![]() |
A partir de reivindicações dos estudantes como será a de hoje na USP.... |
![]() |
...eles também se manifestam sobre as lutas nacionais da cidadania... |
![]() |
...ocupando o abismo que existe entre Brasília e o Brasil de verdade.... |
![]() |
....diversos setores também participam |
![]() |
...cresce o movimento social, da cidadania e da ecologia.... |
Uma nova manifestação de estudantes deve acontecer hoje na Universidade de São Paulo (USP), conforme mensagem recibida via Internet pelo blog Folha Verde News: nesta segunda à tarde, eles protestam contra a expulsão de seis alunos, publicada no Diário Oficial do estado ainda no sábado. Também está previsto um acampamento em frente ao prédio onde fica o reitor João Grandino Rodas, que assinou decreto que oficializou a expulsão. Os estudantes foram expulsos da instituição por terem participado da invasão do Coseas (Coordenadoria de Assistência Social), ocorrida em março. No domingo, terminou o Ocupe Brasília com uma pelada de futebol na Esplanada dos Ministérios, estudantes de várias tendências ficaram na Capital Federal em defesa das lutas da categoria (como o direito à meia entrada e valorização do ensino público), se referiram também à megausina de Monte Belo e ao Código Florestal, alguns jovens gritavam "Veta, Dilma, pro Brasil sair por cima". Durante a semana em São Paulo, os movimentos Xingu Vivo e As Florestas Fazem a Diferença (por uma Nova Política) ocuparam a Avenida Paulista, à altura do cruzamento com o Rua Augusta e nas proximidades do MASP, alguns se deitaram no chão, impedindo o tráfego para fazer valer o pedido de cidadania: paralizar a construção de Belo Monte, na Amazônia, "o Brasil precisa optar por energias mais contemporâneas, como a Eólica e a Solar, que ajudam o crescimento da economia, sem destruir o equilíbrio da ecologia", disse um executivo que pediu para o seu rosto ser pintado da forma indígena por uma líder da manifestação.
No caso da manifestação de hoje, estudantes explicam que entre os expulsos estão dois alunos da ECA (Escola de Comunicações e Artes) e quatro da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), sendo a expulsão considerada autoritária. Por sua vez, a direção alega desrespeito do Regimento Interno da Universidade, segundo despacho assinado pelo reitor da USP.
Estudantes moradores do Crusp (Conjunto Residencial da USP), eles participaram de uma invasão do bloco da sala da assistência social, para reivindicar a melhoria nas condições de moradia e o aumento do número de vagas no alojamento. Os alunos passaram a dormir o local e se recusaram a deixá-lo, mesmo após a reitoria ter obtido a reintegração de posse na Justiça.
Todos estes fatos demonstram uma crescente onda de insatisfação e ao mesmo tempo, um aumento da consciência de cidadania (e até de ecologia) dos estudantes na atualidade, a partir da defesa de interesses da sua categoria, como argumenta o editor deste blog Padinha, "eles explicaram que estão também se manifestando sobre temas ou problemas de interesse nacional, de importância para toda a população".
Fontes: www.ecodebate.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com
Toda esta movimentação da juventude brasileira e todo este movimento de idéias enriquecem a democracia da Nação e alertam para erros, problemas e limites da atual realidade do país.
ResponderExcluirRealmente existe um abismo político e ético entre a Braília de uma maioria de políticos comprometidos apenas com seus próprios interesses e a influência dos lobbies mais poderosos e o Brasil das ruas, a Nação de verdade, atenta ao interesse nacional, em variadas lutas da cidadania (passando também pela ecologia de temas como Código Florestal e Monte Belo), como o ato público de hoje que deve acontecer na USP.
ResponderExcluirO que se espera é que os governantes e os policiais não tratem estes estudantes como bandidos e sim com o respeito que se deve aos jovens, aos cidadãos e cidadãs que defendem os seus direitos, como também o interesse nacional, as causas da cidadania e da ecologia, que mobilizam variados setores da população na atualidade.
ResponderExcluir