transporte aéreo futuro, quando finalmente estivermos vivendo quem sabe uma economia ecológica e uma realidade mais feliz...
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