12 tirinhas de Mafalda sobre o meio ambiente que já entram para a história da ecologia
![]() |
Aqui também Quino e sua genial garota |
Na edição deste fim de semana El Pais faz homenagem ao criador da Mafalda, a criança inconformista, irreverente e encantadora sempre com uma frase inteligente para quase toda e qualquer situação. Sua visão crítica e até um pouco ácida da realidade acabou por fazer dela uma das personagens mais queridas de leitores, também nas redes sociais de todo o planeta, por aqui no Brasil também, hoje sucesso em 30 idiomas e em quase todos os países. Está fazendo 55 anos, em 1964 foi publicada a 1ª tirinha desta criação genial de Quino, Mafalda e suas doses homeopáticas de humor e de sabedoria. El Pais resgatou 12 destas tirinhas saborosas e que além do mais são pioneiras da luta em busca da ecologia da vida. Hoje aqui no Folha Verde News reproduzimos na íntegra este resgate, confira. E atenção, detalhe essencial: CLIQUE em cima da charge e aí ela se amplia e você pode então conferir e aproveitar a sua mensagem que o mundo todo e todo mundo curtem.
1. A doença do mundo
Depois mais tarde, aqui nesta seção edição de comentários neste tema, Mafalda, Quino, ecologia e humor, venha conferir depois, OK?
ResponderExcluirVocê pode postar direto aqui a sua opinião, se preferir, envie o seu conteúdo como mensagem pro e-mail do editor do blog da gente que aí postamos aqui para você, mande então a informação ou comentário para padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluir"Criação do cartunista argentino Quino, icônica personagem segue contemporânea e muitos ilustradores comentam e também reconhecem sua importância nos dias atuais": comentário de Bruno Matias, jornalista, que fez matéria nesse sentido no jornal e site de BH (Belo Horizonte, Minas Gerais), O Tempo.
ResponderExcluir“Já que amar-nos uns aos outros não dá certo, por que não tentamos amar-nos os outros aos uns?”, indaga, de forma tão característica, essa menina atrevida de apenas 6 anos que odeia sopa e se mete em todos os assuntos possíveis, enfrenta adultos autoritários e aborda, com humor desconcertante, questões supostamente distantes do pensamento de uma criança, como democracia, pobreza, feminismo e autoridade": comentário também de Bruno Matias, O Tempo, BH, Minas.
ResponderExcluir"Era para ser uma peça de campanha publicitária em 1962, e só. Porém, algo saiu do planejado, e o projeto acabou interrompido – e, mesmo que ninguém soubesse, isso era muito pouco para Mafalda, a personagem mais famosa do cartunista argentino Quino que completa 55 anos nestes dias, atual e incisiva como sempre": comentário também extraído do site O Tempo que também homenageou Mafalda.
ResponderExcluir“Os conflitos são os mesmos, o racismo, a fome e as guerras continuam, lamentavelmente. Mafalda se angustiava e protestava contra isso”: comentário de Quino.
ResponderExcluirEm 2014, por ocasião dos 50 anos de sua criação, Quino disse, talvez numa humilde tentativa de minimizar a importância de Mafalda, em uma entrevista exclusiva à Agência Efe: “Sou como um carpinteiro que fabrica um móvel, e Mafalda é um móvel que fez sucesso, lindo, mas para mim continua sendo um móvel”. Ele tem um estilo tipo Mafalda...
ResponderExcluir