A agonia da TV Cultura mostra falta de cidadania e de visão no estado mais rico do país
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Folha Verde News de profissionais de TV como também de jornalistas, de gente como Luiz Nassif, Saul Leblon e
Webster Franklin, entre outros, questionando o processo de desmanche e de privataria da TV Cultura de São Paulo: concordando com o movimento para impedir este crime cultural e apoiando um resgate da importância e do resgate do poder de produção da Cultura, televisão e rádio que marcam historicamente a busca de avanços na comunicação brasileira, como diz o ecologista Padinha, ao editar a edição de hoje de nosso blog de ecologia: estamos postando aqui também o texto de Joaquim Ernesto Palhares, do site Carta Maior, que sintetiza muito bem o problema. Confira a seguir.
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Mais um capítulo do processo de "privataria tucana" |
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O diretor da TV Cultura João Sayad é muito ligado a líderes tucanos |
TV Cultura: uma nova privataria em curso
"A ninguém mais é dado o direito de supor que o colapso da ordem neoliberal conduzirá, mecanicamente, à redenção da esfera pública na vida da sociedade. O que se verifica em muitos países, sobretudo na Europa, é que o pior pode acontecer. A imensa reconstrução a ser enfrentada ainda espera por seus protagonistas históricos. Em muitos casos, sequer existe o que recuperar. A crise realçou carências antigas; respostas nunca antes contempladas de fato, aguardam uma equação inovadora. Esse é o caso, por exemplo da democratização da mídia. Em São Paulo, nesse momento, o esfarelamento da TV Cultura, uma emissora pública que nunca assumiu integralmente a sua vocação, é uma referência dos desafios a superar.
A exceção de um pequeno hiato nos anos 80, quando, inclusive, alcançou índices de audiência de até 14 pontos, a televisão pública paulista teve seus objetivos desvirtuados pela asfixia, ora financeira, ora política. Ou, como acontece agora, espremidos pelo duplo torniquete de constrangimentos institucionais e econômicos. Dela pode-se dizer que até hoje não superou uma crise de identidade que conduz a permanente oscilação entre ser um canal estatal, um veículo público ou um arremedo amesquinhado de emissora comercial. A longa agonia da TV Cultura de São Paulo está longe de ser um problema apenas financeiro, como se alardeia, e menos ainda de natureza técnica. Nichos de qualidade indiscutível comprovaram a capacidade dos profissionais que ali passaram de gerar uma programação diferenciada, irretocável competência. Suas raízes são políticas, agravadas pelo peso de uma agenda histórica que hoje definha. Aqueles que decretaram a irrelevância da esfera pública na construção da sociedade brasileira e de seu desenvolvimento não poderiam jamais ter um projeto coerente de emissora de televisão, voltada para os interesses gerais da cidadania. Esse é o cerne da montanha-russa vivida pela TV pública paulista nas últimas décadas. Ele explica por que, no Estado mais rico da federação, uma emissora criada há 45 anos, ainda não sabe a que veio; não tem laços orgânicos com a cidadania; não dispõe de estrutura estável de financiamento e, sobretudo, continua a mercê do arbítrio de governantes de plantão que nomeiam e cortam cabeças ao sabor de suas conveniências fiscais e, pior que isso, eleitorais. A crise da TV Cultura, é forçoso repetir, alinha-se a um processo corrosivo que, por quase três décadas, hostilizou, desdenhou, induziu ao sucateamento e estigmatizou aos olhos da opinião pública tudo o que não fosse mercado; tudo o que não fosse interesse privado, que não refletisse uma eficiência medida em cifras e valores negociados em bolsa, foi desqualificado e loteado. Nesse funeral da coisa pública, seria um milagre se a emissora de TV do Estado que se notabilizou como a trincheira ideológica desse credo, tivesse outro destino que não o recorrente arrastar de demissões, o liquidacionismo de acervos, programações e talentos. Tudo a desembocar num eterno e desairoso recomeço rumo a lugar nenhum. A essa montanha desordenada de impulsos irrefletidos agrega-se agora um novo golpe: o loteamento da grade de programação pública aos veículos de mídia privada, alinhados à doutrina e aos interesses dos ocupantes do Palácio dos Bandeirantes. Reconheça-se a pertinência de um espaço ecumênico de debate jornalístico numa televisão pública, como contraponto à insuficiência - para dizer o mínimo - do noticioso oferecido pela maioria das emissoras comerciais. Não é disso, porém, que se trata. Quando se concede, unilateralmente, a uma corporação midiática, caso da Folha de São Paulo, 30 minutos semanais, em horário nobre, o que se sugere é uma apropriação do sinal público pela endogamia de interesses que não são os da sociedade. A construção de uma verdadeira emissora pública de televisão em São Paulo -e no Brasil - não é um capricho ideológico, mas uma necessidade da democracia brasileira. Trata-se de um serviço que a lógica privada do lucro não se dispõe, nem tem condições de atender. Não é fazendo da TV Cultura um anexo do 'jornalismo amigo' produzido na Barão de Limeira que esse objetivo será alcançado.
O desmonte da TV Cultura tem que ser interrompido: mais que isso, hoje ele tem condições de ser contrastado. O colapso da hegemonia neoliberal reforçou o discernimento da sociedade para a urgente necessidade de se construir exatamente o inverso do que se arquiteta sob as asas da Fundação Padre Anchieta. Ou seja, substituir a dominância dos interesses privados pela regulação democrática das demandas e aspirações da sociedade. Em São Paulo, o primeiro passo nessa direção tem que ser dado agora. É preciso impedir que uma privatização anômala do sinal público seja consumada na TV Cultura". (Joaquim Ernesto Palhares)
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O programa de Antônio Abujamra é um dos points da Cultura |
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Os programas infantis também são de grande valor |
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Roda Viva marca um avanço de cidadania na programação de TV no país |
Fontes: http://www.advivo.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com
Além de conquistas e avanços já históricos na televisão brasileira em meio século de luta, a TV Cultura é como uma universidade de comunicação, tendo lançado um grande número de profissionais de talento no Brasil, como nos lembra Cao Hamburguer, cineasta também "cria" da Cultura SP.
ResponderExcluirA importância de uma TV Pública - isso, quando a TV Cultura conseguir atingir este nível de conteúdo e de cidadania - poderá ser vital para mudar a atual realidade de mediocridade, de consumismo e de violência da mídia no Brasil.
ResponderExcluirOu seja, ao contrario do que pensam algumas autoridades governamentais, a TV Cultura não é apenas interesse de alguns poucos produtores e comunicadores e sim interessa à toda Nação, a população brasileira de telespectadores carece de uma TV à altura de sua necessidade de estímulos culturais de verdade e liberdade de informação, capazes de alicerçar uma evolução no país.
ResponderExcluirUma função similar e uma importânica igual à que tem hoje a Internet, com seus variados portais de jornalismo, sites de vários setores e blogs com independência e liberdade de informação, além de toda uma rede social de comunicação: isso é o potencial da TV Cultura, sendo desmontada, foco de desemprego e de destruição de um patrimônio do povo de São Paulo.
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