Google investirá US$ 94 mi em Energia Solar
Investimento ajudará empresa americana a implantar projetos de energia limpa, informam Guilherme Abati e Henrique César Ulbrich, para a agência de notícias Reuters: a Google anunciou em seu blog que investirá uma cifra que quase chega a nove algarismos em quatro projetos de Energia Solar. A gigante americana tirará 94 milhões de seus cofres para ajudar na construção de projetos da empresa californiana Recurrent Energy. Enquanto isso, um país com extraordinários recursos solares como o Brasil, os investimentos nesta energia limpa são mínimos, o que compromete em termos de Desenvolvimento Sustentável a criação do futuro.
A informação sobre este investimento energético foi passada por Axel Martinez, tesoureiro-assistente da empresa internáutica. Segundo ele, em 2011 a Google já havia financiado a instalação de painéis solares em dez mil residências norte-americanas. O investimento anunciado agora é o primeiro em larga escala – a primeira realmente grande aposta da Google em energia solar nos EUA. Além disso, as ações até então eram para a instalação de geradores autônomos, nos telhados das pessoas, para que elas pudessem não depender da rede pública de energia elétrica. O aporte anunciado será, pelo contrário, para grandes “fazendas de geração” que fornecerão energia para a própria rede pública. O investimento acumulado no ano em energias limpas chega a mais de US$ 915 milhões em todo o mundo e a empresa tem planos de investir ainda mais nos próximos anos. Dos quatro projetos contemplados pela empresa, três estão previstos para serem concluídos em breve, no começo de 2012. O quarto estará finalizado perto do fim do próximo ano.
Os quatro projetos somados têm capacidade para gerar 88 megawatts/hora de energia – o suficiente para suprir uma cidade com mais de 40 mil habitantes, ou aproximadamente 13 mil casas. E parece que o poder público gostou mesmo dessa iniciativa: a prefeitura de Sacramento, na Califórnia, contratou os serviços do consórcio – formado pela Google, pela empresa de investimentos KKR e pela Recurrente Energy, que fornecerá a tecnologia – por 20 anos. Um investimento na ecologia e no futuro da economia...
Fontes: Reuters
Google
Estes grandes investimentos desta megaempresa dimensiona a importância atual desta alternativa energética para a economia e para a ecologia: algo para o que o Brasil - um país com os maiores recursos em energias limpas no planeta - ainda não acordou. Ou foi...adormecido, por outros interesses.
ResponderExcluirO Brasil tem Sol o ano todo e as condições de radiação são perfeitas para um sistema nacional de Energia Solar, o que resolveria as necessidades ou demandas do crescimento econômico, sem colocar em risco - ao contrário - os recursos da natureza, da ecologia, concretizando um Desenvolvimento Sustentável.
ResponderExcluirCientistas, pesquisadores de várias universidades brasileiras já desenvolveram formatos e sistemas para a implantação de Energia Solar, em vários países esta tecnologia está bem mais desenvolvida: no Brasil, as outras opções de energia menos limpas predominam, como megausinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, que deixam mais sequelas ambientais e sociais, comprometendo a Nação.
ResponderExcluirEnergias limpas e mais ecológicas, como a Eólica e a Solar, são dois sinônimos do movimento científico para uma realidade tecnologicamente avançada, viabilizando uma nova estrutura econômica e energética para a criação do futuro da vida e do planeta.
ResponderExcluir