Segundo Mariana Haubert, repórter do site Uol no Distrito Federal, cerca de 40 mil pessoas foram às ruas de Brasília para protestar contra a corrupção, na duas edições anteriores, nesta marcha de cidadania que já começa a virar um grande evento. A mobilização dos moradores de Brasília contra a corrupção já chama a atenção de toda mídia nacional e até internacional, lideranças do movimento de cidadania de todo o país e estudantes já querem também participar e ela já tem data marcada. Após reunir aproximadamente 38 mil pessoas em manifestações realizadas em 7 de setembro e em 12 de outubro do ano passado, o Movimento Brasil Contra a Corrpução definiu a data em que a capital do Brasil completa 52 anos para protestar. É no próximo 21 de abril que os integrantes do movimento esperam que milhares de vozes façam coro às reivindicações. Jornais locais chegam a afirmar que agora em 2011 a marcha poderá reunir 100 mil pessoas.
Pessoas de todos os setores da população participam do movimento... |
...que busca brecar a corrupção e aprimorar a gestão pública no Brasil |
Este protesto criou uma imagem símbolo desta manifestação |
Na pauta, 13 itens pedem mudanças nas práticas políticas, como o fim do voto secreto legislativo e a transformação da corrupção em crime hediondo. Em reunião realizada agora, o grupo marcou a data da próxima marcha e também aproveitou para definir desde já algumas ações para este ano, além de mobilizar a mídia, que por sua vez, aumentará a participação de cidadãos e cidadãs. “A 3ª Marcha será nos mesmos moldes das que aconteceram no ano passado, sem inclusão de partidos políticos e com intensa mobilização virtual”, explicou Giderclay Zeballos, um dos integrantes em Brasília. No ano passado, mais de 25 mil pessoas ocuparam as pistas da Esplanada dos Ministérios em 7 de setembro. Logo depois, em 12 de outubro, mais 13 mil. Em uníssono, gritos de guerra contra a corrupção ecoaram pelos Ministérios. O recorde de público foi alcançado graças a uma intensa mobilização feita em especial a partir das redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Um grito nacional contra a corrupção
Zeballos explica que a lista de reivindicações cresceu, mas ainda é genérica. A intenção é filtrar o que for de maior interesse dos internautas agora nos primeiros contatos e a partir daí definir a pauta principal da marcha de abril. “Lutamos pelo fim da corrupção, mas como é muito abragente decidimos propor várias pautas mas vamos elencar as prioritárias até abril. Agora temos tempo para organizar e nos programarmos. Ainda é o começo, mas queremos colocar para o povo ter conhecimento da nossa luta e com o passar do tempo selecionar o que for prioritário para mudar o país”, afirmou Giderclay Zeballos.
"A cidadania tem o poder a mobilizar o país e até de mudar ou avançar a realidade, pacificamente e com inteligência", comentou por sua vez o editor do blog Folha Verde News, colocando-se à disposição deste movimento de grande importância para a criação do futuro da Nação.
Fontes: www.congressoemfoco.uol.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com
Assim como a luta dos cientistas e dos ecologistas por Um Desenvolvimento Sustentável, em caos como Belo Monte e Código Florestal, este movimento de cidadania é fundamental para definir o que será a Nação que estamos todos juntos criando agora, independente dos erros ou limites dos políticos e dos governantes.
ResponderExcluirPara um país se tornar realmente uma Nação é mesmo necessário que a população tome a liderança e critique os erros, supere os limiotes, indique os novos caminhos e assim se faz a história do Brasil nesse momento que vivemos agora, de problemas e de desafios mas também de muita esperança e até expectativa de avanços a bem de todo o povo.
ResponderExcluirMais uma vez o nosso blog de ecologia e de atualidades se coloca à disposição deste movimento de cidadania, no caso a luta contra a corrupção, marcha popular já marcada para 21 de abril em Brasília, no sentido de prestar um serviço de informação livre e apoio à criação coletiva do nosso futuro.
ResponderExcluir