PODCAST

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CIENTISTAS NA SUÉCIA DIVULGAM PREVISÃO SURPREENDENTE

Falta de água tornará o mundo vegetariano

Segundo o estudo científico sueco, mudança radical de hábitos será necessária para garantir a segurança alimentar da população mundial, que deverá chegar a 9 bilhões em 2050

Getty Images
Gado come feno nas planícies do leste do Colorado, nos EUA, que sofre com a seca
Em resumo, o relatório dos cientistas suecos concluiu que a produção de carne consome mais água que os vegetais

Vanessa Barbosa, da revista e site Exame, foi a primeira a divulgar no Brasil a conclusão de cientistas da Suécia, as informações estão hoje também no portal Ambiente Brasil e aqui no blog da ecologia e da cidadania, Folha Verde News, que vem há 2 anos propondo a alimentação vegetariana e orgânica: a informação básica é que a dieta vegetariana demanda de cinco a dez vezes menos água que uma dieta rica em proteína animal. Diariamente, um bilhão de mulheres, homens e crianças vão dormir com fome, enquanto 10 milhões morrem por desnutrição a cada ano. Se ainda hoje o mundo não conseguiu sanar esse mal, que afeta um em cada sete de seus habitantes, como é que vamos alcançar a segurança alimentar para uma população que em 2050 chegará a 9 bilhões de pessoas? Um novo estudo mostra que a solução para evitar uma catástrofe alimentar passará por uma mudança quase completa de uma dieta a base de carne para uma mais centrada em vegetais. E isso deverá acontecer por um único motivo: a escassez de água. É o que aponta o relatório de cientistas suecos agora:: “Alimentando um mundo sedento: Desafios e Oportunidades para a segurança hídrica e alimentar”, divulgado na Suécia, por ocasião da Semana Mundial da Água. A análise mostra que não haverá água suficiente para alcançar a produção esperada em 2050 se seguirmos com a dieta característica dos países ocidentais em que a proteína animal responde por pelo menos 20% das calorias diárias consumidas por um indivíduo. Na ponta do lápis, de acordo com os cientistas, a adoção de uma dieta vegetariana é atualmente uma opção para aumentar a quantidade de água disponível para produzir mais alimentos e reduzir os riscos de desabastecimento em um mundo que sofre com extremos do clima, como a seca histórica que afeta os Estados Unidos. O motivo é que a dieta vegetariana consome de cinco a dez vezes menos água que a de proteína animal – que hoje demanda um terço das terras aráveis do mundo só para o cultivo de colheitas para alimentar os animais. “A capacidade de um país de produzir alimentos é limitada pela quantidade de água disponível em suas áreas de cultivo”, ressalta um trecho do relatório, que alerta sobre a pressão atual e crescente sobre esse recurso natural usado de forma cada vez mais insustentável. Segundo previsões da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% nos próximos 40 anos para atender à demanda. Isto colocará uma pressão adicional sobre os nossos recursos hídricos, num momento em que precisaremos também alocar mais água para satisfazer a demanda global de energia, que deverá crescer 60% em três décadas, salientaram ontem os cientistas em sua conclusão na Suécia.
Estresse hídrico
Um outro estudo divulgado em maio pela consultoria britânica Maplecroft mostrara que o mundo já vive um “estresse hídrico” e que a falta de acesso à água potável vem pesando sobre os países mais pobres ou marcados por histórico de conflitos militares, instabilidades políticas e sociais. Segundo o levantamento, os países do Oriente Médio e África são os mais vulneráveis à falta de água. Nessas regiões, cada gota pode emergir como uma nova fonte de instabilidade. Em alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo, como Kwait e Arábia Saudita, a escassez de água vem se tornando crítica há gerações. Primeiro colocado na lista de 10 países em risco extremo de falta de água, Bahrein, no Golfo Pérsico, já usa apenas águas subterrâneas, porém, já em quantidade insuficiente para atender toda a população.


As reservas naturais de água são hoje os recursos de maior importância no país e no planeta

O órgão da ONU para os problemas de alimentação apóia a decisão dos cientistas suecos

A alimentação vegetariana está se transformando na melhor alternativa científica

 Fontes: www.exame.com.br
             www.ambientebrasil.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

5 comentários:

  1. O que já acontece hoje no Golfo Pérsico, no Oriente Médio e na África é a tendência dos próximos anos em todo o planeta: os cientistas se antecipam e já propõem uma solução, a mudança da dieta da carne para a vegetariana, como base de toda uma transformação da vida na Terra.

    ResponderExcluir
  2. Al longo dos dois anos em que nosso blog está atuando na web temos destacado vários posts e comentários sobre a prioridade que são os alimentos vegetarianos e orgânicos para a saúde da população: agora, o novo argumento é que esta dieta é a única que garantirá a sobrevivência humana nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  3. O movimento cultural da Não-Violência (ecologia humana) vem lutando pela alimentação vegetariana há pelo menos dois séculos, em busca de uma cultura da vida, mais inteligência, menor agressão ambiental e criação de uma nova maneira de pensar e de viver.

    ResponderExcluir
  4. Muitos cientistas de vários países vem alertando para o problema da falta de água em vários locais da terra,sendo previstos até guerras pela disputa do precioso líquido, que se tornará até mais caro que o petróleo.

    ResponderExcluir

Translation

translation