PODCAST

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REBELDIA SOCIAL E VIOLÊNCIA MARCAM INVASÃO NA USP

Estudantes  invadem Faculdade de Filosofia mas não como  luta política, ecológica ou cultural...

Um cinegrafista da Band chegou a ser agredido por estudantes da USP (Universidade de São Paulo), durante a ocupação de um prédio da universidade, que ocorreu hoje, ainda na madrugada desta sexta-feira.
Os tumultos na universidade começaram na noite de ontem, quando policiais da PM haviam prendido três ou quatro estudantes, acusados de portar drogas. Alguns colegas cercaram a viatura para tentar resgatar os  colegas. "Nós já sabemos como é a coisa, não podemos deixar nossos amigos nessa fria", tentou explicar um dos estudantes que estava mais calmo no momento da confusão. Outros jovens se juntaram e começaram até mesmo a entrar em briga com os policiais Logo em seguida, os estudantes universitários invadiram em massa a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais. Os estudantes atacaram as equipes de imprensa que faziam a cobertura do conflito, incluindo o cinegrafista da TV Bandeirantes, que foi atingido por alguns dos manifestantes quando tentava obter imagens dos estudantes presos. Seria melhor que estes estudantes da USP usassem a sua energia de jovens e lutassem pelas causas culturais, ecológicas ou por mudanças na realidade do país, comentavam os telejornais já na manhã de hoje, porém, alguns universitários ouvidos em sites da Internet falaram exatamente isso: a ocorrência foi apenas o estopim para disparar a revolta da juventude diante dos acontecimento da realidade no Brasil...

O conflito entre estudantes e a polícia: um sintoma da realidade de violência de hoje no país

Fontes: noticia@band.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. A rebeldia social dos jovens universitários reflete com certeza um clima de tensão na realidade do país (e de todo planeta, aliás): os estudantes não estão nem conseguindo dialogar ou usar a cabeça para resolver os seus problemas, já tensionados demais pelo dia a dia de violência, corrupção, desgoverno, injustiças...SOS realidade de agora em toda sociedade de consumo, nas capitais e até nas cidades do interior.

    ResponderExcluir
  2. Uns criticam a agressividade dos estudantes da USP neste caso, mas outros lembram que os policiais também nem sempre sabem resolver conflitos com serenidade, ou seja, o predomínio da violência na realidade é um alerta.

    ResponderExcluir
  3. Nos telejornais houve comentários de apresentadores do tipo: com tanta causa justa para defenderem, os estudantes vão lutar com a polícia em defesa de jovens drogados...Na opinião do blog Folha Verde News, toda a agressividade do momento tem por causa os erros e os limites da atual estrutura da realidade. Não é um episódio isolado, algo similar está acontecendo em todo lugar, no futebol, nas ruas, no dia a dia da população...

    ResponderExcluir

Translation

translation