PODCAST

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

HOJE NO RIO EVENTO POR BOM SENSO NO CÓDIGO FLORESTAL

Hoje, 5 de dezembro, segunda-feira,  um dia antes do previsto para a votação do novo Código Florestal  no Senado, o Rio de Janeiro sedia uma apresentação dum  audiovisual em defesa do atual Código Florestal Brasileiro, no Museu de Arte Moderna.  Vídeos de Fernando Meireles dão o tom do protesto. Haverá a presença da líder do movimento socioambiental Marina Silva e de outras lideranças políticas, também de personalidades ligadas à luta ecológica, como Gisele Bundchen.  A campanha #florestafazadiferenca, em apoio ao Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, é que promove, no MAM, o espetáculo/protesto audiovisual Manifeste. O evento, a partir das 19h, pretende reunir artistas, formadores de opinião e imprensa para ampliar a mobilizacão contra o projeto de lei que altera o Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional. O documento tem alguns pontos considerados negativos, retrógrados, ruralistas e se passar tal como está elas votações no Senado e na Câmara, poderá ainda em última instância ser vetado pelo Presidente da República ao sancionar a nova lei ambiental; "Dilma Roussef deu a sua palavra que vetaria os pontos mais radicalmente antiecológicos ainda em 2010, por escrito, é um compromisso ético, se agora ela voltar atrás, o retrocesso na legislação de meio ambiente do Brasil fará com que a Presidenta perca a sua autoridade moral perante a Nação", comentou o editor de conteúdo do blog Folha Verde News, mais uma vez divulgando esta campanha nacional.
Em parceria com o cineasta Fernando Meirelles, a campanha #florestafazadiferenca mobilizou artistas e especialistas para a gravação de depoimentos sobre o tema, o que vem gerando grande repercussão na mídia digital e impressa. Entre os apoiadores estão Wagner Moura, Gisele Bundchen, Alice Braga, Denise Fraga, Rodrigo Santoro. Os vídeos podem ser acessados no site www.florestafazadiferenca.org.br
Para a o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, o projeto de lei, se aprovado, representará perdas irreparáveis  ao meio ambiente, incluindo a anistia a desmatadores irregulares, diminuição da proteção das margens dos rios e favorecimento da expansão do agronegócio sobre biomas brasileiros. Todo este movimento a favor da ecologia, da cidadania e do desenvolvimento sustentável está criando bases para o futuro do país e da vida.
 
Como cidadã, Gisele Bundchen é ecologista

Momento em que Dilma assinou compromisso ambientalista

Videos ecológicos de Fernando Meirelles serão exibidos hoje no MAM...

...onde será homenageado também Sócrates, aqui com Osmar Santos e outros nas Diretas Já
 
Fontes: www.wwf.org.br
               http://folhaverdenews.blogspot.com


3 comentários:

  1. O Manifeste será uma oportunidade de mobilizar lideranças, mídia, opinião pública a favor de bom senso no Código Florestal: o movimento A Floresta Faz A Diferença luta por um equilíbrio entre um aumento da economia rural com a defesa dos recursos naturais brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Caso os pontos mais negativos do Código Florestal passem pelo Senado e de novo pela Câmara, só restará a chance de veto da Presidenta Dilma: ela se comprometeu, por escrito, com todo o movimento ecológico e de cidadania, entregando carta redigida a próprio punho a Marina Silva em 2010, a vetar estes pontos na hora de promulgar esta nova legislação de meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Um Código Florestal equilibrado entre economia e ecologia poderá vir a ser a base histórica para um avanço no Brasil do Desenvolvimento Susstentável, outra expressão para dizer, criação do futuro do país e da vida.

    ResponderExcluir

Translation

translation