Nem mesmo aqui para esta região considerada a Califórnia Caipira (entre o nordeste paulista e o sudoeste mineiro), cada vez mais invadida pela cana, por aqui não tem projeto de Eólica, mesmo aqui na zona da Serra da Canastra, com amplos vazios e altitude média de mil e duzentos metros, onde tem uma constante ventania, um dos maiores potenciais de vento (e de energia limpa) do interior do país. Cientistas e lideranças verdes precisamos reivindicar para aqui (e para todo o Brasil) novos projetos de Eólica e de Solar, energias que vão mover nossa Nação para o futuro da vida.
Os projetos de energia eólica (gerada pela força do vento) no país, com entrada em operação prevista até 2013, somam R$ 25 bilhões em investimentos, informa reportagem de Tatiana Freitas para a Folha de São Paulo em sua edição de hoje (19 de abril).
A projeção é da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) considera empreendimentos vencedores de leilões em 2009 e 2010, a conclusão do Proinfa --programa de fontes alternativas do governo-- e projetos com venda de energia prevista no mercado livre, que reúne grandes consumidores.
![]() |
| Marcelo Pliger/Editoria de Arte/Folhapress |
![]() |
| Nossa macrorregião tem um dos maiores potenciais do país para energias Eólica e Solar Fontes: UOL folhaverdenews.blogspot.com |


Por que não existem projetos de parques eólicos no interior do Brasil?...Talvez porque toda esta vastidão de áreas (muito apropriadas para energias Eólica e Solar também) estejam reservadas para a cana, biocombustíveis, hidrelétricas e outros sistemas energéticos mais poluentes ainda. É hora de rever o programa de energia do Brasil sob pena de não existir nos próximos anos condições para se mover a criação do futuro, outra palavra para dizer ecodesenvolvimento e vida.
ResponderExcluir