O Instituto Nicaraguense de Cultura (INC) anunciou neste fim de semana o Prêmio Internacional de Poesia Rubén Darío, que será entregue em fevereiro do próximo ano. O INC informou em comunicado que o concurso será organizado durante a realização da Jornada da Independência Cultural Rubén Darío (1867-1916), conhecido como o "Príncipe das Letras Castelhanas" e "Pai do Modernismo", no 95º aniversário da "imortalidade" do poeta.
A fonte, o direitor duma entidade de poetas espanhóis, explicou que o concurso é aberto a poetas de todo o mundo, e que os trabalhos devem ser inéditos e serem entregues entre 1º de outubro e 15 de novembro deste ano. "Os poemas, com tema livre e escritos em espanhol, terão uma extensão mínima de 500 versos", disse Juan Pablo Mendes.
Rubén Darío tem sido visto como um dos poetas maiores da língua espanhola |
A seleção do prêmio será feita por um júri formado por cinco membros "de renome" no campo da crítica literária, e da criação poética, mas estes nomes não foram ainda anunciados ainda pelos organizadores.
O veredicto será divulgado em 18 de janeiro de 2012, data de nascimento de Rubén Darío e o vencedor receberá US$ 3 mil além da publicação do trabalho.
Fontes: EFE
http://folhaverdenews.blogspot.com/
Uma oportunidade rara, a publicação internacional de um livro de poesias. Poemas em espanhol não são muitos conhecidos por aqui, a não os criados por expoentes, como o poeta chileno Pablo Neruda ou a voz da liberdade da Espanha, Garcia Lorca.
ResponderExcluir