PODCAST

segunda-feira, 11 de abril de 2011

GREENPEACE FAZ SHOW ANTI-NUCLEAR

Entidade ambientalista alerta sobre riscos do nuclear em show pós-Fukushima na Espanha

Um mês após o acidente nuclear em Fukushima, no Japão, o Greenpeace lembrou a tragédia nesta segunda-feira, projetando imagens espetaculares antinucleares e mensagens nos reatores espanhóis. Em grandes letras luminosas, a ONG pacifista lançou "Nunca mais Fukushima" e "Perigo Nuclear" nas laterais das seis usinas nucleares da Espanha, assim como uma imagem da cabeça da obra-prima de Edvard Munch "O Grito", transformada em um símbolo nuclear.
A organização ambiental afirmou que quis "chamar a atenção para o funcionamento perigoso" das usinas. No Brasil, há articulações para que se repita a performance nas usinas em Angra dos Reis.
O Greenpeace informou às agências de notícias que as usinas espanholas têm uma idade média de 29 anos e "sofrem sérios problemas de segurança".

A arte anti-nuckear de Edward Munch

Dias atrás Greenpeace fez também no Brasil performance crítica sobre o nuclear
A mais velha delas, em Garona, no norte do país, entrou em operação em 1971 e tem "importantes problemas de corrosão em diversas partes de seu núcleo", afirmou o Greenpeace Espanha em um comunicado. Um grupo defensor do meio ambiente espanhol, Ecologists in Action, descreveu Garona como a "gêmea" de Fukushima.
O governo espanhol afirmou no mês passado que irá rever as medidas de segurança em todas as suas usinas nucleares, na sequência do desastre no Japão. O primeiro-ministro socialista, José Luis Rodriguez Zapatero, prometeu durante as eleições gerais em 2004 e 2008 eliminar gradualmente a energia nuclear à medida que a vida útil das usinas nucleares expirasse.
Mas, desde então, ele suavizou sua postura, e em julho de 2009 o governo afirmou que estenderia a licença de operações para a usina de Garona por mais dois anos, até julho de 2013...

Fontes: AFP/Yahoo
             http://folhaverdenews.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Nos bastidores do encontro do PV neste domingo em São Paulo um dos assuntos era uma manifestação que está por ser marcada em Angra dos Reis, não só contra as usinas nucleares e sim também a favor das energias mais limpas como a Eólica e a Solar.

    ResponderExcluir
  2. Uma das idéias que rolavam nos bastidores do encontro dos Verdes em São Paulo, inclusive entre o pessoal do MMS, era o comentário que estava entre as propostas apresentadas por Fábio Feldmann: ele defende um plebiscito para decidir sobre instalações de usinas nucleares em território paulista. O mesmo pode valer para Angra dos Reis, no Rio. No texto, ele diz "precisamos de um sistema de energia que seja capaz de atuar contra as mudanças climáticas, baseado em energia renovável e que seja eficiente. Atualmente, as energias nucleares no mundo todo produzem menos energia que as formas renováveis e sua participação na matriz energética mundial irá decair na próxima década". O texto informa ainda que um plebiscito, no caso da Constituição do Estado de São Paulo (artigo 20, XVIII), pode ser convocado pela Assembléia Legislativa, o Governador pode mandar uma mensagem neste sentido aos deputados. É talvez o que precisa ser feito para que a população ganhe mais informações e tenha a oportunidade de se manifestar e de decidir sobre este tema de muita atualidade e importância.

    ResponderExcluir

Translation

translation