PODCAST

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BRASIL VOLTA AO FUTEBOL ARTE E ISSO INFLUENCIA NA BOLA DE TODO O PAÍS


Fim de semana com muita emoção no futebol do Brasileirão e também da Copa Paulista

Depois da boa vitória diante da Argentina em Belém do Pará, onde a energia pura de 40 mil torcedores finalmente fez a Seleção Brasileira se ligar, há no ar um clima de esperança de que volte o futebol-arte que consagrou mundialmente os boleiros do nosso país, ultimamente meio amarrados por esquemas defensivos ou europeus demais. A ex-Copa Roca (Superclássico da América do Sul) vencida pelo Brasil pode estar ressuscitando uma forma de jogar mais à brasileira, o que pode garantir também a continuidade do trabalho do treinador Mano Menezes. E em especial, se ocorrer isso mesmo, vai consagrar a nova geração de futebolistas, como Neymar, Lucas Marcelinho, Cortez, Leandro Damião e companhia. Estrelas como Ronaldiunho Gaúcho e outros que ainda atuam na Europa terão que se virar para acompanhar o novo rítmo e quem ganhará com isso será o Brasil (à beira da nova Copa do Mundo) e o próprio futebol, além do mais a arte da bola é um fator de alegria do povo daqui e de todo lugar, no meio da violência do dia a dia em todo mundo. A arte da bola, um oásis de alegria na vida.
Esse clima influenciará também com certeza os jogos que, a paritr da rodada deste final de semana, começam a ser em pique de decisão: Vasco X Corinthians, São Paulo X Flamengo, por exemplo, buscando as primeiras posições, América de BH no sábado tentando finalmente vencer uma partida (no caso, o Palmeiras em crise) e começar a sair do G4 do rebaixamento. O time americano de Minas vem mostrando bola mas conquistando maus resultados, pode ocorrer uma virada nas próximas rodadas, aliás, os três principais clubes mineiros estão com esta expectativa.
E por aqui na região, a Francana (com vários jogadores oriúndos do América) poderá no domingo passar à segunda fase da Copa Paulista: será reeditato o tradicional clássico Fantasma X Feiticeira em Batatais e a equipe de Franca (que vem fazendo campanha melhor fora de casa) poderá pla primeira vez em vários anos avançar numa competição importante, em busca de resgatar a tradição de bom futebol que faz parte do clube prestes a comemorar 100 anos.
Como muito bem analisou Nilson Fradique, do jornal Diário e da rádio Hertz, a Francana sonha bem acordada com a classificação para a segunda fase da Copa Paulista. Isso mesmo, as circunstâncias ajudam. A Veterana precisa vencer o Batatais neste domingo, naquela cidade, pela última rodada da fase, e torcer por tropeços da Ferroviária e São Carlos. A Ferroviária enfrenta o Comercial em casa (time comercialino tem que vencer para ser líder do grupo) e o São Carlos joga em Ribeirão Preto, contra o Botafogo, que precisa ganhar para conquistar também uma vaga.Um contexto que pode ajudar a Francana, que tem sido muito prejudicada por má arbitragens dentro de Franca. Agora, poderá ser beneficiada por estar dentro de um grupo muito equilibrado e seus concorrentes diretos enfrentarem as fortes equipes de Ribeirão Preto, que inegavelmente têm muita força também na Federação Paulista de Futebol. Infelizmente o futebol, também por aqui no interior do país, não se faz apenas com a arte da bola, porém, as coisas estão mudando dentro e fora do campo, é preciso mesmo um avanço da cultura do futebol, que é até um fator de desenvolvimento sustentável, por envolver a qualidade de vida da população. Isso vale para a Francana, para o América e outros clubes de BH, para o Brasil e para o Brasileirão. (Padinha)
Um clima de festa e de futebol-arte em Belém do Pará e em todo o país....

...e até por aqui na região, onde a volta de Giovane Lage pode reequilibrar a Francana de novo

Ralf não aparece mas segura lá atrás...

...prá volta do futebol-arte, alegria do povo      

3 comentários:

  1. Por aqui na região, com a Francana fortalecida por atletas vindos do América de Minas (como Geovane Lage da Silva, Patrick de Oliveira, Jordan Ferreira e outros mais), no Brasileirão, com grandes jogos de decisão já neste final de semana, bem como, na expectativa de que na Seleção Brasileira prevaleça este tipo de futebol bem à brasileira, tudo isso junto, promete muita emoção nos próximos dias no futebol.

    ResponderExcluir
  2. Não apenas dentro do campo, fora dele também, dirigentes, treinadores, cada vez mais uma nova mentalidade vai se afirmando, o que poderá dar base a um resgate da arte da bola no país do futebol.

    ResponderExcluir
  3. Até no clássico regional, na tradicional disputa Fantasma X Feiticeira (Batatais X Francana), nos jogos do Brasileirão e em todo lugar, o resgate da arte da bola que o Brasil conseguiu em Belém do Pará influencia: há no ar um clima de resgate do futebol de verdade, isso é fator de alegria e até de qualidade de vida, no jogo do dia a dia da realidade cheia de problemas e de violência.

    ResponderExcluir

Translation

translation