PODCAST

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA DIANTE DO ESTADO DA NATUREZA AGORA PARA EVITAR O CAOS DO MEIO AMBIENTE OU O COLAPSO DO CLIMA E DA VIDA EM TODO PAÍS E NO PLANETA

Livro de jornalista se tornou best seller na América do Norte dando mais argumentos à Greta Thunberg hoje em Davos e à toda nova geração de ecologistas que está  popularizando esta luta algo que coloca o Brasil mais ainda na contramão dos fatos



Livro deste jornalista virou best seller no tema que...

 ...que é prioridade para a nova geração de ecologistas


Temas relacionados ao estado da natureza estão cada vez mais em debate, em especial fora do Brasil, por exemplo nos Estados Unidos, onde o jornalista norte-americano David Wallace-Wells, editor da New York Magazine, está lançando o livro A terra inabitável: Uma história do futuro, onde explora a extensão dos danos ao meio ambiente e a urgência de se agir em prol da natureza como forma de tentar minimizar uma verdadeira catástrofe do clima, com a recuperação da ecologia da vida.. O livro se tornou best-seller na lista do New York Times. Na mesma pauta, o fórum econômico mundial em Davos abriu hoje espaço para Greta Thunberg se pronunciar no evento em nome da nova geração de ecologistas que pedem urgência em ações para mudar a situação limite do meio ambiente terrestre. 



O livro, as ruas e os cientistas no mesmo foco


O livro de David Wallace-Wells está sendo lançado em nosso país, pela Companhia das Letras, em tradução de Cássio de Arantes Leite, o que é uma boa no sentido de avançar os argumentos deste autor, também por aqui: ele afirma no seu livro que o homem ignorou a mudança climática por tempo demais. Parte disso, diz ele, se deve à ação da mídia, que tende a comentar o tópico de modo excessivamente otimista, dando ao público uma ideia errônea da severidade do problema. Segundo Wallace-Wells, é hora de mudar esse tipo de comportamento: “O principal é que a imprensa simplesmente conte a verdade sobre o que está acontecendo no meio ambiente. Durante muito tempo, jornalistas relutaram em falar sobre o clima porque achavam o assunto entediante, pensavam que o público não estaria interessado. Mas é nosso trabalho contar toda essa história agora honestamente”. David acredita que haja muitos outros motivos por trás da demora em encararmos os fatos. Para ele, a novidade do assunto tem um papel importante nesse aspecto: “A mudança climática ainda é algo relativamente recente. Os primeiros avisos sobre o aquecimento começaram a ser feitos no fim da década de 80. Uma verdadeira mudança de perspectiva pode demorar mais do que 40 anos para se infiltrar em nossos pensamentos e hábitos”, ele opina com dados que historiam a luta do movimento ecológico e científico, agora se popularizando com toda uma nova geração de atvistas pela clima e pela vida na Terra. 


Em algumas regiões brasileiras os sinais já são claros...

...e apesar da omissão dos políticos os jovens já se posicionam sobre mudar e avançar

De acordo com o jornalista americano, tudo está se alterando muito rapidamente: Desde 1980, já fizemos mais dano à atmosfera do que em qualquer época antes disso. Acho que os políticos estão começando a perceber que os efeitos da mudança climática não virão apenas a longo prazo. Espero que nossos líderes se atentem a isso”. Um argumento similar ao da nova geração já indo à ruas em vários países e ao clamor dos cientistas ambientais. Um dos fatores que justificam um estado de emergência climática é a reação humana ao aquecimento do planeta. Segundo David Wallace-Wells, nós possuímos uma espécie de viés cognitivo que nos impede de agir diretamente a favor da natureza: “Vivemos em negação, como adolescentes, em relação à cultura da vida. Quando o assunto é a luta pelo equilíbrio no meio ambiente, esse tipo de comportamento nos desacelera.
Para além da negação involuntária pela qual todos passamos, há aqueles que se recusam a acreditar que a mudança climática sequer exista e aí quando estas pessoas são dirigentes de países, a situação se agrava ainda mais".



O aquecimento da temperatura detectado pela ciência...

 ...já aumenta o processo de desertificação...

...nascentes e rios secam mas os jovens clamam


(Confira mais tarde por aqui na seção de comentários no blog da gente mais informações sobre em especial o que seria a decretação de um estado de emergência climática e vídeo já postado em nossa webpágina relata como foi a participação de Greta Thunberg no seu alerta em Davos na Suiça)



O debate sobre a "Terra inabitável" se reflete...

...também em manifestações cada vez maiores...
 ...agora já é hora de priorizar o futuro da nossa vida



Fontes: veja.abril.com.br - New York Magazine - Reuters
                folhaverdenews.blogspot.com 



7 comentários:

  1. Logo mais, mais tarde, editaremos aqui mais comentários e informações, aguarde e venha conferir depois, OK?

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui a sua opinião sobre a urgência (ou não) de uma emergência climática, se ´referir, mande o seu conteúdo (texto, foto, vídeo, pesquisa, notícia) direto pro e-mail do editor deste blog que aí mais tarde postaremos aqui para você, mande então desde já a sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "A declaração de estado de emergência climática é uma medida adotada por diversas entidades, cidades e universidades como resposta à mudanças no clima e no ambiente. Ela se de uma das medidas que propõem vários ativistas e grupos ambientais, como Extinction Rebellion, Ecologistas em Ação, Fridays for Future, Seo Birdlife, WWF Espanha e Greenpeace": comentário de Alfredo de Paula Passos, de São Paulo, ambientalista e professore de Biologia.

    ResponderExcluir
  4. "Um estado de emergência climática reconhece a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global e envolve a adoção de medidas para conseguir reduzir as emissões de carbono a zero num prazo determinado e exercer pressão política para que os governos tomem consciência sobre a situação de crise ambiental. Entre as ações planejadas, o impulso das energias renováveis e limpas, a expansão das redes de recarga de veículos elétricos, o banimento dos combustíveis fósseis, reciclagem de lixo e reflorestamento, entre outras medidas importantes para reequilibrar então a ecologia": comentário também de Alfredo Passos.

    ResponderExcluir
  5. "Tem os que criticam as sugestões de emergência climática por não incluírem medidas concretas ou por serem mais um exemplo de retórica política sem efeito prático, fundamental seroa o abandono do petróleo, a adoção de energias limpas, como a solar, a eólica, a proteção de florestas, mananciais, também a despoluição de rios, além de recuperar as áreas que jpa estão degradadas por queimadas e desmatamento, enfim, reverter toda a violência ambiental de hoje, algo que não é simples por contrariar muitos interesses": comentário de Ana Lúcia Abrão, de Belo Horizonte (MG), advogada especializada em Direito Ambiental.

    ResponderExcluir
  6. “O problema do obscurantismo quanto a esse tema é menor do que costumamos pensar. Quando fazemos pesquisas, vemos que a grande maioria do mundo sabe que a mudança climática está acontecendo. Se 20% ou 30% não acredita nela, o problema não é tão grande quanto o fato de que quase ninguém está tão preocupado quanto deveria. Fazer com que os conscientes tomem uma atitude é mais importante do que educar os que não acreditam no aquecimento”, comentário também de Ana Abrão, advogada e ambientalista.

    ResponderExcluir
  7. "Uma emergência climática de verdade será uma nova civilização, bem diferente da atual sociedade de consumo": comentário de Valdir Peres, de Ribeirão Preto, angenheiro eletrônico.

    ResponderExcluir

Translation

translation