O Roda Viva dessa segunda-feira vai falar de poesia. No centro do programa da RTV Cultura, o poeta e escritor Ferreira Gullar, dono de um "poema sujo" e de uma incessante capacidade de criar e de acreditar na criação. Gullar completou oitenta anos de vida, de repente pode vir a ser um dos produtores culturais eternos do Brasil (embora ele não se veja assim): ele vai recitar nesse Roda Viva trechos de suas vivências, de São Luiz do Maranhão, do exílio durante o governo ditatorial, do Rio de Janeiro, das artes plásticas que circundaram sua poesia, dos amigos artistas, dos que foram, do que estão agora a seu lado e dos que virão. O Brasil é o país da natureza, do futebol, do carnaval...e também da poesia?
...Isto também está em questão em meio a esta realidade de cada vez maior violência, que invade o carnaval e o dia a dia da vida. (Padinha)
80 anos de juventude cultural.... |
...a censura e a liberddade, dois dos temas... |
...há contraste entre a poesia e a realidade de agora? |
Participam como convidados entrevistadores: Augusto Nunes, jornalista; Paulo Moreira Leite, jornalista; Mona Dorf, colunista do Portal IG e Carlos Graieb, editor executivo do site da Revista Veja.
Apresentação: Marília Gabriela. Transmissão simultânea via Internet.
Fontes: rede@tvcultura.com.br
http://folhaverdenews.blogspot.com/
A violência e todos os problemas da realidade do país e do ser humano podem ajudar a expressão da poesia, assim como a seca dá gancho para a necessidade de água.
ResponderExcluir